Cotidiano
Pesquisa da Embrapa comprova vantagem econômica de novo sistema de pasto no Acre, confirma pesquisadores
Consórcio entre gramíneas e leguminosas aumenta produtividade em 57% e lucro em 8% no Acre; estudo revela ganhos superiores à pecuária tradicional

Os resultados reforçam a viabilidade econômica de sistemas integrados e sustentáveis para a pecuária na região amazônica acreana. Foto: captada
Um estudo realizado por pesquisadores da Embrapa/Acre demonstrou que a adoção de pastagens consorciadas – com gramíneas e leguminosas forrageiras – no bioma Amazônia gera resultados econômicos significativamente superiores aos sistemas convencionais. A pesquisa “Resultados econômicos da adoção de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas forrageiras no bioma Amazônia”, publicada em agosto, revela que a produtividade do Sistema Guaxupé, testado em Rio Branco, foi 57% maior que a observada na fazenda de pecuária tradicional.
Além do expressivo ganho de produtividade, o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) do sistema consorciado foi aproximadamente 8% superior ao modelo convencional. Os resultados reforçam a viabilidade econômica de sistemas integrados e sustentáveis para a pecuária na região amazônica, combinando aumento de produtividade com melhor desempenho financeiro.
“Esses indicadores mostram o quanto a intensificação da atividade com base no uso de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas foi importante para aumentar a capacidade de geração de receita na propriedade. Além disso, mesmo observando que a propriedade modal de pecuária apresenta um lucro positivo, possui uma menor margem de segurança quanto à flutuação do preço da arroba, uma vez que, com a arroba do boi chegando a patamares menores que R$ 248,00, mantendo-se a produtividade e custo observados, o lucro líquido da fazenda modal de pecuária se torna negativo”, pontuam.
Eles concluem, ainda, que, “de modo geral, a adoção de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas no bioma Amazônia apresenta benefícios econômicos significativos para os produtores rurais, uma vez que aumenta a produtividade e reduz a necessidade de abertura de novas áreas de pastagem. Isso contribui para a sustentabilidade econômica da atividade pecuária, uma vez que os produtores podem obter maior lucratividade sem a necessidade de desmatar novas áreas de floresta”.

A pesquisa “Resultados econômicos da adoção de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas forrageiras no bioma Amazônia”, publicada em agosto, testado em Rio Branco. Foto: captada
Outra vantagem do uso de leguminosas nas pastagens está relacionada à redução das queimadas. “Além disso, a redução das emissões de gases de efeito estufa proporcionada pela utilização de pastagens consorciadas contribui diretamente para a agenda ambiental da pecuária no bioma Amazônia. A diminuição das emissões de GEEs é fundamental para combater as mudanças climáticas e reduzir o impacto negativo da atividade pecuária sobre o meio ambiente”.
O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Victor Gabriel Nunes Donato, Júlio Cesar dos Reis, Judson Ferreira Valentim, Mariana Yumi Takahashi Kamoi e Márcio Muniz Albano Bayma.
LEIA NA ÍNTEGRA (Embrapa/Acre)

Comentários
Cotidiano
Jornais estrangeiros repercutem vitória do Flamengo no Mundial: ‘Imparável’
Um jornal espanhol classificou a decisão como “a que todos queriam… menos Luis Enrique”
Lance|Do R7
Os jornais estrangeiros repercutiram a vitória do Flamengo contra o Pyramids, neste sábado (13), que garantiu o rubro-negro na final doa Copa Intercontinental contra o PSG, na próxima quarta-feira (17).
A imprensa gringa destacou o trabalho de Filipe Luís e apontou o time carioca como “imparável”, além de dizer que Luis Enrique, treinador do clube francês, “tem um problema” à frente.
Em Doha, no Catar, o Filipe Luís viu sua dupla de zagueiros marcarem, após assistências de Arrascaeta, e garantirem o placar de 2 a 0 na semifinal do Mundial.
Veja os destaques da imprensa estrangeira:
Sport (Espanha)
“A final da Copa Intercontinental que todos queriam… Menos Luis Felipe”
As (Espanha)
“Luis Enrique tem um problema. O Flamengo, de Filipe Luís, está imparável e será o adversário na final da Copa Intercontinental, após derrotar o Pyramids”
Marca (Espanha)
“Filipe Luis e seu Flamengo pegarão o PSG na final”
Olé (Argentina)
“Flamengo a passo firme: ganhou do campeão africano e pegará o PSG”
Comentários
Cotidiano
Corinthians x Vasco: veja datas, locais e ordem dos jogos da final da Copa do Brasil
Timão e Cruzmaltino garantiram vagas para a decisão da competição nacional; saiba as principais informações

Corinthians x Cruzeiro se enfrentam pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil – Alexandre Battibugli/PLACAR
Placar
O Corinthians e Vasco decidirão a Copa do Brasil de 2025. As equipes venceram neste domingo, 14, Cruzeiro e Fluminense respectivamente, na Neo Química Arena e no Maracanã. As duas partidas foram levadas para as penalidades.
O Corinthians jogou primeiro e perdeu a partida por 2 a 1 no tempo normal, na Neo Química Arena. Nas penalidades, 5 a 4, com direito a duas defesas de Hugo Souza, uma delas contra Gabigol, que poderia dar a classificação ao Cruzeiro.
Na sequência, no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0 e também levou a partida para as penalidades. No Rio, foi a vez de Léo Jardim defender duas cobranças e garantir o Gigante da Colina na decisão.
Final da Copa do Brasil 2025
- Ida: Corinthians x Vasco, 17/12 (quarta), às 21h30, na Neo Química Arena
- Volta: Vasco x Corinthians, 21/12 (domingo), às 18h30, provavelmente no Maracanã
As finais da Copa do Brasil já começarão a ser disputada na próxima quarta-feira. Em razão de sorteio prévio, o mandante da ida será o Corinthians, em partida na Neo Química Arena.
Dessa forma, o jogo de volta, marcado para dia 21, no próximo domingo, acontecerá no Rio de Janeiro. O Vasco deve utilizar o Maracanã como palco. Jogadores vascaínos como Robert Renan e Rayan expressaram publicamente o desejo de jogar em São Januário.
O clube que se sagrar campeão receberá R$ 77,175 milhões apenas pelo triunfo na final. Esse valor, isoladamente, supera a arrecadação total oferecida pela maioria dos estaduais e até mesmo pelo prêmio principal do Campeonato Brasileiro.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz derrota o ProSol e conquista o título da MGF Cup

Foto divulgação: Santa Cruz marcou 19 gols na campanha da conquista do título
O Santa Cruz derrotou o ProSol por 2 a 1 neste sábado, 13, no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná, e de maneira invicta conquistou o título da MGF Cup na categoria Sub-16. Samuel e Dheimeson marcaram os gols da conquista da Capivara.
“O Santa Cruz é um time formador e esse é o principal objetivo. Conquistar títulos é uma consequência do trabalho e serve para provar a qualidade dos nossos atletas”, declarou o técnico Maydenson Costa.




Você precisa fazer login para comentar.