Flash
Operação Fim da Linha: 24 membros de organização criminosa são condenados a mais de 200 anos de reclusão
Condenações efetivam o processo de desarticulação dos grupos criminosos no Acre.
O Juízo da 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco condenou 24 réus, que foram denunciados em um mesmo processo pelo seu envolvimento com organização criminosa. As penas totalizaram mais de 200 anos de reclusão e as condutas estão descritas nos termos do artigo 2º, § 2º, e §4º, incisos I e IV, da Lei n° 12.850/2013.
Todos estão presos e são possuidores de maus antecedentes criminais. Foram 23 homens e uma mulher flagrados na segunda fase da Operação Fim da Linha. O processo está em segredo de Justiça e ainda cabe recurso contra a condenação estabelecida.
As sanções são uma resposta do Judiciário contra o fortalecimento de organizações criminosas, que atuam em detrimento da paz pública da sociedade acreana. Uma vez que para a manutenção do ofício criminal é praticado uma grande amplitude de crimes, dentro e fora dos presídios.
Dosimetria da pena
Para a maioria dos sentenciados, a dosimetria de pena considerou como causas de aumento a utilização de arma de fogo e participação de crianças ou adolescentes. Sete infratores receberam pena de em nove anos de reclusão, mais o pagamento de 100 dias-multa. Outros onze tiveram a incidência de atenuante pela confissão espontânea, o que resultou na redução da pena para sete anos e seis meses de reclusão e 20 dias-multa.
A menor pena arbitrada totalizou seis anos de reclusão e 20 dias-multa. Por fim, cinco integrantes foram punidos com 10 anos, seis meses de reclusão, mais 120 dias-multa. Esses tiveram uma pena maior justificada por atividades de liderança ou pela conexão estabelecida com outra organização criminosa interdependente.
Operação Fim da Linha
A primeira fase da Operação Fim da Linha abriu o caminho para a consolidação de 33 ações criminais que foram julgadas em 2018, resultando na condenação de 141 réus, de uma mesma facção.
As penas somadas foram superiores a 950 anos, contudo, muitos foram enquadrados em regime semiaberto, outros nove foram absolvidos, seis estão em prisão domiciliar e dois faleceram.
A segunda fase do trabalho da segurança pública continuou a partir do material probatório reunido durante a operação, como anotações e celulares. Então, com essa sentença exarada em 2019, totalizaram 165 pessoas sentenciadas a mais de 1150 anos.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco age rápido e garante reabastecimento de água após acidente por conta da cheia do Rio Acre
Na manhã deste sábado (15), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhou de perto a retomada da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, após um incidente causado pelas cheias do Rio Acre — quando balseiros atingiram a balsa, causando o afundamento do flutuante — que comprometeu o abastecimento na capital. Bocalom ressaltou os desafios enfrentados e o esforço da gestão municipal para resolver a crise no menor tempo possível.
Desde as primeiras horas do incidente, as equipes da prefeitura trabalharam intensamente para restabelecer o fornecimento de água. Inicialmente, a produção atingiu 40% da capacidade, e a previsão é que até o período da tarde o volume chegue a 1.400 litros por segundo, suficiente para abastecer toda a cidade. Após essa etapa, será iniciado o processo de distribuição para garantir que todas as regiões de Rio Branco sejam contempladas.
O prefeito também destacou que, até o final de 2024, a gestão municipal já terá investido mais de R$ 200 milhões na infraestrutura hídrica da capital. Segundo ele, os recursos aplicados visam modernizar o sistema de abastecimento e evitar que crises como essa voltem a ocorrer.
A expectativa da prefeitura é que, em até dois dias, o abastecimento esteja normalizado em toda a cidade. “Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso à água com qualidade e sem interrupções. Estamos trabalhando incansavelmente para isso”, afirmou Bocalom.
Comentários
Flash
Sebrae leva atendimento para Empreendedores de Acrelândia

Ação visa fortalecer o empreendedorismo local com apoio de soluções do Sebrae
O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal e possibilita que Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) tenham acesso a serviços como abertura e formalização de negócios, declaração anual do MEI, emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), atualização cadastral, além de orientações sobre gestão, inovação e competitividade.
O analista do Sebrae, Cledson Amaral, afirma que a ação tem como objetivo levar conhecimento, capacitação e informação para os pequenos negócios. “Por meio do Sebrae na Rua, conseguimos oferecer um leque de oportunidades para esses empreendedores de regiões mais distantes, atendendo também potenciais empreendedores que têm ideias de negócio e desejam fomentar. Queremos incentivar ainda mais o empreendedorismo no estado”, explica Amaral. A iniciativa tem a parceria da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia.
Sebrae na Rua
Data: 19,20 e 21 de março
Horário: 09 às 17h
Local: Calçadão Municipal, R. Minas Gerais, 220-406, Acrelândia/AC
Comentários
Flash
Secretários de Brasiléia articulam apoio para as atividades culturais no município junto à Fundação Elias Mansour
Nesta sexta-feira, 14, uma comitiva de secretários de Brasiléia, na companhia de dois vereadores visitou ou o Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, onde está sediada a Fundação Elias Mansour (FEM), para discutir parcerias culturais para o município.
Em recente encontro com o prefeito Carlinhos do Pelado, ocasião em que se inaugurava a Rádio Aldeia de Brasiléia, o governador Gladson Cameli pediu para que as atividades do governo do estado e da prefeitura pudessem acontecer de forma unificada, fortalecendo as ações das duas esferas de poder.
A comitiva brasileense foi recebida pelo presidente da Fundação Elias Mansour – Minoru Kinpara, Sérgio Siqueira – Diretor de Eventos e Júnior Chaves – assessor técnico.
A Secretária Arlete Amaral apresentou uma planilha de eventos a serem realizados pela prefeitura de Brasiléia, através da secretaria de cultura, esportes e turismo, que carecem de apoio irrestrito do governo do estado, que dispõe de ações culturais nos mesmos moldes para os municípios.
A FEM já trabalha a primeira ação em Brasiléia com apoio da prefeitura, que é o Festival Estadual da Canção, a ser realizada no final do mês de abril, destinada a estudantes e comunidade gospel.
O encontro também abordou estratégias para valorizar a cultura local, ampliar o acesso da população a eventos culturais e preservar a identidade regional. Foram discutidas parcerias para fortalecer projetos culturais, integrar práticas sustentáveis e proteger o patrimônio histórico do município.
Minoru Kinpara disse que era uma alegria poder receber uma equipe tão empolgada em fazer cultura e que se faz necessário casar as atividades nos municípios para que cheguem mais forte onde mais se necessita. Ele destacou a importância da colaboração entre estado e município para impulsionar a cultura.
Participaram do encontro a Secretária de Cultura, Arlete Amaral; a Secretária de Meio Ambiente, Liane Chaves; o Secretário de Comunicação, Chiquinho Chaves; o Coordenador da Defesa Civil, Capitão Sandro; além dos vereadores Lucélia Borges e Careca Gadelha.
Você precisa fazer login para comentar.