Acre
Personagens da disputa eleitoral no Acre – Delegado e professor quer mandato para ajudar viciados
As eleições acabam revelando personagens que passam desapercebidos pelo nosso cotidiano, mas que têm muito a contribuir para a sociedade. Esse é o caso de José Alves (PRB), pré-candidato a deputado estadual. Filho de migrante nordestino de família humilde, nascido no Seringal Andirá, José Alves provou que quando alguém tem força de vontade pode superar todos os obstáculos sociais para realizar-se como cidadão. Ao longo dos seus quase 60 anos de idade conseguiu fazer cinco faculdades, formou-se em três e, por conta dos afazeres, abandonou duas. Mas ainda sonha em fazer um sexto curso superior de teologia.
Zé Alves, formado em letras, direito e filosofia teve ainda passagens pelos cursos de historia e ciências sociais. Foi professor da UFAC e de vários colégios na Capital. Tornou-se advogado popular e representou alguns sindicatos de trabalhadores. Passou num concurso público e tornou-se delegado em 1994 e, agora, se aposenta no próximo mês de novembro. Já avisou que eleito ou não, vai voltar a advogar para os mais necessitados.
Ocupação esportiva e cultural para os jovens
Atualmente delegado em Assis Brasil, com passagem também pela delegacia de Brasiléia, Zé Alves se orgulha de ter convivido com autoridades policiais e da Justiça da Bolívia e do Peru. Considera-se um delegado de fronteira e, com esse conhecimento pretende fazer indicações para ajudar na segurança pública do Estado, sobretudo, no que se refere ao combate e a prevenção às drogas.
“Quero dar continuidade ao trabalho social que faço há 45 anos e ajudar de maneira especial a resolver o problema da droga e da segurança pública. A minha ideia é trabalhar a prevenção para evitar que os jovens não entrem nesse mundo do vício e da violência porque depois é mais difícil de tirar. Quero fazer indicações que possam gerar emprego e renda para a juventude. Como fiz parte do movimento de teatro amador de Rio Branco e fui jogador de futebol do Vasco da Gama acreano acredito que a cultura e o esportes são dois caminhos para desviar a trajetória dos jovens em direção a droga,” diz ele.
Problemas atuais da segurança
Indagado sobre as atuais condições da segurança pública no Acre, Zé Alves, avalia a situação. “Quando iniciei a careira de delegado, em 94, encontrei as delegacias sucateadas sem a menor condição de trabalho. Hoje, acho que a segurança do Estado merece uma nota 7. Mas ainda existe o problema de falta de pessoal. Precisa de mais gente para trabalhar. Temos carros, munição, armas e instalações bem melhores que antigamente. O treinamento permanente também é necessário,” afirmou.
A participação dos municípios na segurança
Outra ideia de Zé Alves é incluir as gestões municipais no combate à criminalidade. “Precisamos uma emenda na Constituição para que os municípios participem da segurança. E também um percentual para investimentos em segurança como existe atualmente para educação e saúde. Afinal a violência ocorre nos municípios que podem ajudar trabalhando junto com o Furepol fiscalizando os bares. Criando as guardas municipais, principalmente, nas fronteiras e os conselhos municipais antidroga que atualmente só existem dois instalados em todo o Acre. Esses Conselhos podem fazer projetos para a SENAD (Secretaria Nacional de Segurança Pública) para trabalhar na prevenção e encaminhar pessoas que precisem de tratamento.
O pitbull da violência
O pré-candidato à Aleac faz uma interessante comparação. “A violência é como um cachorro pitbull. Se manter a coleira apertada, só vai morder quem passar próximo. Temos que controlar o pittbull que é a violência. Se não mudar a atual Lei de Execução Penal também fica difícil controlar a violência. Um preso vai para o regime semiaberto e no outro dia comete alguma infração. Existem muitos direitos, mas sem o devido acompanhamento. Isso gera a reincidência. O Estado não tem o investimento necessário para a prevenção e o tratamento de dependentes químicos. Esse modelo de polícia já está ultrapassado. Temos que unir a polícia civil e a militar numa só para tornarmos o trabalho de prevenção e combate a criminalidade mais eficiente,” finaliza Zé Alves.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.








Você precisa fazer login para comentar.