Conecte-se conosco

Acre

Para 2014, Gladson Cameli destaca continuidade de seu trabalho e compromisso com o Acre

Publicado

em

Gladson_Cameli_perfilConhecido como campeão em liberação de recursos para o Acre, o deputado federal Gladson Cameli, presidente do Partido Progressista no Acre (PP), cumpre atualmente o segundo mandato na Câmara Federal, e se projeta para entrar o ano de 2014 visitando, novamente, todos os municípios do estado, ouvindo a população numa ação participativa que tem apresentado resultados eficientes para diversos segmentos da sociedade durante sua atuação no parlamento nacional.

Num balanço sobre o trabalho desenvolvido em Brasília, Cameli destaca seu compromisso com o Acre e as ações realizadas em prol do desenvolvimento do estado, voltado principalmente para o setor de infraestrutura, saúde e educação, onde ele afirma contribuir para um processo de crescimento eficaz no cotidiano da população, segundo confirmações dos próprios prefeitos acreanos.

Quase três anos após assumir a presidência do PP no Acre, de posse de um mandato bem sucedido para as prefeituras e a sociedade acreana, o engenheiro civil de 35 anos, afirma que continua disposto a reforçar sua luta pelo desenvolvimento de todas as regiões do estado, e ressalta a necessidade de investimentos em um planejamento que garanta emprego e renda para as famílias locais.

Diante do atual cenário, Cameli tem sido apontado entre vários segmentos sociais e por lideranças partidárias como um dos nomes mais bem avaliados para concorrer a um cargo majoritário nas eleições de 2014. Segundo ele, seu compromisso continua sendo o de servir o Acre e trabalhar pelo progresso do estado em qualquer posição que venha a assumir no futuro. Leia a seguir:

**O senhor ficou conhecido no Acre como campeão em liberação de recursos após um levantamento do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). A quê o senhor atribui essa conquista?

Gladson Cameli – Em primeiro lugar a Deus e a população acreana, que me depositou o voto de confiança para representá-la no Congresso Nacional. Em segundo, a minha equipe e as autoridades de Brasília, que se sensibilizam e reconhecem a necessidade que o Acre apresenta para investimento nos mais diversos setores. Também agradeço o empenho dos prefeitos, que não se cansam de me acompanhar nas portas dos Ministérios, em busca de recursos para os seus municípios. Sou grato ao Partido Progressista, o qual faço parte, principalmente ao Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que não tem medido esforços para colaborar com o progresso do nosso Estado.

**Observa-se que a sua atuação atinge com maior intensidade as áreas de infraestrutura da capital e do interior do estado. De que forma estes recursos chegarão a população de maneira rápida e eficaz?

Gladson Cameli – É importante lembrar que temos trabalhado para contemplar os municípios acreanos em varias áreas, mas os projetos ligados à infraestrutura das cidades são apresentados com maior frequência por seus gestores, principalmente no que diz respeito a saneamento básico e mobilidade urbana, além da construção de espaços que garantam cidadania para a população como praças, quadras esportivas, mercados, creches, centros culturais, unidades básicas de saúde, entre outros. A capital Rio Branco, por exemplo, foi contemplada a pouco tempo com uma indicação de mais de 30 milhões de reais, que serão investidos em projetos de saneamento e pavimentação urbana.

**Em recente encontro dos Partidos de Oposição, o senhor citou a frase “Estamos construindo o Acre do futuro”. Na prática, como o PP vem construindo este planejamento?

Gladson Cameli – Volto a destacar a importância da unidade do maior número de partidos para apresentar propostas de alternância de poder que garantam a construção de um planejamento e desenvolvimento para o Acre. Temos apoiado iniciativas que estão fortalecendo a Mulher Progressista e a Juventude Progressista, com o apoio direto da Executiva Nacional, que tem apostado na capacitação de nossas lideranças no Acre. O PP tem consciência do desejo que o povo apresenta por novidade e por uma forma decente de fazer política. Desde que assumi a presidência do partido, temos trabalhado para oxigenar nossas bases, na capital e no interior do estado, priorizando a valorização das pessoas e o crescimento partidário.

**Seu nome tem sido citado constantemente como um dos mais cotados da oposição para disputar não só o Senado, mas o Governo do Estado. Como o senhor tem conduzido este processo de escolha?

Gladson Cameli – Tenho dito, todas as vezes que sou abordado sobre este assunto que ninguém pode ser candidato de si mesmo. Portanto, agradeço a confiança depositada por muitas pessoas, em meu nome e no nosso trabalho, mas precisamos respeitar o processo natural de discussões dentro dos partidos que compõem a oposição. Acredito que nosso trabalho em defesa do desenvolvimento do Acre, e consequentemente a melhoria de vida da população, tem nos credenciado para uma disputa majoritária nas próximas eleições. Para isso tenho contado com o apoio dos nossos correligionários, companheiros de outros partidos e principalmente do povo, que são na verdade os grandes aliados nesta caminhada por um Acre melhor.

** Tendo em vista que o próximo ano será marcado por eleições presidenciais e pela Copa do Mundo, quais são suas expectativas para 2014?

Gladson Cameli – Sou uma pessoa otimista por natureza, e sempre incentivo a todos que me cercam a acreditar em seus sonhos, com determinação, coragem e fé acima de tudo. O ano de 2014 será o ano da mudança, e mudança para melhor! O povo acreano, assim como todo povo brasileiro carrega consigo uma característica batalhadora, por isso não tenho dúvidas que 2014 será um ano de muitas conquistas e vitórias para todos nós. Este é o desejo do meu coração para todas as famílias acreanas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo