Acre
Palácio Rio Madeira se transforma em “Jardim Encantado” com acendimento das luzes do Natal de Luz, nesta segunda-feira, 3

O evento promete emocionar o público com um espetáculo de cores, sons e surpresas
O brilho e a magia do Natal vão tomar conta do Palácio Rio Madeira (PRM), na próxima segunda-feira (3), a partir das 17h, com o acendimento oficial das luzes do tradicional “Natal de Luz”, que neste ano traz o tema “Jardim Encantado”. O evento promete emocionar o público com um espetáculo de cores, sons e surpresas — entre elas, a chegada inesquecível do Papai Noel, que virá dos céus, marcando um dos momentos mais aguardados da noite.
Com 1.350.000 luzes de LED e um investimento de R$ 1.034.736,44 milhão, o Natal de Luz transformará o Palácio Rio Madeira em um verdadeiro cenário de sonhos. A decoração foi planejada pela Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) para envolver visitantes, autoridades e turistas em uma experiência sensorial que une tradição e encanto natalino.
Logo na entrada, o público será recebido por um portal luminoso de 15 metros de largura e 3,5 metros de altura, que dá acesso a um túnel iluminado de 8 metros, conduzindo ao encantador Bosque de Cerejeiras, com árvores cor-de-rosa inspiradas nos ipês da Avenida Governador Jorge Teixeira.
Entre os destaques que prometem surpreender, estão as borboletas tridimensionais de 3 metros, um céu nevado de 20 metros, além de laços e porta-retratos gigantes, que formam um espaço instagramável único do Jardim Encantado — perfeito para registrar momentos especiais em família e entre amigos.

O portal dá acesso a um túnel iluminado de oito metros
O portal dá acesso a um túnel iluminado de oito metros
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o impacto do evento na celebração natalina. “O Natal de Luz é mais do que uma ornamentação especial; é uma forma de levar a magia do Natal ao coração de todos os rondonienses, celebrando a união, a fé e a esperança.”
Segundo a superintendente da Sugesp, Semáyra Gomes, a ornamentação representa um trabalho cuidadoso e pensado para surpreender o público. “Cada detalhe foi planejado com dedicação e criatividade para transformar o Palácio Rio Madeira em um verdadeiro cenário de sonhos. O objetivo é proporcionar um Natal inesquecível, que inspire alegria e encantamento a todos que nos visitarem”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO
A programação foi preparada para envolver o público desde o início da noite, com apresentações musicais, artísticas e um clima de celebração que culminará com a chegada mágica do bom velhinho.
- 17h – Orquestra Villa Lobos
- 17h50 – Hino de Rondônia, interpretado por Deborah Taleesa
- 17h55 – Coral do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), sob coordenação de Sabrynne Senna
- 18h15 – Ato ecumênico
- 18h40 – Apresentação dos “Personagens do Bem” e chegada do Papai Noel
- 18h55 – Acendimento das luzes
- 19h10 – Feira de Empreendedores
- 19h25 – Show do Artista Gabriel Parada
NATAL SOLIDÁRIO
Marcado pelo grande público de visitantes e pelo impacto econômico que gera no comércio local e na economia criativa, o Natal de Luz é uma das celebrações mais aguardadas da cidade. Neste ano, o Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio–RO), por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) / Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), participa com atrações culturais locais e uma campanha solidária de arrecadação de alimentos para o Programa Mesa Brasil Sesc, que acontece entre 29 de outubro e 5 de janeiro de 2026. Durante todo o período do evento, PRM manterá cinco pontos fixos de coleta de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, óleo e leite em pó. As doações serão destinadas ao Programa Mesa Brasil Sesc, maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina.
Fonte: Secom
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.









Você precisa fazer login para comentar.