Cotidiano
Operação da PF combate exploração ilegal de madeira em terras indígenas
As diligências aconteceram em Vilhena, Chupinguaia, Espigão do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Colorado do Oeste e Pimenta Bueno. O cumprimento dos mandados conta com a participação de cerca de 90 policiais federais.
Com rondoniagora
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Êxodo, para dar cumprimento a 7 mandados de prisão temporária e 32 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho contra envolvidos em exploração ilegal de madeira em terras indígenas.
As diligências acontecem em diversas cidades de Rondônia, incluindo Vilhena, Chupinguaia, Espigão do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Colorado do Oeste e Pimenta Bueno. O cumprimento dos mandados conta com a participação de cerca de 90 policiais federais.
Em paralelo, ocorre ação ostensiva conjunta, no bojo da Operação Verde Brasil 2, com participação da Polícia Federal, Polícia Militar, IBAMA e Funai, que realiza incursão na Terra Indígena Tubarão-Latundê para identificar as áreas destruídas pelos criminosos e alvo de desmatamento, assim como para dar cumprimento a mandado de prisão.
A investigação desenvolvida na Delegacia de Polícia Federal em Vilhena visa desarticular organização criminosa dedicada à exploração ilegal de madeiras oriundas de Terras Indígenas, em especial da TI Tubarão-Latundê, no município de Chupinguaia.
Ao longo dos trabalhos, foi verificada a prática reiterada de fraudes que buscavam dar aparência lícita aos produtos florestais explorados ilegalmente, realizando, além do desmatamento das áreas de preservação, diversos outros crimes como inserção de dados falsos em sistemas, falsidade ideológica, lavagem de capitais e organização criminosa.
Foram utilizadas empresas madeireiras, muitas delas constituídas por interpostas pessoas (“laranjas”), que utilizavam créditos falsos nos sistemas do Ibama para realizar a comercialização dos produtos, buscando burlar o controle.
O dano ambiental apurado supera o valor de R$ 50 milhões, gerado a partir da retirada ilegal de madeiras nobres como Ipê, Peroba, Cerejeira, Jequitibá, Angelim e Sucupira, resultado do desmatamento de milhares de hectares de áreas da União.
Os presos, depois de interrogados na sede da Polícia Federal, serão encaminhados a presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal e responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de organização criminosa, extração ilegal de madeira, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e lavagem de capitais.
Comentários
Cotidiano
CBF divulga tabela e locais dos jogos da segunda fase da Série D 2025

Altos do Piaui (de verde) estará neste final de semana em Rio Branco (Foto Arquivo do Altos)
Confrontos de ida começam em 2 de agosto; mata-mata segue até a final em setembro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta semana o calendário oficial da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D 2025. A nova etapa da competição será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Avançam os times que vencerem uma partida e empatarem a outra, ou que vencerem ambas as partidas.
A rodada de ida começa no dia 2 de agosto e segue até o dia 4, com os jogos de volta marcados para os dias 9 e 10 do mesmo mês. A grande final da competição está agendada para os dias 21 e 28 de setembro.
Confira a programação dos confrontos de ida da segunda fase:
Jogos de 2 de agosto (sábado):
- 15h30: Goiatuba x São José-RS – Estádio Divina Garcia, Goiatuba (GO)
- 16h00: Maranhão x Tuna Luso – Estádio Castelão, São Luís (MA)
- 16h00: Maricá x Aparecidense – Estádio João Saldanha, Maricá (RJ)
- 16h00: Água Santa x Ceilândia – Arena Inamar, Diadema (SP)
- 16h00: FC Cascavel x Barra-SC – Olímpico Regional, Cascavel (PR)
- 17h00: Ferroviário-CE x ASA – Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
- 18h00: Mixto-MT x Portuguesa – Estádio Presidente Dutra, Cuiabá (MT)
- 19h00: Luverdense x Rio Branco-ES – Estádio Passo das Emas, Lucas do Rio Verde (MT)
Jogos de 3 de agosto (domingo):
- 16h00: Juazeirense x América-RN – Estádio Adauto Moraes, Juazeiro (BA)
- 16h00: Central x Lagarto – Estádio Lacerdão, Caruaru (PE)
- 16h00: Joinville x Cianorte – Arena Joinville, Joinville (SC)
- 17h00: Manaus x Imperatriz – Estádio Carlos Zamith, Manaus (AM)
- 17h00: Sergipe x Santa Cruz – Arena Batistão, Aracaju (SE)
- 19h00: Independência-AC x Altos-PI – Arena da Floresta, Rio Branco (AC)
- 19h00: Marcílio Dias x Inter de Limeira – Estádio Hercílio Luz, Itajaí (SC)
Jogo de 4 de agosto (segunda-feira):
- Horário a definir: Sampaio Corrêa x Manauara – Estádio Castelão, São Luís (MA)
A expectativa é de grandes confrontos, com clubes de todas as regiões do país em busca do acesso à Série C do Brasileirão.
Comentários
Cotidiano
Larusso, Wallace e Fininho reforçam o Independência na 2ª fase do Brasileiro

Foto Sueli Rodrigues: Larusso disputou o Campeonato Estadual pelo Vasco
O volante Larusso, ex-Vasco, Wallace Juan, ex-Humaitá, e o extremo Fininho, ex-Operário do Amazonas, se apresentaram ao técnico Ivan Mazzuia nesta quarta, 30, e são os três primeiros reforços do Independência para a disputa da 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
“Precisávamos dessas peças para aumentar as opções para os confrontos contra o Altos. Vamos lutar por uma vaga na terceira fase”, comentou Ivan Mazzuia.
Atletas treinaram
Os três atletas participaram do treinamento coletivo desta quarta, no CT do Cupuaçu, contra o Santa Cruz.
“Os jogadores chegaram e se colocaram à disposição para treinar. Isso mostra o nível de comprometimento”, avaliou o treinador.
Um atacante
Segundo Ivan Mazzuia, a diretoria do Independência ainda tenta a contratação de um camisa 9.
“Temos algumas opções, mas é preciso avaliar os custos. Essa também será uma peça importante”, explicou o técnico.
Comentários
Cotidiano
Acre empata com Mato Grosso e mantém chances de classificação

Foto FADE: Meninas do Dom Pedro estão confiantes para duelo contra o Amazonas
O Acre (Dom Pedro II) empatou com Mato Grosso por 1 a 1 nesta quarta, 30, em Aracajú, Sergipe, em um duelo válido pela 2ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino Estudantil. O gol acreano foi marcado pela ala Isadora.
Duelo contra o Amazonas
As meninas acreanas enfrentam o Amazonas nesta quinta, 31, a partir das 7h30 (hora Acre), e uma vitória pode colocar o Acre na fase decisiva da Série Ouro.
“Nosso grupo ficou bastante embolado após os resultados desta quarta. O mais importante são as nossas chances de manter as chances de disputar medalha”, comentou a técnica Flávia Fernandes.
Você precisa fazer login para comentar.