fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Operação Gota: Saúde amplia vacinação contra influenza e sarampo a partir desta sexta-feira em todo o Acre

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), amplia a vacinação contra a gripe influenza e sarampo para crianças de 6 meses à 10 anos de idade a partir desta sexta-feira, 10. O objetivo é dar suporte aos municípios para a melhoria da cobertura vacinal e imunização do público-alvo mais suscetível a síndromes respiratórias.

“Nós últimos meses temos identificado o aumento de casos graves de síndromes respiratórias em crianças nessa faixa etária. A vacinação é uma das formas de prevenção mais eficaz contra alguma dessas doenças transmitidas por vírus e, por isso, estamos ampliando a aplicação deste público prioritário. As vacinas podem ser encontradas em qualquer unidade de saúde dos municípios acreanos”, destacou Renata Aquiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre.

Procure uma unidade de saúde munida da carteira de vacinação e cartão do SUS. Foto: Odair Leal/Secom

Operação Gota

Inicia também no próximo dia 14 e vai até 30 de junho a Operação Gota, realizada pelos ministérios da Saúde e da Defesa, com apoio do Estado e das prefeituras de oito municípios do Acre. A ação de multivacinação visa beneficiar a população que vive em regiões de difícil acesso do país, como áreas rurais, ribeirinhas e indígenas.

A estratégia teve início em 1993, como iniciativa isolada no estado do Amazonas, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas da região do Rio Juruá. Desde então, se consolidou no país como uma ação imprescindível para a realização de multivacinação em áreas mais isoladas. Atualmente, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá e Pará.

No Acre, a vacinação será realizada entre os municípios de Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. As ações contarão com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Rio Branco aprova uso do PIX para pagamento de passagens no transporte público

Publicado

em

Projeto do vereador Samir Bestene visa modernizar o sistema e garantir mais praticidade e inclusão aos usuários

Foto: Jardy Lopes

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou nesta semana o Projeto de Lei que obriga as empresas concessionárias e permissionárias do transporte público municipal a aceitarem o sistema PIX como forma de pagamento das tarifas. A proposta é de autoria do vereador Samir Bestene (PP) e agora segue para sanção do Executivo.

O objetivo da medida é modernizar o sistema de transporte coletivo da capital acreana e facilitar o acesso da população, especialmente de quem não utiliza dinheiro em espécie ou cartões de transporte. A proposta pretende ampliar a praticidade para os usuários, promovendo mais comodidade e inclusão.

Durante a defesa do projeto em plenário, Samir Bestene destacou que a iniciativa acompanha as transformações tecnológicas vividas no país.

— O transporte público precisa acompanhar as mudanças da sociedade. Hoje, milhões de brasileiros utilizam o PIX no dia a dia, inclusive para pequenas compras. Nada mais justo do que permitir que o cidadão também possa pagar sua passagem com o celular, de forma prática, segura e sem depender de dinheiro trocado — afirmou o vereador.

Segundo ele, a proposta representa um avanço em termos de agilidade, inclusão digital e respeito ao usuário do transporte coletivo de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito oficializa Rutênio Sá como líder e Márcio Mustafá como vice-líder na Câmara

Publicado

em

Foto: Whidy Melo

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, confirmou nesta quinta-feira (15) a oficialização do vereador Rutênio Sá como líder da gestão municipal na Câmara e o vereador Márcio Mustafá como vice-líder.

Segundo o prefeito, a escolha da dupla é estratégica para fortalecer o diálogo entre os poderes e buscar soluções para as demandas do Legislativo. “Não tenho dúvida nenhuma de que os líderes vão trabalhar para isso. É claro que ninguém consegue resolver tudo. Nunca vamos atender 100% das demandas que os vereadores trazem, porque quanto mais você atende, mais demanda aparece. Mas, com esses dois, tenho certeza de que vamos avançar muito nesse diálogo”, afirmou.

Bocalom aproveitou para comentar reclamações recentes de vereadores sobre o não atendimento de requerimentos. Segundo ele, a oficialização dos líderes deve ajudar a melhorar essa comunicação. “Nós estamos trabalhando muito, e tudo isso são escolhas que a gente precisa fazer com responsabilidade”, explicou.

Para o vereador Márcio Mustafá, assumir a vice-liderança não muda seu posicionamento político dentro da Câmara. “Na realidade, venho da iniciativa privada. Meus votos sempre vieram da construção civil, do pedreiro, do carpinteiro, do servente, do médico de obra, do vigia. Então isso não muda nada. A gente tem convicção de que é 100%-base do prefeito. Estamos ali para defender as boas pautas e, quando algo não estiver conforme, vamos chamar a base para discutir e alinhar dentro das quatro linhas”, disse.

Já o novo líder, Rutênio Sá, ressaltou que o reforço na liderança vai ajudar na articulação das pautas de interesse do Executivo. “A gestão está buscando modernizar a cidade, tem muitos projetos de lei e ações em andamento. A vinda do vereador Mustafá, que tem experiência com construção civil e projetos, é importante para embasar a defesa da gestão dentro da Câmara”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores fecham URAP em protesto contra troca de coordenador no Calafate

Publicado

em

Foto: David Medeiros/ac24horas

Insatisfeitos com a substituição do coordenador da unidade, moradores da região do Calafate bloquearam o acesso à URAP Rosângela Pimentel, em Rio Branco, na manhã desta quinta-feira (15). O protesto, que impediu a entrada de pacientes e servidores, reivindica a permanência de Francisco, gestor anterior da unidade. Segundo os manifestantes, a mudança teve motivação política e desconsiderou a opinião da comunidade atendida.

A unidade atende também os bairros Ilson Ribeiro, Portal da Amazônia, Jequitibá e outros da regional. No local, um abaixo-assinado com mais de 3,5 mil assinaturas está sendo apresentada em forma de protesto. Devido ao bloqueio, uma fila consideravelmente grande se formou do lado de fora da unidade, com moradores que aguardavam atendimento e foram surpreendidos pelos portões fechados. Enfermeiros, médicos e demais servidores também não conseguiram acessar o local.

Foto: David Medeiros/ac24horas

“Trocaram o nosso gestor. Isso foi um acordo político. A gente não aceita porque o Francisco é uma pessoa maravilhosa. Ele cuida dos idosos, das crianças, dos deficientes, dos centros de recuperação. Está ali pra comunidade 24 horas”, afirmou Vilma Rocha, representante do bairro Ilson Ribeiro.

Segundo ela, o coordenador anterior tem atuação direta na URAP e auxilia até mesmo pacientes sem ficha. “Muitas vezes as pessoas chegam aqui de madrugada e não conseguem pegar ficha. Mas ele sempre dá um jeito de atender todo mundo”, completou.

Outra moradora, Cibele, secretária do bairro Portal da Amazônia, também se posicionou contra a troca. “Ele conhece a realidade de cada bairro. Quando a gente vem pra uma unidade de saúde, já vem debilitado, e ele trata a comunidade com amor. Tira do bolso dele quando precisa. E por que, na época da eleição, ninguém vem consultar a comunidade antes de fazer essas mudanças?”, questionou.

O presidente da região Aroeira, pastor Aroldo, reforçou que a manifestação não tem previsão de terminar. “Só vamos sair daqui quando um representante vier nos dar uma resposta. Se não tivermos essa resposta, vamos continuar segunda, terça, quarta, quinta… até o prefeito ouvir a nossa voz”, afirmou.

 

Comentários

Continue lendo