Cotidiano
Paciente acreano que venceu na justiça o direito de receber alimentação enteral em Rondônia, morre vítima de câncer
A morte do idoso foi informada pelo filho, o repórter e radialista, Fernando Oliveira que lamentou a partida do pai.
Desde o primeiro semestre deste ano, o acreano Antônio Oliveira, 70 anos seguia em tratamento contra um câncer de língua em Porto Velho (RO). Na manhã de segunda-feira (04), seu Antônio não resistiu as complicações decorrentes da doença.
“O Herói de meus irmãos e eu, Dinho, Valdim, Lando e Lene. Nosso querido, velho, amigo e eterno pai Antônio de Oliveira. Nos deixa hoje com o coração cheio de gratidão e boas lembranças e recordações de um bom pai que dedicou a sua vida em prol de sua esposa e seus filhos. Que Deus o acolha meu pai em sua misericórdia na morada eterna”, disse.
Desde julho, o agricultor que morava no Ramal do Alemão no município de Brasileia, distante, 231 quilômetros da capital Rio Branco, vinha travando em paralelo outra luta. Desta vez para ter o direito de receber do estado de Rondônia alimentação enteral, destinada aos pacientes em tratamento contra o câncer e outras debilidades adquirida pelos imunossuprimidos.
No dia 08 de setembro, após o Estado descumprir pela segunda vez decisão judicial, o Juiz Johnny Gustavo Clemes, do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Velho, ordenou em sentença condenatória pelo bloqueio do dinheiro para custear a alimentação do idoso.
A luta travada em vida por Antônio Oliveira não foi em vão. Por conta da ação em favor dele, movida pelos advogados Marilza Gomes e Sérgio Muniz, da Defensoria Pública, outros 750 pacientes que passam pelo mesmo dilema em todo o estado poderão ser beneficiados a partir de agora pela decisão judicial.
Em maio deste ano, o governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) decidiu cortar a alimentação especial dessas pessoas. Até o momento não houve solução para o caso.
Na época, por meio de um memorando enviado ao jornalismo do News Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarecia aos gerentes regionais e chefes de núcleos de nutrição e Dietética, de que a “Cene estaria sofrendo com o “Déficit” de produtos e estoque mínimo em outros, por consequência não tem sido possível o atendimento total da demanda das Unidades Hospitalares da Rede de Saúde da Sesau/RO e Pacientes domiciliares atendidos pelo Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar, que inclui pacientes do Serviço de Atendimento Multidisciplinar Domiciliar – SAMD, do Núcleo de Apoio e Conciliação – NAC, do Núcleo de Mandados Judiciais e demandas administrativas.
Também por meio de uma nota, a prefeita, Fernanda Hassem e o vice-prefeito de Brasília Carlinhos do Pelado lamentaram o falecimento do idoso Antônio Oliveira.
O Jornal Eletrônico News Rondônia que esteve a frente deste episódio, também presta a suas condolências ao jornalista, Fernando Oliveira e aos seus familiares.
Comentários
Cotidiano
Duas armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil em Tarauacá durante operação policial
O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região

Armas apreendidas durante operação da Polícia Civil em Tarauacá. Foto: cedida
Em mais uma ação eficaz de combate à criminalidade, a equipe de investigação da Delegacia-Geral em Tarauacá, realizou nesta terça-feira, 8, uma operação que resultou na apreensão de duas armas de fogo. A ação integra o esforço contínuo da PCAC para aumentar a segurança pública e retirar armamentos ilegais de circulação.
As armas apreendidas estavam em posse de indivíduos que agora serão responsabilizados dentro dos trâmites legais. O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região.
De acordo com a autoridade policial, operações como essa são fundamentais para evitar que armamentos ilegais sejam utilizados em delitos que colocam em risco a vida da população. A retirada dessas armas das ruas representa um avanço importante na proteção dos cidadãos e na manutenção da ordem pública.
A Polícia Civil reforça que o trabalho seguirá de forma constante e intensificada, com foco na prevenção de crimes, no combate à violência e na valorização da segurança da sociedade.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue
Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.
Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.
As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.
Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.
Comentários
Cotidiano
No Acre, morador em situação de rua quase acerta repórter com pedrada

Frame/Vídeo
Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da TV Crítica no Acre, passou por um momento de tensão enquanto gravava uma reportagem nas ruas do centro de Rio Branco. A repórter, identificada como Andressa Theles, quase foi atingida por uma pedra arremessada por um morador em situação de rua.
Segundo relato publicado no perfil oficial da emissora no Instagram, “enquanto o Centro Pop ganha mais um capítulo, pessoas vivem vulneráveis a situações de moradores usuários de entorpecentes no centro de Rio Branco. Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da Crítica no Acre, foi quase atacada e quase atingida por uma pedra na cabeça, disparada por um dependente químico.”
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem utiliza um estilingue para lançar a pedra em direção à equipe de reportagem. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
homem em situação que acabou detido pela Polícia Militar após causar tumulto na região do Terminal Urbano de Rio Branco. Identificado como Rian Silva Barbosa, de 25 anos, este se apresentava de forma alterada e agressiva, jogando pedras em pedestres e veículos que circulavam pelo Centro da capital.
Você precisa fazer login para comentar.