Geral
Para reduzir superlotação, PS deve passar por readequação e criar ‘sala de decisão clínica’
Sala vai abrigar pacientes que aguardam por internação. Além disso, direção quer conscientizar pacientes que não são casos de urgência a procurarem postos de saúde e UPAs.

Para reduzir superlotação, PS deve passar por readequação e criar ‘sala de decisão clínica’ – Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Alcinete Gadelha
Com uma média de 6 mil atendimentos mensais, a direção do Pronto-Socorro de Rio Branco, maior hospital de alta complexidade do Acre, informou que a unidade vai passar por uma readequação no atendimento para diminuir a superlotação do local.
Para isso, vai ser criada a sala de decisão clínica. A expectativa é que o funcionamento inicie dia 12 de agosto, segundo informou a gerente geral do PS, Carolina Pinho, que assumiu a direção nesta semana.
“Para o usuário a gente espera que o atendimento fique mais rápido e resolutivo. Vai mudar dentro do PS a forma como a gente se organiza e nossa previsão é dia 12 de agosto mudar tudo porque ainda estamos apresentando para as equipes”, afirma.
Carolina diz que essa readequação é mais do funcionamento interno para que os atendimentos sejam mais eficazes dentro e o usuário melhor atendido e o servidor também mais satisfeito e menos sobrecarregado.
Mudança
Carolina explica que da forma atual o atendimento é feito, a partir da chegada do paciente que faz a ficha, é atendido, e o médico, se entender que ele deve ser internado, manda o paciente para a sala de observação, onde ele espera pelos exames, especialista, se for o caso.
Com a criação da sala de decisão clínica, o paciente pode ficar até 24 horas, e passa por avaliação se vai ficar ou não internado.
“Então, o paciente vai chegar, vai ser atendido e ali na frente mesmo faz os exames necessários para uma triagem, com horários específicos, e os plantonistas já avaliam lá mesmo se há necessidade de cirurgia, cardiologia nessa sala de decisão clínica e o médico que atendeu na frente reavalia esse paciente para ver se ele precisa mesmo ser internado”, explica a mudança.
A diretora disse que a expectativa é de reduzir internações e também a espera.
“Teve um dia, por exemplo, que foram internados 10 pacientes para cirurgia, mas só dois eram realmente cirúrgicos. Só que não existe esse espaço para o paciente ficar esperando, ele fica lá na frente e não tem o mínimo de conforto. Então, aquele que tiver alguma dúvida, ele vai para a sala de decisão, pede os exames ali, e vão ser feitos mais rapidamente”, continua.
Além disso, a gerente diz que também vai otimizar quem fica ou vai para outros hospitais. “Porque a ideia é diminuir a superlotação. E junto disso, a gente quer conscientizar a população que o PS é uma unidade de atendimento de urgência. E temos uma demanda muito grande de pacientes crônicos e não é esse nosso atendimento. Nosso atendimento é de alta complexidade para o paciente que tem risco de morte.”
Para o paciente que não é caso de urgência, a orientação é que busque o posto de saúde, em casos de doenças crônicas, por exemplo, que o caso agravou, atendimento deve ser buscado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
“Nossa ideia é organizar esse fluxo dentro do PS e depois expandir para outras unidades porque somos uma rede então queremos organizar tudo, inclusive no interior”, conclui.
Comentários
Geral
Câmara Criminal mantém condenação de agricultor por homicídio na Transacreana
Por maioria, desembargadores rejeitam recurso da defesa e confirmam pena de mais de 18 anos em regime fechado

Comentários
Geral
Homem é ferido no pescoço durante discussão com namorada em Sena Madureira
Vítima foi socorrida pelo Samu após sangramento e encaminhada à UPA em estado estável
José Omar da Silva Rocha, de 41 anos, ficou ferido após sofrer um corte no pescoço, supostamente provocado pela própria namorada, na tarde desta sexta-feira (13), em um estabelecimento comercial localizado no km 82 da BR-364, no município de Sena Madureira, interior do Acre.
De acordo com relato da vítima, o casal estava no local, às margens da rodovia, quando iniciou uma discussão motivada por ciúmes. Durante o desentendimento, a mulher teria utilizado um objeto perfurocortante para desferir um golpe que atingiu o lado esquerdo do pescoço de José Omar.
O homem informou que não conseguiu identificar qual objeto foi usado na agressão. Ao perceber o sangramento, ele entrou em um táxi compartilhado e pediu ajuda.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) interceptou o veículo no km 50 da BR-364. Após realizar os primeiros atendimentos, estancar o sangramento e estabilizar o quadro clínico, a equipe encaminhou a vítima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Geral
Homem é agredido com golpes de ripa após comentário com mulher casada em Rio Branco
Autônomo sofreu possível luxação na mão ao tentar se defender e foi levado à UPA da Baixada da Sobral
O autônomo Alex Avelino Feitosa, de 39 anos, foi vítima de agressão física na tarde desta sexta-feira (13), na Rua Santa Rita, no bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Alex realizava a limpeza de um terreno onde havia sido contratado para trabalhar quando avistou uma mulher conhecida e fez um comentário em tom de brincadeira. A declaração teria sido interpretada como ofensiva pelo marido dela, que reagiu de forma violenta.
Ainda segundo relatos, o homem correu até o local, pegou uma ripa e passou a desferir vários golpes contra o trabalhador. Para se proteger, Alex utilizou as mãos para resguardar o rosto e a cabeça, momento em que acabou ferido.
Mesmo lesionado, ele conseguiu se afastar do agressor e pediu ajuda a uma moradora da região, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada e, durante o atendimento, os socorristas constataram uma possível luxação na mão esquerda da vítima.
Após os primeiros socorros, Alex foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. O estado de saúde foi considerado estável.
A Polícia Militar não foi acionada para registrar a ocorrência.














Você precisa fazer login para comentar.