Cotidiano
Paciente acreano que venceu na justiça o direito de receber alimentação enteral em Rondônia, morre vítima de câncer
A morte do idoso foi informada pelo filho, o repórter e radialista, Fernando Oliveira que lamentou a partida do pai.
Desde o primeiro semestre deste ano, o acreano Antônio Oliveira, 70 anos seguia em tratamento contra um câncer de língua em Porto Velho (RO). Na manhã de segunda-feira (04), seu Antônio não resistiu as complicações decorrentes da doença.
“O Herói de meus irmãos e eu, Dinho, Valdim, Lando e Lene. Nosso querido, velho, amigo e eterno pai Antônio de Oliveira. Nos deixa hoje com o coração cheio de gratidão e boas lembranças e recordações de um bom pai que dedicou a sua vida em prol de sua esposa e seus filhos. Que Deus o acolha meu pai em sua misericórdia na morada eterna”, disse.
Desde julho, o agricultor que morava no Ramal do Alemão no município de Brasileia, distante, 231 quilômetros da capital Rio Branco, vinha travando em paralelo outra luta. Desta vez para ter o direito de receber do estado de Rondônia alimentação enteral, destinada aos pacientes em tratamento contra o câncer e outras debilidades adquirida pelos imunossuprimidos.
No dia 08 de setembro, após o Estado descumprir pela segunda vez decisão judicial, o Juiz Johnny Gustavo Clemes, do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Velho, ordenou em sentença condenatória pelo bloqueio do dinheiro para custear a alimentação do idoso.
A luta travada em vida por Antônio Oliveira não foi em vão. Por conta da ação em favor dele, movida pelos advogados Marilza Gomes e Sérgio Muniz, da Defensoria Pública, outros 750 pacientes que passam pelo mesmo dilema em todo o estado poderão ser beneficiados a partir de agora pela decisão judicial.
Em maio deste ano, o governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) decidiu cortar a alimentação especial dessas pessoas. Até o momento não houve solução para o caso.
Na época, por meio de um memorando enviado ao jornalismo do News Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarecia aos gerentes regionais e chefes de núcleos de nutrição e Dietética, de que a “Cene estaria sofrendo com o “Déficit” de produtos e estoque mínimo em outros, por consequência não tem sido possível o atendimento total da demanda das Unidades Hospitalares da Rede de Saúde da Sesau/RO e Pacientes domiciliares atendidos pelo Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar, que inclui pacientes do Serviço de Atendimento Multidisciplinar Domiciliar – SAMD, do Núcleo de Apoio e Conciliação – NAC, do Núcleo de Mandados Judiciais e demandas administrativas.
Também por meio de uma nota, a prefeita, Fernanda Hassem e o vice-prefeito de Brasília Carlinhos do Pelado lamentaram o falecimento do idoso Antônio Oliveira.
O Jornal Eletrônico News Rondônia que esteve a frente deste episódio, também presta a suas condolências ao jornalista, Fernando Oliveira e aos seus familiares.
Comentários
Cotidiano
Confaz define novo preço médio do etanol no Acre a partir de fevereiro de 2026
Valor servirá de base para cálculo do ICMS e não representa, necessariamente, o preço nas bombas

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) definiu o novo Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis no Acre, com vigência a partir do dia 16 de fevereiro de 2026. A atualização consta no Ato Cotepe/PMPF nº 4/2026, publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10).
De acordo com a tabela divulgada pelo Ministério da Fazenda, o preço médio do etanol hidratado combustível (AEHC) no Acre foi fixado em R$ 5,2254 por litro. O valor será utilizado como base para o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado.
No levantamento nacional, o Acre aparece com PMPF definido apenas para o etanol. Nesta atualização, não houve fixação de preços médios para outros combustíveis, como gasolina de aviação (QAV), gás natural veicular (GNV), gás natural industrial (GNI) ou óleo combustível.
O PMPF é utilizado pelos estados exclusivamente como referência para fins de tributação e não corresponde, necessariamente, ao preço final cobrado ao consumidor nas bombas, que pode variar conforme custos logísticos, margens de revenda e políticas comerciais adotadas pelos postos de combustíveis.
Comentários
Cotidiano
Estado republica editais do processo seletivo da Educação
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), republicou, por correção de inconsistências, editais relacionados ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à formação de cadastro de reserva para contratação temporária de profissionais da educação. A republicação foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 10. Os documentos apresentam o resultado final da prova objetiva e a convocação de candidatos que se declararam pessoas com deficiência (PcDs) para a etapa de perícia médica.
De acordo com o Edital nº 007, foi homologado o resultado final da prova objetiva do processo seletivo. A publicação apresenta a relação definitiva dos candidatos classificados, após análise dos recursos interpostos contra o resultado preliminar. O certame contempla cargos destinados ao atendimento das demandas da rede pública estadual de ensino, conforme critérios estabelecidos no edital de abertura do processo seletivo.
Já no Edital nº 008 consta convocação dos candidatos que se inscreveram nas vagas reservadas para pessoas com deficiência para a realização da perícia médica, etapa obrigatória para validação da condição declarada no ato da inscrição. A avaliação tem como objetivo verificar se o candidato atende aos requisitos previstos na legislação e nas normas do processo seletivo.
Os convocados devem observar atentamente as orientações relativas às datas, aos horários e à documentação exigida para a realização da perícia, conforme estabelecido no edital. O não comparecimento ou a não apresentação dos documentos solicitados pode resultar na eliminação do candidato do processo seletivo.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
AAVP abre temporada com torneio feminino na categoria Sub-19

Foto AAVP: As duplas premiadas pelo primeiro torneio de 2026
A Associação Acreana de Vôlei de Praia(AAVP) abriu nesse domingo, 8, na AABB, a temporada de 2026 com um torneio feminino na categoria Sub-19. As melhores atletas acreanas estiveram em quadra.
A dupla formada por Sara Ico/Duda conquistou o título do torneio. Alicia e Nicolly Caldeira terminaram na segunda colocação e Nicole/Karen ficaram em terceiro.
Festival de Escolinhas
Com atletas entre 8 e 13 anos, foi promovido o 1º Festival Inter Escolinhas com 17 duplas.
“Conseguimos atingir o nosso objetivo tanto com os atletas mais e as garotas do Sub-19. Temos um grande expectativa para a temporada”, comentou o presidente da AAVP, professor Cláudio Baixinho.
Parceria encaminhada
Segundo Cláudio Baixinho, existe a possibilidade de uma parceria com a Federação Acreana de Voleibol(FEAV) para a atual temporada.
“Nos reunimos com o professor João Petrolitano e pode ser feito um trabalho em conjunto. Nosso objetivo é a evolução da modalidade”, afirmou Cláudio Baixinho.

Você precisa fazer login para comentar.