Acre
Pela primeira vez no Acre, Nikolas Ferreira convida juventude rio-branquense para ato pró-Bocalom nesta terça-feira

Deputado federal Nikolas Ferreira, eleito por Minas Gerais
NIKOLAS FERREIRA/DIVULGAÇÃO
O presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira (PL-MG), estará no Acre nesta terça-feira (1). Ele participa, às 9h no Maison Borges, de um ato promovido pela juventude da coligação Produzir para Empregar, com Bocalom prefeito e Alysson Bestene vice.
Nikolas alcançou protagonismo nacional em 2022, por ter sido o deputado federal mais votado do Brasil e o mais votado da história de Minas Gerais. Isso fez com que se tornasse um dos políticos jovens mais influentes nas redes sociais. Ele já manifestou apoio a Bocalom em menções nas redes, apoio à reeleição de Bocalom. Agora, vem pessoalmente participar dessa caminhada.
“Ele luta, juntamente com o senador Márcio Bittar, contra o PT há vinte anos. A gente sabe que essa eleição é uma caminhada para 2026, então é importante colocarmos pessoas conservadoras que vão defender seus princípios, e seus valores também serão propositivos em cuidar da cidade. Então, dia 6 de outubro, Rio Branco tem compromisso com a direita”.
Agende-se! O evento com Nikolas e Juventude 22 acontece no Maison Borges, nesta terça-feira (1) a partir das 9h. Você é nosso convidado!

Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.