Conecte-se conosco

Acre

Pando Celebra 86 Anos de História e Beleza na Amazônia Boliviana

Publicado

em

86 anos do Departamento de Pando/Bolívia, cidade de Cobija como capital um orgulho a terra amazônica, cheia de vida, biodiversidade e cultura. Da sua imponente selva aos seus rios majestosos, Pando nos lembra da beleza da nossa querida Bolívia.

Pando/Cobija nos convida a celebrar a riqueza natural e o orgulho de ser parte da Bolívia. Venha conhecer um pouco mais sobre essa terra cheia de vida e histórias fascinantes. Foto: UAP

Hoje, o Departamento de Pando, com sua capital Cobija, comemora 86 anos de história e cultura. Esta região amazônica é um verdadeiro símbolo de biodiversidade e vitalidade. Com suas florestas exuberantes e rios majestosos, Pando não apenas encanta, mas também nos lembra da importância de preservar essa rica herança natural. É um momento de celebração e orgulho para todos os pandinos!

A joia amazônica da Bolívia, comemora 86 anos de fundação. Com a cidade de Cobija como sua capital, o departamento se destaca por sua rica biodiversidade e cultura vibrante.

Das imponentes florestas tropicais aos rios que cortam suas terras, Pando nos convida a celebrar a riqueza natural e o orgulho de ser parte da Bolívia. Venha conhecer um pouco mais sobre essa terra cheia de vida e histórias fascinantes!

Cobija, a capital do departamento de Pando, é um verdadeiro tesouro da terra amazônica. Cheia de vida, biodiversidade e cultura, a cidade reflete a beleza exuberante da Bolívia. Desde suas imponentes florestas até os majestosos rios que serpenteiam a região, Pando nos convida a explorar e celebrar a riqueza natural e cultural que a torna única. Uma terra onde a natureza e a tradição se entrelaçam, revelando o orgulho pandino em cada canto.

Cobija, a capital do Departamento de Pando, é um verdadeiro tesouro da terra amazônica. Foto: internet

Departamento Pando (Bolívia), capital cidade de Cobija.

Pando situa-se no extremo norte da Bolívia, limitando-se ao sul com o Departamento boliviano de La Paz, a sudeste com o Departamento de Beni, a oeste com o Peru, e ao norte e a leste com o Brasil.

O nome do Departamento é uma homenagem ao General Pando, que desceu do Altiplano para combater os invasores seringueiros, durante o episódio que ficou conhecido como Revolução Acriana. O Departamento de Pando foi o palco desta guerra comandada pelo gaúcho José Plácido de Castro à frente de seringueiros nordestinos. Em troca de compensação financeira, aproximadamente 140 mil quilômetros quadrados foram cedidos pela Bolívia ao Brasil, território que hoje forma o Estado do Acre.

 Veja vídeos comemorativos aos 86 anos de Pando:


Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Emergência: Rio Acre volta a ultrapassar cota de alerta em Brasiléia em menos de 15 dias e após a enchurrada de 143 mm de chuva

Publicado

em

Menos de 15 dias após o Rio Acre ultrapassar, pela primeira vez neste ano, a cota de alerta em Brasileia, o nível do manancial voltou a preocupar autoridades e moradores da região de fronteira. A apreensão também aumenta após a forte enxurrada registrada nesta semana no município, que acumulou 143 milímetros de chuva.

Na noite desta quinta-feira (29), às 22h, o manancial ultrapassou novamente a cota de alerta, atingindo 9,81 metros. De acordo com os órgãos de monitoramento, caso as chuvas intensas persistam, há possibilidade de o rio alcançar a cota de transbordamento de 11,40 metros nos próximos dias, o que ocorreria pela primeira vez em 2026.

Conforme dados oficiais do monitoramento hidrológico e geológico realizados no município, o Rio Acre já havia atingido a cota de alerta no último dia 14 de janeiro. O histórico recente aumenta a apreensão, já que Brasiléia enfrentou quatro episódios de alagação, sendo o mais severo registrado em 2024.

Diante do cenário, o prefeito Carlinhos do Pelado destacou que a gestão municipal está em alerta máximo. “Estamos monitorando o nível do rio em tempo real e mobilizando todas as equipes para dar resposta rápida à população. Nossa prioridade é proteger vidas e garantir assistência às famílias que já sofrem com os impactos das chuvas”, afirmou o prefeito.

Na mesma quinta-feira, o gestor anunciou o cancelamento do Carnaval 2026 promovido pelo poder público e decretou situação de emergência no município. Segundo Carlinhos do Pelado, a medida é necessária para agilizar os trâmites legais e garantir suporte imediato às comunidades afetadas. “Não é uma decisão fácil, mas é responsável. Precisamos direcionar recursos e esforços para atender mais de 500 famílias isoladas, além de minimizar os prejuízos causados pela enxurrada”, ressaltou.

A situação atinge moradores de ramais, ribeirinhos e comunidades localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, especialmente nos quilômetros 59, 60 e 13. Também há cerca de 20 aviários de frango sem acesso, comprometendo a atividade produtiva local.

O coordenador municipal da Defesa Civil, major Sandro, explicou que os danos à infraestrutura são significativos. “O levantamento preliminar aponta a destruição de 20 linhas de bueiros, tanto na zona urbana quanto na rural, além de 10 pontes que desabaram ou tiveram o acesso interrompido após o desmoronamento das cabeceiras. Outras estruturas ainda estão submersas, o que dificulta o tráfego e o atendimento às comunidades”, detalhou.

Segundo a Prefeitura de Brasiléia, a estimativa inicial é de que os prejuízos ultrapassem R$ 1,5 milhão. Os impactos afetam diretamente o escoamento da produção agrícola e extrativista, como castanha e borracha, além do deslocamento diário dos moradores.

A população pode solicitar apoio diretamente à Defesa Civil Municipal pelo telefone (68) 99250-8970 ou ao Corpo de Bombeiros pelo número (68) 3546-5743. A Prefeitura orienta ainda que os moradores acompanhem os canais oficiais nas redes sociais para receber informações atualizadas e confiáveis sobre a situação do rio e as ações emergenciais em andamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre emite alerta para chuvas intensas, risco de vendavais e elevação dos rios

Publicado

em

Diante das previsões meteorológicas que indicam chuvas intensas, possibilidade de vendavais e elevação dos níveis dos rios nos próximos dias, o governo do Acre mantém estado de alerta permanente em diversas regiões do Estado. O cenário exige atenção redobrada da população e das autoridades, especialmente em áreas historicamente vulneráveis.

Na medição efetuada às 12h, na capital, o Rio Acre estava medindo 13 metros e 80 centímetros. Foto: Alice Leão/Secom

As ações de monitoramento são realizadas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC). De acordo com os modelos meteorológicos, os acumulados de chuva podem chegar a até 100 milímetros, o que aumenta significativamente o risco de ocorrências como desabamento de pontes de madeira em áreas rurais e ramais, erosão nas cabeceiras e danos estruturais provocados pelas enxurradas decorrentes da elevação repentina dos níveis dos igarapés.

Autoridades locais alertam para o perigo das cheias como animais peçonhentos, troncos de árvores e enxurradas. Foto: Alice Leão/Secom

A Defesa Civil alerta para a necessidade de os condutores de veículos que trafegam em zonas rurais intensificar a atenção para prevenir acidentes. Durante períodos de fortes chuvas e elevação do nível dos igarapés, a orientação é não realizar travessias de imediato. As autoridades recomendam descer do veículo, observar as condições da ponte, verificar possíveis erosões nas cabeceiras e somente atravessar quando houver plena segurança, a fim de evitar acidentes graves.

O órgão também faz um alerta específico aos jovens e aos adolescentes para que não utilizem os rios como áreas de lazer neste período. Práticas como pular de pontes, mergulhar ou nadar em rios cheios configuram alto risco e podem resultar em acidentes graves e até afogamentos.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, alertou: “Durante a cheia, os rios apresentam correntezas mais fortes, alteração da profundidade e baixa visibilidade, fatores que aumentam consideravelmente o perigo. Além disso, é comum a descida de troncos de árvores e detritos que podem provocar choques, ferimentos graves e até prender pessoas debaixo d’água”. 

Coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, alerta a população. Foto: Jean Oliveira/Defesa Civil

Outro risco adicional é o transporte de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, carregados pelas águas, elevando ainda mais o perigo para quem insiste em utilizar os rios como espaço recreativo.

A Defesa Civil reforça que rios em cheia não são locais seguros para lazer. O momento exige responsabilidade, consciência coletiva e cuidado com a vida, para evitar tragédias que podem ser prevenidas com atitudes simples.

MONITORAMENTO HIDRÓLOGO

No monitoramento hidrológico, alguns rios já se encontram em cota de alerta, exigindo vigilância contínua, especialmente em áreas ribeirinhas. Os níveis registrados nesta quinta-feira, às 12h são:

  • Rio Acre, em Rio Branco: 13,80 m – Cota de transbordamento: 14,00 m;
  • Rio Abunã, em Plácido de Castro: 12,51 m – Cota de transbordamento: 12,50 m;
  • Rio Iaco, em Sena Madureira: 14,70 m – Cota de transbordamento: 15,20 m;
  • Rio Tarauacá, em Tarauacá: 9,62 m – Cota de transbordamento: 9,50 m;
  • Rio Juruá, em Porto Walter: 10,28 m – Cota de transbordamento: 11,00 m;
  • Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul: 11,91 m – Cota de transbordamento: 13,00 m.

Embora não haja transbordamento generalizado em todo o Estado, os dados indicam atenção máxima e acompanhamento constante da evolução do cenário, especialmente nos municípios de Plácido de Castro e Tarauacá, onde os rios já se encontram acima da cota de transbordamento.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, o monitoramento está intensificado em todos os municípios acreanos. “Estamos realizando o acompanhamento constante, além de iniciar as tratativas de preparação para uma possível inundação junto aos municípios. Seguimos sempre em alerta para dar uma resposta rápida à população”, destacou.

The post Governo do Acre emite alerta para chuvas intensas, risco de vendavais e elevação dos rios appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, vice-governadora Mailza destaca investimentos em assistência social, segurança e infraestrutura

Publicado

em

A vice-governadora do Acre e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, cumpriu agenda institucional em Sena Madureira nesta quinta-feira, 29, onde acompanhou ações do governo do Estado e destacou investimentos viabilizados ainda durante seu mandato como senadora da República. A visita reforça o compromisso da gestão estadual com políticas públicas voltadas à inclusão social, à segurança pública e à melhoria da qualidade de vida da população.

Visita da vice-governadora Mailza reforça o compromisso da gestão estadual com políticas públicas. Foto: Neto Lucena/Secom.

Durante a agenda, Mailza Assis ressaltou os investimentos na assistência social, com a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dispositivo fundamental para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo a vice-governadora, ao todo mais de R$ 20 milhões foram destinados ao município, contemplando áreas como infraestrutura, saúde, assistência social e segurança pública.

“À frente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos reafirmo diariamente o nosso compromisso com as pessoas que mais precisam. A assistência social é uma política essencial para garantir dignidade, proteção e oportunidades às famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Acre”, afirmou.

Durante a agenda, Mailza Assis ressaltou os investimentos na assistência social, com a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Foto: Neto Lucena/Secom.

A vice-governadora também visitou a sede do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) em Sena Madureira, onde acompanhou a ampliação da unidade, que inclui a construção de uma academia e a aquisição de equipamentos de informática. As melhorias foram realizadas com recursos de emendas parlamentares de sua autoria, no período em que atuou como senadora, somando mais de R$ 1,5 milhão, com foco na valorização dos servidores do sistema penitenciário e no fortalecimento dos serviços prestados à população.

“O apoio ao Iapen e à segurança pública é uma prioridade da nossa gestão. Como vice-governadora, tenho trabalhado para fortalecer o sistema penitenciário, valorizar os servidores e garantir melhores condições de trabalho, porque sabemos que segurança pública se faz com profissionais respeitados, capacitados e bem estruturados”, reforçou a vice-governadora.

Vice-governadora visitou as obras de ampliação do Iapen. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a visita, Mailza Assis destacou a importância da união entre Estado e Município para a execução de ações que beneficiam diretamente a população. A vice-governadora e sua equipe se reuniram com servidores do instituto, reforçando o apoio do governo estadual à categoria.

Vice-governadora disse que a governo vai procurar investir ainda mais em segurança. Foto: Neto Lucena/ Secom
vice-governadora e sua equipe se reuniram com servidores do instituto, reforçando o apoio do governo estadual à categoria

“Esse compromisso é compartilhado pelo governador Gladson Camelí, que não mede esforços para investir na segurança do nosso estado e no bem-estar da categoria. Os investimentos em estrutura, equipamentos e pessoal refletem diretamente na melhoria dos serviços prestados à população e no fortalecimento da segurança em todo o Acre”, complementou.

A gestora participou ainda de um almoço com os servidores do lapen, durante o qual o presidente o presidente da Associação dos Servidores Penitenciários do Acre, Carlos Leopoldo falou da importância do apoio à segurança publica. “Estamos agradecidos pelos investimentos e esperamos continuar recebendo essa atenção. Agradecemos ao governador Gladson Camelí por ter chamado novos servidores para agregar ao nosso quadro e também à nossa vice pelas emendas e futuros recursos que ainda virão”, disse.

Leandro Rocha, Presidente agradecimento ao governador e à nossa vice. Agradecemos ainda pela convocação de novos policiais penais para reforço da segurança do nosso estado”, afirmou.

Vice-governadora concedeu entrevistas às rádios Aldeia FM e Difusora Acreana Foto: Neto Lucena/Secom

A agenda no município incluiu ainda entrevistas concedidas às rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.

A visita integra o conjunto de ações do governo do Acre voltadas ao fortalecimento das políticas públicas nos municípios e à promoção do desenvolvimento regional.

Mailza inaugurou o ginásio de Sena Madureira. Foto: Neto Lucena/Secom.

Finalizando a visita, e representando o governador  Gladson Camelí, Mailza entregou o ginásio poliesportivo de Sena Madureira, fortalecendo os investimentos em esporte, lazer e inclusão social no município. A solenidade reuniu autoridades estaduais e municipais, além da comunidade local, e marcou mais uma ação voltada à melhoria da qualidade de vida da população.



















The post Em Sena Madureira, vice-governadora Mailza destaca investimentos em assistência social, segurança e infraestrutura appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo