Conecte-se conosco

Acre

Operação na fronteira apreende 2 kg de maconha e prende mulher no bairro Mapajo em Cobija

Publicado

em

Droga estava armazenada em residência no bairro Mapajo, em Cobija, região que faz divisa com Brasiléia (AC); suspeita confessou que entorpecentes pertenciam ao companheiro

Uma ação da Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC) resultou na apreensão de 2,16 quilos de maconha prensada na manhã desta sexta-feira (27) em uma casa no bairro Mapajo, em Cobija (Bolívia), cidade que faz fronteira com Brasiléia, no Acre. Durante a operação, foi presa uma mulher de 21 anos, que mora no local com o companheiro – apontado como dono da droga.

De acordo com o Procurador de Substâncias Controladas de Pando/Cobija, Sandro Durán, a quantidade de maconha – dividida em quatro embalagens – indica que o material seria destinado ao comércio ilegal na região de fronteira, possivelmente para abastecer o mercado de Brasiléia. A suspeita, que não teve o nome divulgado, confessou que a droga pertencia ao parceiro.

Durante a ação, foi presa em flagrante uma mulher de 21 anos, que não teve sua identidade revelada, a mesma mora no local com seu companheiro. Foto: captada

O caso agora aguarda a definição de medidas cautelares contra a mulher, enquanto as autoridades bolivianas investigam a origem da droga e a rede de distribuição. A operação destacou a vulnerabilidade da região, onde o Rio Acre seria usado como rota para o tráfico de entorpecentes entre Cobija e Brasiléia.

Em depoimento às autoridades, a jovem afirmou que a droga que está dividida em quatro embalagens – pertencem ao seu parceiro. Foto: captada 

Veja vídeo reportagem com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo Federal reconhece situação de emergência em Sena Madureira por causa de enchentes

Publicado

em

Decreto publicado no Diário Oficial da União permite acesso a recursos federais e agiliza ações de assistência e recuperação no município

O reconhecimento federal foi concedido após a prefeitura encaminhar decreto municipal acompanhado de relatórios técnicos que apontam danos significativos em diversos setores da cidade. Foto: captada 

O Governo Federal reconheceu oficialmente a situação de emergência em Sena Madureira devido às enchentes que atingiram o município nas últimas semanas. A portaria foi publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União, confirmando a gravidade dos impactos causados pela elevação dos rios na região.

O reconhecimento ocorreu após a prefeitura encaminhar um decreto municipal acompanhado de relatórios técnicos que apontam danos como alagamentos de áreas residenciais, comprometimento da infraestrutura urbana, dificuldades de acesso e prejuízos a serviços essenciais.

Com a medida, o município tem agora respaldo legal para acelerar ações emergenciais, como assistência às famílias atingidas, distribuição de itens de primeira necessidade, recuperação de áreas danificadas e limpeza de locais afetados. O reconhecimento também facilita o acesso a recursos federais e apoio logístico.

A classificação do evento como inundação reforça o cenário crítico vivido durante as chuvas intensas, quando os rios ultrapassaram níveis de segurança. Mesmo com a redução gradual das águas, os efeitos da cheia ainda são percebidos em vários bairros, especialmente nas áreas ribeirinhas.

A decisão fortalece a articulação entre os governos municipal, estadual e federal para ações de recuperação e prevenção. As equipes de defesa civil seguem monitorando áreas sensíveis e orientando a população sobre medidas de segurança no período pós-enchente.

A análise técnica levou em conta dados coletados durante o auge da enchente, que evidenciaram a dimensão dos danos provocados. Foto: arquivo 

Comentários

Continue lendo

Acre

Luto! Morre seu Osmar Girardi, proprietário de farmácia no Universitário, em Rio Branco

Publicado

em

O senhor Osmar era uma figura querida e respeitada na comunidade local

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora encerram em 9 de fevereiro

Publicado

em

Iniciativa reconhece o trabalho realizado nos municípios para estimular o empreendedorismo

Os gestores públicos municipais do Acre podem se inscrever para participar da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) até o dia 9 de fevereiro. As prefeituras podem ter o reconhecimento por iniciativas promovidas em prol dos pequenos negócios em suas localidades.

A premiação é uma vitrine das melhores práticas de gestão pública municipal, estimuladas por meio dos programas Cidade Empreendedora e Territórios Empreendedores, que oferecem suporte e ferramentas para transformar os ambientes mais favoráveis para quem empreende.

O Prêmio possui nove categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; e Gestão Inovadora.

Além disso, o PSPE estimula a inovação no setor público, contribui para a ampliação das capacidades municipais, promove a aprendizagem e inspira novos projetos e ideias, que beneficiarão a comunidade como um todo.

O PSPE 2025/2026 acontece em duas etapas: Estadual – de agosto/2025 a abril/2026 – e Nacional – maio de 2026. Os detalhes do Prêmio, bem como das categorias e demais critérios para participação, estão no regulamento que pode ser encontrado no site da premiação: prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.

Comentários

Continue lendo