Geral
ONU alerta para crise de saúde mental diante de pandemia
Relatório da OMS também ressalta que muitos estão angustiados em relação aos impactos imediatos do novo coronavírus à saúde e as consequências do isolamento físico; além do medo da infecção, morte e da perda de familiares.

Foto: Chinnapong/Shutterstock
Da CNN
Uma crise global de doenças mentais está se aproximando, uma vez que milhões de pessoas em todo o mundo estão cercadas de morte e doença – e ainda são forçadas ao isolamento, pobreza e ansiedade por causa da pandemia da Covid-19. A avaliação é de especialistas em saúde da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta quinta-feira (14).
“O isolamento, o medo, a incerteza, a turbulência econômica – todos causam ou podem causar problemas psicológicos”, disse Devora Kestel, diretora do departamento de saúde mental da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Ao apresentar um relatório da ONU junto de orientações políticas sobre Covid-19 e saúde mental, Kestel disse que provavelmente haverá um aumento no número e na gravidade de doenças mentais, e os governos devem colocar o problema “na frente e no centro” de suas respostas.
“A saúde mental e o bem-estar de sociedades inteiras foram severamente afetados por esta crise e são uma prioridade a ser tratada com urgência”, disse.
O relatório destacou várias regiões e seções das sociedades como vulneráveis ao sofrimento mental. O exemplo social inclui crianças e jovens isolados de amigos e da escola, bem como profissionais de saúde que estão vendo milhares de pacientes infectados e morrendo pelo novo coronavírus.
Estudos e pesquisas emergentes já mostram o impacto da Covid-19 na saúde mental em todo o mundo. Os psicólogos dizem que as crianças estão ansiosas. Também foram registrados aumentos nos casos de depressão e ansiedade em vários países.
A violência doméstica é outro ponto que aumenta frente à pandemia. E profissionais de saúde relatam uma crescente necessidade de apoio psicológico. Médicos e enfermeiros norte-americanos relatam que eles ou seus colegas já experimentaram uma combinação de pânico, ansiedade, tristeza, dormência, irritabilidade, insônia e pesadelos.
Fora do setor da saúde, o relatório da OMS disse que muitas pessoas estão angustiadas em relação aos impactos imediatos do novo coronavírus à saúde e as consequências do isolamento físico, enquanto muitas outras têm medo da infecção, morte e da perda de familiares.
Milhões de pessoas estão enfrentando uma turbulência econômica, tendo perdido ou correndo o risco de perder sua renda e meios de subsistência, acrescentou. A desinformação frequente, junto de rumores sobre a pandemia e a profunda incerteza sobre quanto tempo ela durará, estão fazendo as pessoas sentirem-se ansiosas e sem esperança em relação ao futuro.
Foram apresentados pontos de ação para os líderes políticos “reduzirem o imenso sofrimento entre centenas de milhões de pessoas e atenuarem os custos sociais e econômicos de longo prazo para a sociedade”.
Entre eles, a reparação de um “subinvestimento” histórico em serviços psicológicos, com o fornecimento de “saúde mental de emergência” por meio de terapias remotas, como tele-aconselhamento para profissionais de saúde presentes na linha de frente.
O trabalho proativo com pessoas conhecidas por terem depressão e ansiedade, ou diante de alto risco de sofrerem por doenças e violência domésticas, e até o empobrecimento agudo, são outros pontos que também foram destacados.
Comentários
Geral
Prefeitura de Rio Branco decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro
Medida assinada pelo prefeito Tião Bocalom vale para repartições municipais e não afeta serviços essenciais

Foto: Luan Diaz
A Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 26 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026. A medida consta no Decreto nº 3.432, assinado pelo prefeito Tião Bocalom e publicado nesta terça-feira (23).
O decreto complementa o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município para 2025, instituído pelo Decreto Municipal nº 13, de 2 de janeiro deste ano, e também leva em consideração o Decreto Estadual nº 11.805, de 18 de dezembro de 2025.
Conforme o texto, os secretários municipais e demais autoridades da administração pública estão autorizados a convocar servidores para o expediente normal nos dias declarados como ponto facultativo, sempre que houver necessidade de serviço. Nesses casos, não haverá exigência de compensação de horas para os servidores convocados.
A Prefeitura esclarece ainda que o ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, que deverão manter funcionamento regular, garantindo o atendimento à população.
As demais regras previstas no calendário municipal de feriados e pontos facultativos permanecem inalteradas. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende suspeito de envolvimento na morte do fazendeiro “João Sucuri”
Operação Lei da Fronteira foi deflagrada em Plácido de Castro com apoio de forças policiais do Acre e de Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta segunda-feira (22), a Operação Lei da Fronteira, que resultou na prisão de um suspeito de envolvimento no assassinato do fazendeiro João Paulino, conhecido como “João Sucuri”. O crime ocorreu em maio de 2025, no distrito de Nova Califórnia, em Rondônia. As informações são do portal Rondoniagora.
A ação foi realizada no município de Plácido de Castro, no Acre, com apoio da Polícia Civil acreana, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Acre (PMAC), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Delegacia de Polícia de Extrema. Ao todo, mais de 20 policiais participaram da operação, coordenada pela delegada Keity Mota.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes apreenderam aparelhos celulares, munições e um carregador de pistola calibre .45, materiais que serão submetidos à análise no curso das investigações.
De acordo com a Polícia Civil, o fazendeiro foi morto em uma emboscada dentro de sua própria propriedade. Um vaqueiro que o acompanhava também foi atingido por disparos, mas conseguiu fugir e sobreviveu.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Velho. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos no homicídio.
Comentários
Geral
Sancionado porte de arma para policiais legislativos dos estados e do DF

Foto: Ilustrativa – Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (23) a concessão de porte de arma de fogo aos policiais legislativos das Assembleias Legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O chefe do Executivo vetou trechos do texto que dispensavam a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para a concessão do porte de armas de fogo para o grupo.
Na avaliação do Poder Executivo, os vetos foram necessários por representarem uma flexibilização significativa do sistema normativo e a retirada de garantias essenciais para o manuseio seguro de armas de fogo, com risco à política nacional de controle de armas e à segurança pública.
Segundo o presidente, as medidas configurariam, ainda, violação da Constituição, que consagra a segurança como direito social.
O projeto de lei foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara em caráter conclusivo em outubro. O texto altera o estatuto do desarmamento de 2003.
Atualmente, o estatuto já autoriza o porte de arma aos policiais legislativos da Câmara e do Senado. Com as mudanças, essa regra será estendida a todos os policiais legislativos do país.

Você precisa fazer login para comentar.