Cotidiano
Paciente acreano que venceu na justiça o direito de receber alimentação enteral em Rondônia, morre vítima de câncer
A morte do idoso foi informada pelo filho, o repórter e radialista, Fernando Oliveira que lamentou a partida do pai.
Desde o primeiro semestre deste ano, o acreano Antônio Oliveira, 70 anos seguia em tratamento contra um câncer de língua em Porto Velho (RO). Na manhã de segunda-feira (04), seu Antônio não resistiu as complicações decorrentes da doença.
“O Herói de meus irmãos e eu, Dinho, Valdim, Lando e Lene. Nosso querido, velho, amigo e eterno pai Antônio de Oliveira. Nos deixa hoje com o coração cheio de gratidão e boas lembranças e recordações de um bom pai que dedicou a sua vida em prol de sua esposa e seus filhos. Que Deus o acolha meu pai em sua misericórdia na morada eterna”, disse.
Desde julho, o agricultor que morava no Ramal do Alemão no município de Brasileia, distante, 231 quilômetros da capital Rio Branco, vinha travando em paralelo outra luta. Desta vez para ter o direito de receber do estado de Rondônia alimentação enteral, destinada aos pacientes em tratamento contra o câncer e outras debilidades adquirida pelos imunossuprimidos.
No dia 08 de setembro, após o Estado descumprir pela segunda vez decisão judicial, o Juiz Johnny Gustavo Clemes, do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Velho, ordenou em sentença condenatória pelo bloqueio do dinheiro para custear a alimentação do idoso.
A luta travada em vida por Antônio Oliveira não foi em vão. Por conta da ação em favor dele, movida pelos advogados Marilza Gomes e Sérgio Muniz, da Defensoria Pública, outros 750 pacientes que passam pelo mesmo dilema em todo o estado poderão ser beneficiados a partir de agora pela decisão judicial.
Em maio deste ano, o governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) decidiu cortar a alimentação especial dessas pessoas. Até o momento não houve solução para o caso.
Na época, por meio de um memorando enviado ao jornalismo do News Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarecia aos gerentes regionais e chefes de núcleos de nutrição e Dietética, de que a “Cene estaria sofrendo com o “Déficit” de produtos e estoque mínimo em outros, por consequência não tem sido possível o atendimento total da demanda das Unidades Hospitalares da Rede de Saúde da Sesau/RO e Pacientes domiciliares atendidos pelo Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar, que inclui pacientes do Serviço de Atendimento Multidisciplinar Domiciliar – SAMD, do Núcleo de Apoio e Conciliação – NAC, do Núcleo de Mandados Judiciais e demandas administrativas.
Também por meio de uma nota, a prefeita, Fernanda Hassem e o vice-prefeito de Brasília Carlinhos do Pelado lamentaram o falecimento do idoso Antônio Oliveira.
O Jornal Eletrônico News Rondônia que esteve a frente deste episódio, também presta a suas condolências ao jornalista, Fernando Oliveira e aos seus familiares.
Comentários
Cotidiano
Alunos do IFAC de Sena Madureira se destacam no Enem 2025 com altas notas na redação
Resultados divulgados pelo instituto mostram desempenho entre 760 e 900 pontos; direção comemora e reforça papel da educação pública no interior

Entre os destaques estão estudantes que ultrapassaram a marca dos 800 pontos, chegando a 900 na redação, uma das provas mais decisivas. Foto: captada
Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Sena Madureira, alcançaram notas expressivas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, variando de 760 a 900 pontos. Os resultados foram divulgados nas redes sociais oficiais da instituição e destacam alunos que superaram os 800 pontos, com casos de 880 e 900.
A direção do IFAC parabenizou os estudantes e ressaltou que os resultados refletem o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e o empenho dos jovens. A redação é uma das etapas mais decisivas do exame, avaliando competências como argumentação, coesão e domínio da norma culta.
A conquista é celebrada como um fortalecimento da educação pública no interior do Acre, evidenciando a capacidade das escolas técnicas estaduais de preparar os alunos para processos seletivos de alto nível.
Comentários
Cotidiano
Barco naufraga em igarapé de Feijó e vídeo do acidente circula nas redes sociais
Embarcação conhecida como “batelão” afundou no Igarapé Diabinho nesta sexta (16); não houve vítimas, apenas danos materiais

Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador do município de Envira, no Amazonas. Apesar do susto, não houve vítimas e os prejuízos foram apenas materiais. Foto: captada
Um barco conhecido como “batelão” naufragou no Igarapé Diabinho, em Feijó, no interior do Acre, nesta sexta-feira (16). O vídeo do acidente, que circula nas redes sociais, mostra populares tentando recuperar pertences enquanto a embarcação permanece parcialmente submersa.
Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador de Envira, no Amazonas. Não houve vítimas — apenas prejuízos materiais. O incidente ocorreu próximo à ponte que liga Feijó ao projeto Envira e reforça o alerta sobre a segurança da navegação durante o período de cheia dos rios na Amazônia.
A causa do naufrágio ainda não foi esclarecida. O proprietário da embarcação ficou bastante abalado, conforme relatos locais. O caso ganhou repercussão nas redes e reacende discussões sobre condições de navegação em rios e igarapés do estado.
Veja vídeo com F. Noticias:
Comentários
Cotidiano
Paulinho do Cras confirma a dispensa de Jojo, Korea e Pablo

Foto Sueli Rodrigues: Pablo estava trabalhando entre os titulares do Leão
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta sexta, 16, a dispensa dos laterais Jojo, Korea e do meia Pablo, todos por indisciplina. Algumas atitudes nos treinamentos e alojamento dos atletas desagradaram ao técnico Rodrigo Deião e por isso a decisão pelas saídas.
Fecha treinamentos
Rodrigo Deião comanda um treino de bolas paradas nesta sexta, no Frotão, e fecha a preparação para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro jogo do Leão será contra o Humaitá neste sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.
Polaco como opção
Polaco, voltando de lesão no joelho esquerdo, deve ficar como opção no jogo de estreia do Estadual.
“Tivemos uma semana muito complicada. Vamos ficar na partida porque teremos uma estreia difícil”, avaliou o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Você precisa fazer login para comentar.