Conecte-se conosco

Cotidiano

Pesquisa da Embrapa comprova vantagem econômica de novo sistema de pasto no Acre, confirma pesquisadores

Publicado

em

Consórcio entre gramíneas e leguminosas aumenta produtividade em 57% e lucro em 8% no Acre; estudo revela ganhos superiores à pecuária tradicional

Os resultados reforçam a viabilidade econômica de sistemas integrados e sustentáveis para a pecuária na região amazônica acreana. Foto: captada 

Um estudo realizado por pesquisadores da Embrapa/Acre demonstrou que a adoção de pastagens consorciadas – com gramíneas e leguminosas forrageiras – no bioma Amazônia gera resultados econômicos significativamente superiores aos sistemas convencionais. A pesquisa “Resultados econômicos da adoção de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas forrageiras no bioma Amazônia”, publicada em agosto, revela que a produtividade do Sistema Guaxupé, testado em Rio Branco, foi 57% maior que a observada na fazenda de pecuária tradicional.

Além do expressivo ganho de produtividade, o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) do sistema consorciado foi aproximadamente 8% superior ao modelo convencional. Os resultados reforçam a viabilidade econômica de sistemas integrados e sustentáveis para a pecuária na região amazônica, combinando aumento de produtividade com melhor desempenho financeiro.

“Esses indicadores mostram o quanto a intensificação da atividade com base no uso de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas foi importante para aumentar a capacidade de geração de receita na propriedade. Além disso, mesmo observando que a propriedade modal de pecuária apresenta um lucro positivo, possui uma menor margem de segurança quanto à flutuação do preço da arroba, uma vez que, com a arroba do boi chegando a patamares menores que R$ 248,00, mantendo-se a produtividade e custo observados, o lucro líquido da fazenda modal de pecuária se torna negativo”, pontuam.

Eles concluem, ainda, que, “de modo geral, a adoção de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas no bioma Amazônia apresenta benefícios econômicos significativos para os produtores rurais, uma vez que aumenta a produtividade e reduz a necessidade de abertura de novas áreas de pastagem. Isso contribui para a sustentabilidade econômica da atividade pecuária, uma vez que os produtores podem obter maior lucratividade sem a necessidade de desmatar novas áreas de floresta”.

A pesquisa “Resultados econômicos da adoção de pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas forrageiras no bioma Amazônia”, publicada em agosto, testado em Rio Branco. Foto: captada 

Outra vantagem do uso de leguminosas nas pastagens está relacionada à redução das queimadas. “Além disso, a redução das emissões de gases de efeito estufa proporcionada pela utilização de pastagens consorciadas contribui diretamente para a agenda ambiental da pecuária no bioma Amazônia. A diminuição das emissões de GEEs é fundamental para combater as mudanças climáticas e reduzir o impacto negativo da atividade pecuária sobre o meio ambiente”.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Victor Gabriel Nunes Donato, Júlio Cesar dos Reis, Judson Ferreira Valentim, Mariana Yumi Takahashi Kamoi e Márcio Muniz Albano Bayma.

LEIA NA ÍNTEGRA (Embrapa/Acre)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Villa City empata com o Sena e duelos das quartas da 6ª Copa TV Gazeta estão definidos

Publicado

em

Foto João Cardoso: Villa City faz uma grande temporada e contou a presença da torcida para avançar

O Villa City empatou com o Sena Madureira por 4 a 4 nesse sábado, 8, na quadra Almiro Ferreira, em Manuel Urbano, e avançou para a fase de quartas de final da 6ª Copa TV Gazeta de Futsal. Na partida de ida, o Villa City venceu fora de casa por 3 a 1.

Quartas começam na quinta

A fase de quartas de final da 6ª Copa TV Acre começa na quinta, 13, a partir das 19 horas, com os seguintes confrontos: PSC x Invictus e Flu da Bahia x Carlos Chagas. As partidas entre Santinha x Chelsea e Villa City x Conquista serão disputadas na quinta, 20, também no Imaculada Conceição.

“Fechamos a primeira fase em Manuel Urbano e programamos as partidas das quartas. A competição, agora, terá jogos eliminatórios até a definição do campeão”, declarou o coordenador da 6ª Copa TV Gazeta, Auzemir Martins.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual Sub-17 terá disputa das semifinais nesta segunda

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Título do Sub-17 vale a vaga do Acre na Copa do Brasil em 2026

O departamento técnico da Federação de Futebol do Acre (FFAC) confirmou para segunda, 10, a partir das 16 horas, no Tonicão, as semifinais do Campeonato Estadual Sub-17. Santa Cruz e o Sena Madureira decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o Galvez joga contra o São Francisco.

Pela vitória

Os times entram em campo sem vantagem e se os jogos terminarem empatados, a definição dos finalistas vai ser nas cobranças de penalidades.

Mudança de data

As partidas deveriam ter sido disputadas nesse sábado, 8, mas foram adiadas por causa da morte do árbitro Ruan Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação confirma data das semifinais do Estadual Sub-15

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Semifinais do Sub-15 devem ser bem equilibradas

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) por meio do departamento técnico confirmou para terça, 11, a partir das 15 horas, no Tonicão, as semifinais do Campeonato Estadual Sub-15. Santa Cruz e Epitaciolândia fazem o primeiro confronto e na segunda partida o Galvez joga contra o Furacão Norte.

“Fizemos o encaixe das partidas semifinais. Os jogos deveriam ser disputados na segunda(10), mas alteramos para a terça. O mais importante é fechar a competição dentro do programado”, declarou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Comentários

Continue lendo