Conecte-se conosco

Acre

Para evitar rebelião, Segurança isola 44 líderes de facções em presídio no AC

Publicado

em

Precaução ocorre devido a mortes nos presídios de Manaus e Roraima. Policiamento deve reforçado também em pontos estratégicos de Rio Branco.

G1

A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp-AC) decidiu isolar 44 detentos do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) do presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco. Segundo o secretário da pasta, Emylson Farias, a medida preventiva é realizada desde 2016, quando começaram a ser feitas revistas diárias mais efetivas para evitar incidentes como rebeliões.

“São inúmeras ações que a gente vem implementando desde o ano passado. Só uma ação não resolve. Quando falo que a gente colocou o RDD [Regime Disciplinar Diferenciado] foi para isolar lideranças. Colocar onde tem que ficar, sem comunicação. Lá na Amaro estão 44 lideranças isoladas. Aqui na UP4 reforçamos o policiamento”, diz,

O órgão anunciou ainda nesta sexta-feira (6) reforço interno nas unidades prisionais da capital e interior do Acre.
As medidas foram tomadas devido à rebelião que deixou 60 mortos em Manaus (AM) e a morte de 33 presos na madrugada desta sexta-feira (6) na maior penitenciária de Roraima (RR). No Acre, uma rebelião em outubro de 2016 deixou quatro mortos e 19 feridos.

No presídio Francisco d’Olivera Conde (FOC) devem atuar policiais civis, militares e agentes penitenciários em regime de 24 horas por tempo indeterminado. O mesmo deve ser feito na unidade prisional Antônio Amaro e nos municípios de Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Sena Madureira e Tarauacá onde também há presídios. O secretário preferiu não divulgar o número de agentes que devem fazer esse reforço por medida de segurança.

CLIQUE AQUI PARA VER VÍDEO.

Emylson Farias diz que segurança nos presídios deve ser reforçada (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

“O ano inteiro falamos que a situação do regime prisional no Brasil estava colapsada, parecia até que a gente estava se defendendo e colocando a culpa nos outros, o que queríamos era alertar para uma tragédia que podia acontecer no país. Esse efetivo nos presídios já existe, o que estamos fazendo é aumentar, assim como os policiais da reserva que foram chamados no final de ano”, explica o secretário.

Farias destaca ainda que 120 aprovados no processo seletivo simplificado do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC) devem atuar no FOC a partir de fevereiro. Ele afirma que a inteligência da Sesp-AC atua para que o policiamento promova ações preventivas para garantir a segurança dentro e fora dos presídios.

“A gente precisa estar sempre atento ao meio externo.  Estamos com inúmeras ações nas ruas como a Operação Saturação Máxima, por exemplo, onde tiramos de circulação várias armas e munições que são ativos criminais que impactam na violência e criminalidade. Se Deus quiser vamos enfrentar esse momento que outros estados estão vivendo em segurança”, finaliza.
Colaborou Lys Mendes, da TV Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo