Acre
Para 2014, Gladson Cameli destaca continuidade de seu trabalho e compromisso com o Acre
Conhecido como campeão em liberação de recursos para o Acre, o deputado federal Gladson Cameli, presidente do Partido Progressista no Acre (PP), cumpre atualmente o segundo mandato na Câmara Federal, e se projeta para entrar o ano de 2014 visitando, novamente, todos os municípios do estado, ouvindo a população numa ação participativa que tem apresentado resultados eficientes para diversos segmentos da sociedade durante sua atuação no parlamento nacional.
Num balanço sobre o trabalho desenvolvido em Brasília, Cameli destaca seu compromisso com o Acre e as ações realizadas em prol do desenvolvimento do estado, voltado principalmente para o setor de infraestrutura, saúde e educação, onde ele afirma contribuir para um processo de crescimento eficaz no cotidiano da população, segundo confirmações dos próprios prefeitos acreanos.
Quase três anos após assumir a presidência do PP no Acre, de posse de um mandato bem sucedido para as prefeituras e a sociedade acreana, o engenheiro civil de 35 anos, afirma que continua disposto a reforçar sua luta pelo desenvolvimento de todas as regiões do estado, e ressalta a necessidade de investimentos em um planejamento que garanta emprego e renda para as famílias locais.
Diante do atual cenário, Cameli tem sido apontado entre vários segmentos sociais e por lideranças partidárias como um dos nomes mais bem avaliados para concorrer a um cargo majoritário nas eleições de 2014. Segundo ele, seu compromisso continua sendo o de servir o Acre e trabalhar pelo progresso do estado em qualquer posição que venha a assumir no futuro. Leia a seguir:
**O senhor ficou conhecido no Acre como campeão em liberação de recursos após um levantamento do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). A quê o senhor atribui essa conquista?
Gladson Cameli – Em primeiro lugar a Deus e a população acreana, que me depositou o voto de confiança para representá-la no Congresso Nacional. Em segundo, a minha equipe e as autoridades de Brasília, que se sensibilizam e reconhecem a necessidade que o Acre apresenta para investimento nos mais diversos setores. Também agradeço o empenho dos prefeitos, que não se cansam de me acompanhar nas portas dos Ministérios, em busca de recursos para os seus municípios. Sou grato ao Partido Progressista, o qual faço parte, principalmente ao Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que não tem medido esforços para colaborar com o progresso do nosso Estado.
**Observa-se que a sua atuação atinge com maior intensidade as áreas de infraestrutura da capital e do interior do estado. De que forma estes recursos chegarão a população de maneira rápida e eficaz?
Gladson Cameli – É importante lembrar que temos trabalhado para contemplar os municípios acreanos em varias áreas, mas os projetos ligados à infraestrutura das cidades são apresentados com maior frequência por seus gestores, principalmente no que diz respeito a saneamento básico e mobilidade urbana, além da construção de espaços que garantam cidadania para a população como praças, quadras esportivas, mercados, creches, centros culturais, unidades básicas de saúde, entre outros. A capital Rio Branco, por exemplo, foi contemplada a pouco tempo com uma indicação de mais de 30 milhões de reais, que serão investidos em projetos de saneamento e pavimentação urbana.
**Em recente encontro dos Partidos de Oposição, o senhor citou a frase “Estamos construindo o Acre do futuro”. Na prática, como o PP vem construindo este planejamento?
Gladson Cameli – Volto a destacar a importância da unidade do maior número de partidos para apresentar propostas de alternância de poder que garantam a construção de um planejamento e desenvolvimento para o Acre. Temos apoiado iniciativas que estão fortalecendo a Mulher Progressista e a Juventude Progressista, com o apoio direto da Executiva Nacional, que tem apostado na capacitação de nossas lideranças no Acre. O PP tem consciência do desejo que o povo apresenta por novidade e por uma forma decente de fazer política. Desde que assumi a presidência do partido, temos trabalhado para oxigenar nossas bases, na capital e no interior do estado, priorizando a valorização das pessoas e o crescimento partidário.
**Seu nome tem sido citado constantemente como um dos mais cotados da oposição para disputar não só o Senado, mas o Governo do Estado. Como o senhor tem conduzido este processo de escolha?
Gladson Cameli – Tenho dito, todas as vezes que sou abordado sobre este assunto que ninguém pode ser candidato de si mesmo. Portanto, agradeço a confiança depositada por muitas pessoas, em meu nome e no nosso trabalho, mas precisamos respeitar o processo natural de discussões dentro dos partidos que compõem a oposição. Acredito que nosso trabalho em defesa do desenvolvimento do Acre, e consequentemente a melhoria de vida da população, tem nos credenciado para uma disputa majoritária nas próximas eleições. Para isso tenho contado com o apoio dos nossos correligionários, companheiros de outros partidos e principalmente do povo, que são na verdade os grandes aliados nesta caminhada por um Acre melhor.
** Tendo em vista que o próximo ano será marcado por eleições presidenciais e pela Copa do Mundo, quais são suas expectativas para 2014?
Gladson Cameli – Sou uma pessoa otimista por natureza, e sempre incentivo a todos que me cercam a acreditar em seus sonhos, com determinação, coragem e fé acima de tudo. O ano de 2014 será o ano da mudança, e mudança para melhor! O povo acreano, assim como todo povo brasileiro carrega consigo uma característica batalhadora, por isso não tenho dúvidas que 2014 será um ano de muitas conquistas e vitórias para todos nós. Este é o desejo do meu coração para todas as famílias acreanas.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.