Conecte-se conosco

Acre

Pavimentação de ruas e melhoria em ramais são discutidos em sessão em Brasileia

Publicado

em

DSC_0382

Assessoria – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã de terça-feira (19) a Décima Segunda Sessão ordinária da Décima Terceira Legislatura. Um dia antes de acontecer a Audiência Pública que tratará dos assuntos referentes aos problemas deixados pela cheia do Rio Acre, os vereadores de Brasileia usaram a Tribuna para reivindicar melhorias para o município de Brasileia.

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

No Grande Expediente o Vereador Carlos Armando (PSB), apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia realize trabalho de sinalização na rua dos Catraieiros, bairro Leonardo Barbosa. Que o Executivo, através da Secretaria de Obras organize um mutirão de limpeza no mesmo bairro. “A rua está quase intrafegável devido a quantidade de lixo depositado naquele local”. Que a Prefeitura providencie a tampa de bueiros da calçada da rua 12 de Outubro. E finalizando, solicitou que seja feito levantamento ou reconstrução de um bueiro localizado em frente a garagem municipal.

Vereadora Erizete Lima (PT)

Vereadora Erizete Lima (PT)

A vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que o município realize trabalho de melhoria na Linha 09, quilômetro 13. E solicitou que seja enviado documento para a secretaria de Obras no intuito de instruir o motorista do caminhão pipa para que o mesmo passe com cuidado para não molhar os pedestres. Que a prefeitura realize trabalho de limpeza no bairro Alberto Castro. A vereadora também apresentou indicação solicitando iluminação pública no Pólo Industrial. “Nós sabemos que ali é um investimento muito grande, mas existem algumas soluções a serem ajustadas”, disse Erizete.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

O vereador Joelson Pontes (PP) iniciou seu pronunciamento apresentando indicação para que a Secretaria de indústria e comércio viabilize a instalação de água no Pólo Industrial. Que a prefeitura de Brasileia providencie melhoramento nas ruas Joaquim Falcão Macedo e José Thomé de Castro, bairro Alberto Castro. Joelson Pontes pediu que a secretaria de obras providencie melhoria na Linha 12, primeiro de Maio e 03 meninas. “O inverno está rigoroso e fazer melhoria total não é possível. Mas nos pontos mais críticos, acredito que seja possível”. Que a prefeitura realize trabalho de melhoria na rua Domingos Lopes. O Vereador apresentou o mesmo pedido para a Rua Ernestino do Amaral. E falou a respeito da importância da Audiência pública que acontecerá nesta quarta-feira, dia 20. “É muito importante a presença da sociedade civil e organizada para debatermos e buscarmos soluções para os problemas oriundos da enchente”, finalizou.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia faça reposição de lâmpadas na Rua José Firmino, bairro Eldorado. Que a secretaria de Obras realize trabalho de recuperação de canos estourados na rua José Firmino. Que o Executivo, através do setor competente, faça reparos na ponte que dá acesso ao bairro Marcos Galvão. Que o Governo do Estado construa um trevo n0o quilômetro 26. E faça trabalho de limpeza e coleta de lixo no residencial Jatobá. Que a Secretaria de obras realize reposição de lâmpadas na quadra do bairro José Moreira. O vereador apresentou indicação para que a Secretaria de obras faça um trabalho paliativo nos ramais do Nazaré e Tomé de Castro.

Vereador Marivaldo Rodrigues (PMDB)

Vereador Marivaldo Rodrigues (PMDB)

O vereador Marivaldo Rodrigues (PMDB), apresentou indicação para que o setor competente instale câmeras e faça trabalho de segurança na ponte José Augusto. Que o Governo do Estado informe a Câmara de Brasileia quando irá iniciar os trabalhos de construção da nova ponte. Que a prefeitura de Brasileia, através da secretaria de obras realize trabalho paliativo no ramal do quilômetro 17. Sobre o trabalho de pavimentação da Manoel Marinho Monte, o vereador apresentou indicação para que a prefeitura informe sobre a data de início desses trabalhos. O vereador falou da importância de uma usina de asfalto para o município, bem como a construção de uma praça de lazer no quilômetro 26.

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

O vereador Rogério Pontes (PMDB) usou a Tribuna para solicitar que o DEPASA recupere uma rede de água no bairro Olegário França. Que a prefeitura realize trabalho de carpina na Rua Geny Assis. O vereador apresentou indicação para que seja realizado trabalho de melhoramento na Rua Ernestina do Amaral.

Vereador Rosildo de Freitas (PT)

Vereador Rosildo de Freitas (PT)

O vereador Rosildo de Freitas (PT) apresentou indicação para que a secretaria municipal de saúde retome o trabalho de vacinação das crianças na reserva Chico Mendes. “A gente teve cobrança da comunidade por que há muito tempo não existe trabalho de vacinação para aquelas crianças”. Que a secretaria de Educação quite o débito de energia da Escola Fulgêncio de Paiva. Apresentou indicação para que a Câmara convide a Presidente da Cooperativa sobre o projeto do plantio do milho, bem como será realizado esse trabalho. Que a FUNASA retome o trabalho de melhoramento da água na reserva Chico Mendes, pois quando chega o verão as pessoas tem muita dificuldade para conseguir água”, afirmou. E agradeceu aos colaboradores da festa da agricultura familiar, no último dia 01 de Maio. “Agradeço ao comandante da polícia militar pela segurança na festa e consideração. Agradeço ainda ao vice-prefeito de Brasileia e Deputada Estadual Leila Galvão, bem como todas as empresas e pessoas físicas que nos apoiaram nessa festa”, finalizou.

Vereador Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

Vereador Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

O presidente da Câmara Municipal de Brasileia, Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD), em uso à Tribuna, apresentou indicação para que seja providenciado policiamento na ponte de Brasileia. Sobre a segurança no Hospital de Clinicas Raimundo Chaar, o presidente apresentou indicação para que o Governo contrate uma empresa para realizar esse serviço. Que a secretaria de obras realize trabalho de reposição de lâmpadas no bairro Marcos Galvão e que o Executivo providencie trabalho paliativo nos ramais dos quilômetros 35 e 84, ramal Santa Luzia. Que a secretaria municipal de educação contate a empresa que iniciou a construção da escola Nossa senhora aparecida I, no ramal do Riozinho, que solicite da mesma que termine o trabalho de instalação do banheiro. E que a secretaria leve um motor bomba para a referida escola. Mário Jorge também mencionou a respeito da construção do hospital de Brasileia. “As informações que nós temos em relação a obra, são de pessoas que trabalham lá. Acho pertinente a ideia de formarmos uma comissão para ver o que está acontecendo naquela unidade de saúde. E finalizou agradecendo ao Deputado Federal Sibá Machado (PT) pela aquisição de máquinas para o nosso município, através de suas Emendas parlamentares.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo