Conecte-se conosco

Acre

Pacientes atravessam rio em macas por falta de balsa no interior do Acre; um idoso morreu

Publicado

em

A paralisação para conserto da balsa que faz a travessia sobre o Rio Juruá está ocasionando situações preocupantes. Pacientes que precisam se deslocar até unidade de saúde em Cruzeiro do Sul estão sendo transportados em cima de macas de um lado para outro do rio. A balsa grande segue em manutenção e as pequenas não transportam as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um dos pacientes, que sofreu longa espera para fazer a travessia do rio numa maca, morreu na madrugada desta quinta-feira (6).

O mecânico aposentado Francisco de Brito Fernandes, foi transportado em cima de uma maca até a outra margem do manancial, de Rodrigues Alves para Cruzeiro do Sul, por volta das 23 horas dessa quarta feira, 5. O paciente morreu cerca de duas horas depois de dar entrada no Hospital do Juruá.

A filha do mecânico, Janete Bezerra, conta que o pai tinha problema de tireóide e estava muito gripado. Há três dias havia ido à Unidade Mista de Saúde de Rodrigues Alves e foi medicado. Ontem, se queixou novamente de falta de ar e dores. À noite, o homem piorou e foi novamente para a Unidade Mista, onde foi descoberto que o coração dele estava bastante crescido.

“Da Unidade Mista encaminharam para o Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul. Como a balsa grande está quebrada e as pequenas não levam a ambulância, ficou uma ambulância de cada lado do Rio e a maca foi na balsinha. Foi uma grande aflição a gente ver ele passando mal e toda aquela demora, ele em cima daquela balsa no meio de madrugada. Será que se não tivesse todas essas dificuldades ele teria morrido?”, questiona a filha.

Além de Francisco, outros pacientes estão sendo transportados em cima de macas de um lado para outro do Juruá. Na manhã desta quinta-feira, 6, uma nova operação de “baldeação” de paciente foi realizada entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. Uma mulher foi levada de balsa em cima de maca entre uma margem e outra do Rio Juruá.

A balsa grande, que faz a travessia gratuita de veículos incluindo as ambulâncias, está em manutenção desde a última segunda-feira, 3. Depois da travessia, o percurso terrestre pela Estrada da Variante é de 12 quilômetros até Cruzeiro do Sul. Outra opção seria o transporte de pacientes pela Rodovia AC-407 em um percurso de cerca de 40 quilômetros.

A coordenadora da Regional de Saúde do Juruà/Tarauacá e Envira, Catiana Rodrigues da Silva, diz que os médicos reguladores do SAMU têm autonomia para decidir sobre os percursos, de acordo com o estado de saúde dos pacientes.

O Deracre havia anunciado o conserto e funcionamento da balsa para esta quarta-feira, o que não ocorreu. Em nota, o Deracre cita: “ainda não temos uma previsão para a finalização do serviço”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Envira permanece acima da cota de transbordamento e mantém Feijó em alerta

Publicado

em

Nível do manancial marcou 12,01 metros nesta quarta-feira (14); duas famílias foram retiradas de áreas alagadas

O rio Envira permanece acima da cota de transbordamento no município de Feijó e segue mantendo autoridades e moradores das áreas ribeirinhas em estado de alerta. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal nesta quarta-feira (14), às 6h, o nível do rio foi registrado em 12,01 metros.

Apesar da leve redução em relação à medição do dia anterior, quando o manancial atingiu 12,39 metros, o rio continua acima da cota de transbordamento, fixada em 12 metros, e bem acima da cota de alerta, que é de 11 metros. O cenário ainda é considerado preocupante pela Defesa Civil.

O transbordamento ocorreu na tarde de terça-feira (13), causando alagamentos em áreas ribeirinhas e em bairros mais baixos da cidade. Em decorrência da cheia, duas famílias precisaram ser retiradas de suas residências e encaminhadas para locais seguros.

A Defesa Civil de Feijó informou que mantém o monitoramento permanente do comportamento do rio e equipes de prontidão para agir em caso de nova elevação do nível ou necessidade de novas remoções. O órgão destacou ainda que o nível máximo histórico do rio Envira no município é de 14,54 metros, o que reforça o estado de atenção enquanto o manancial permanecer acima das cotas de segurança.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil cumpre novos mandados e encontra depósito clandestino de medicamentos em Rio Branco

Publicado

em

Em mais um desdobramento das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, a Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira, 14, dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco.

Um dos locais inspecionados fica na região da Gameleira, onde a equipe policial localizou mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública de saúde. De acordo com a investigação, a autoridade policial trabalha com a hipótese de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema. O segundo alvo da operação foi uma clínica que presta serviços de saúde, pois os proprietários do estabelecimento são investigados sobre a hipótese de crime de receptação de medicamentos.

A ação faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde, e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com os mandados cumpridos nesta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração, que busca identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como o destino final dos medicamentos desviados.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e o compromisso da instituição com a defesa da saúde pública. “Estamos tratando de um crime extremamente grave, que atinge diretamente a população que depende do sistema público de saúde. A Polícia Civil está atuando de forma firme e contínua para identificar todos os responsáveis, desarticular esse esquema criminoso e garantir que os culpados sejam responsabilizados na forma da lei. Esse é um trabalho técnico, sério e que seguirá até o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou o delegado-geral.

As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias podem contribuir de forma decisiva para o avanço das apurações, através do 181.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Juruá registra nível quase quatro metros acima do registrado no mesmo período de 2025 em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Manancial atingiu 11,37 metros nesta quarta-feira (14); Defesa Civil alerta para tendência de elevação nos próximos dias devido às chuvas no alto curso do rio

O rio Juruá atingiu a marca de 11,37 metros em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (14), nível quase quatro metros acima do registrado na mesma data do ano passado, quando o manancial marcava 7,71 metros.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, desde o início de janeiro deste ano já foram registrados 190 milímetros de chuva no município. Segundo o representante do órgão, Iranilson Nunes, a tendência é de elevação do nível do rio nos próximos dias, em razão do volume de chuvas concentrado no alto curso do Juruá.

Iranilson informou que, no município de Porto Walter, o rio já apresenta elevação significativa após um período de chuvas intensas, com registros de precipitação ao longo de praticamente 24 horas.

“Recebemos a informação de que, em Porto Walter, o rio começou a subir. Ontem choveu praticamente o dia inteiro e, consequentemente, o nível do rio aumentou naquela região. Esse volume de água costuma influenciar Cruzeiro do Sul cerca de dois dias depois”, explicou.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e mantém atenção aos próximos boletins hidrológicos.

Comentários

Continue lendo