Conecte-se conosco

Acre

Petecão garante pagamento de emendas e recebe visita de Márcio Bittar

Publicado

em

 ​Foto: Senador Sérgio Petecão e Márcio Bittar reunidos em Brasília, nesta terça-feira (10/11).

​Foto: Senador Sérgio Petecão e Márcio Bittar reunidos em Brasília, nesta terça-feira (10/11).

O senador Sérgio Petecão (PSD) recebeu a visita do ex-deputado federal, Márcio Bittar, para agradecer o esforço pela liberação da emenda, no valor de R$ 987,600, mil ao município de Epitaciolândia. Bittar, autor do recurso enquanto deputado, foi comunicado sobre o pagamento após Sérgio Petecão se reunir com o secretário-executivo da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Antônio Alves de Azevedo, onde o senador pediu o pagamento dos recursos.

“Fui ao encontro do meu amigo Petecão para receber uma boa notícia: conseguimos liberar a emenda de minha autoria para a duplicação Avenida Amazonas, a principal de Epitaciolândia.  Parabéns ao povo de Epitaciolândia e obrigado Petecão”, publicou Márcio Bittar em seu Facebook.

Petecão comemorou a liberação, mas fez um alerta: “Precisamos evitar que os repasses sofram atrasos, principalmente aqueles destinados a obra de pavimentação.  O trabalho não pode parar e não podemos correr o risco de perder dinheiro para os municípios”, disse.

 Foto: Petecão reunido com o secretário-executivo da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Foto: Petecão reunido com o secretário-executivo da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Ainda sobre a reunião na Secretaria de Governo da Presidência, Sérgio Petecão cobrou agilidade no pagamento de outros convênios firmados entre ministérios e as prefeituras de Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Rio Branco.

Obras autorizadas pelo governo federal já se encontram concluídas em alguns casos, porém, os repasses não foram pagos integralmente. É o caso da quadra de grama sintética localizada no Bairro Raimundo Melo, em Rio Branco. A quadra foi inaugurada enquanto o governo ainda não havia concluído o pagamento.

“A situação é alarmante nos municípios. As empresas executam obras e acabam gastando dinheiro do próprio caixa. Elas estão prestes à falência pela falta do repasses do governo federal”, alertou Petecão.

O senador também pediu prioridade para o pagamento do contrato de pavimentação das Ruas Cunha Vasconcelos e Augusto Vasconcelos, em Sena Madureira, viabilizadas por emenda de sua autoria. “Elas estão em execução e podem ser comprometidas caso não sejam concluídas antes do inverno amazônico”, ressaltou.
As obras nos municípios de Tarauacá e Xapuri vão garantir quadra de grama sintética e reforma do centro cultural Casa Branca, respectivamente. Elas também fizeram parte da solicitação do senador para o pagamento integral dos recursos, que deverá acontecer nas próximas semanas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Publicado

em

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.

De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.

O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.

Comentários

Continue lendo

Acre

TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026

Publicado

em

Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou novas diretrizes que passam a disciplinar a execução das emendas parlamentares estaduais e municipais, com foco no fortalecimento da transparência, da rastreabilidade e do controle social sobre a aplicação dos recursos públicos. As medidas entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026 e foram comunicadas oficialmente ao Governo do Estado e às prefeituras por meio do Ofício Circular nº 53/2025, assinado pela presidente da Corte, conselheira Dulcinéa Benício.

As normas estão previstas na Resolução TCE/AC nº 133/2025, publicada no Diário Eletrônico de Contas em dezembro, e tratam da fiscalização e do acompanhamento da execução das emendas parlamentares. O texto está alinhado à Constituição Federal, às decisões do Supremo Tribunal Federal — com destaque para a ADPF 854 — e às orientações dos órgãos nacionais de controle.

De acordo com o TCE-AC, a partir de 2026 a execução orçamentária e financeira das emendas ficará condicionada ao cumprimento integral das exigências de transparência e rastreabilidade. Entre os principais pontos está a obrigatoriedade de ampla divulgação, em meio digital e de acesso público, de informações detalhadas sobre as emendas, incluindo autoria, valores, objeto, beneficiários, local de aplicação, cronograma e estágio de execução.

A Resolução também determina a identificação e o rastreamento das despesas desde a origem da emenda até o beneficiário final, o uso de sistemas orçamentários e financeiros que permitam o acompanhamento completo da execução, a adoção de conta bancária específica para a movimentação dos recursos, quando aplicável, e a integração dos sistemas locais com plataformas federais e estaduais. Além disso, todos os documentos relacionados à execução — como empenhos, liquidações, pagamentos, contratos e notas fiscais — deverão ser disponibilizados em transparência ativa.

O Tribunal orienta ainda que estados e municípios promovam, ainda em 2025, as adequações necessárias em seus sistemas e rotinas administrativas para garantir o cumprimento das novas exigências no ano seguinte. Algumas medidas deverão ser adotadas de forma imediata, como condição provisória para a execução das emendas a partir de janeiro de 2026.

Outro ponto destacado é que, no prazo máximo de seis meses após a publicação da Resolução, todas as medidas voltadas à transparência e à rastreabilidade deverão estar completamente implementadas. O TCE-AC poderá solicitar aos gestores a apresentação de um plano de ação com diagnóstico da situação atual, cronograma de execução, responsáveis pelas providências e estratégias de integração dos sistemas.

O Tribunal alerta que o descumprimento das regras poderá resultar na aplicação das sanções previstas na legislação vigente, sem prejuízo de outras medidas de controle. Com a iniciativa, o TCE-AC reforça o compromisso com a boa governança, a correta aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento da confiança da sociedade na gestão orçamentária.

Comentários

Continue lendo

Acre

Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

Publicado

em

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.

De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.

O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.

Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Comentários

Continue lendo