Conecte-se conosco

Cotidiano

Pescador vence concurso de maior peixe com Jundiá de 52 kg em Mâncio Lima

Publicado

em

No segundo dia da Feira do Peixe de Mâncio Lima, nesta quarta-feira, 16, o concurso do maior pescado atraiu centenas de pessoas à Praça São Sebastião, curiosas para conhecer os vencedores das categorias pesca artesanal e de cativeiro.

Na categoria de pesca artesanal, cinco impressionantes Jaús pescados nos rios da região foram apresentados aos juramos e ao público. O vencedor foi um Jundiá Açu, também conhecido como Jaú, de 52 kg, capturado no Rio Japiim pelo pescador Edimilson Alves da Silva, conhecido como Del. Ele também conquistou o terceiro lugar, levando para casa um motor completo como prêmio principal e mais R$ 500 em dinheiro pela outra colocação.

“Quando cheguei ao local que havia armado a ponta de linha, dentro do Rio Japiim, já percebi a vara abaixada e mexendo, vi que tinha pegado algo. Quando peguei na linha ele deu uma arrancada que quase alaga a canoa. Depois de muita luta, amarrei o peixe e com muito esforço e ajuda de um amigo consegui jogar na canoa. Eu sempre quis participar desse concurso e, graças a Deus e à sorte na pescaria, consegui superar os meus concorrentes e levar para casa o primeiro e terceiro lugar, é uma alegria em dobro”, relatou emocionado Edmilson Alves.

Utilizando a técnica de “ponta de linha” com isca de peixe, Del fisgou quatro exemplares da espécie ao longo de três dias de pescaria. Segundo sua experiência, a pesca do Jundiá-açu é mais produtiva durante as fases de lua cheia e lua nova.

Já na categoria peixe de cativeiro (criado em açude), quatro exemplares – Tambaqui, Piau, Pirapitinga e Matrinxã – foram pesados e apresentados aos presentes. O vencedor foi um Tambaqui de 7,8 quilos do criador Sansão Sena. Ele levou para casa um troféu e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000.

Em uma iniciativa da prefeitura de Mâncio Lima em parceria com os pescadores, os peixes desta categoria foram doados à s famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), a partir de uma seleção feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A feira segue até esta quinta-feira, 17. “Todos os pescadores que usam esta atividade como fonte de renda precisam de apoio, seja ele da piscicultura ou da pesca artesanal e, na feira do peixe é o momento de trazê-los para perto e incentivar atividades com esta premiação que nós, a Prefeitura de Mâncio Lima e a Colônia de Pescadores estamos oferecendo. É gratificante ver a alegria de cada um porque sabemos das dificuldades e dos riscos de pescar à noite, em canoa pequena, pegando chuva para pegar o alimento da família e o sustento da casa. Os pescadores estão muito satisfeitos e vamos continuar valorizando esses profissionais ”, disse o prefeito Zé Luiz.

 

Confira as fotos:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo