fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Homem com esquizofrenia leva três tiros da PM durante surto e morre em hospital de Rio Branc

Publicado

em

A família de José Bartolomeu Silva Souza, de 33 anos, está revoltada com a ação policial que terminou com a morte dele. O homem sofria de esquizofrenia e foi baleado pela Polícia Militar (PM-AC) durante um surto, na última terça-feira (8). Ele teria tentado agredir os policiais com um terçado e levou três tiros.

A PM-AC foi acionada pelo pai de Souza, após ele ameaçar tirar a própria vida, no Ramal do Braz, região do Belo Jardim II, em Rio Branco. O rapaz teria se trancado dentro de casa e a família resolveu pedir ajuda à polícia. Ao chegar na residência, Souza teria recusado a sair e a polícia decidiu quebrar a porta.

Segundo os familiares, por causa do surto, Souza ficou ainda mais assustado com a ação dos policiais e tentou se defender com um terçado. Ao perceber a possível agressão, os policiais dispararam contra o morador.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para atender o rapaz. Ele foi colocado dentro de uma viatura da PM-AC e levado ao encontro da ambulância.

José Bartolomeu Souza morreu na noite dessa quarta (9) no Pronto Socorro de Rio Branco. Nesta quinta (10), o irmão de Souza, Francisco de Assis, conversou com uma equipe da Rede Amazônica Acre no Instituto Médico Legal (IML) e condenou a forma como a situação foi conduzida pela PM-AC.

“A polícia foi, arrombou a casa, ele tinha um terçado dentro de casa, porque ficava sozinho, e atiraram nele lá dentro mesmo. Deram três tiros nele. No lugar de ajudar, fizeram isso com meu irmão. Ele era especial, uma pessoa que não ofendia ninguém, tinha os problemas dele, mas só ofendia ele mesmo porque, às vezes, quando se aperreava queria se matar e a gente chamava, ele ia, dormia e no outro dia acordava bom”, lamentou.

PM lamenta morte

Em nota, a PM-AC lamentou a morte do morador e afirmou que os disparos foram feitos após Souza ameaçar matar um policial com o terçado. Segundo a polícia, a casa estava com pouca iluminação e, com ajuda de uma lanterna, o policial viu quando o rapaz veio em direção ao militar.

Ainda segundo o comunicado da polícia, equipes do Corpo de Bombeiros também tentaram ajudar na negociação com o morador, mas sem sucesso. Veja nota na íntegra abaixo.

“Foram necessários três disparos para que o homem cessasse seu intento, vindo a cair e largar o terçado. A equipe da PM acionou o Samu e auxiliou na remoção do homem até a ambulância, considerando a dificuldade de acesso ao ramal. Reiteramos que a corporação lamenta o desfecho do fato, sente pelo falecimento do senhor José Bartolomeu, e afirma que o intuito da instituição é sempre garantir a vida e a segurança dos cidadãos”, diz a PM-AC.

‘Dor que não passa’

Muito abalado com a perda, Francisco de Assis falou que a família ainda não sabe se vai tomar alguma providência sobre o caso. Além de esquizofrenia, José Bartolomeu Souza também sofria de epilepsia.

O parente revelou que ele tomava medicamentos controlados desde criança. “Ele queria se matar, e foram lá e mataram. Foi o que fizeram com meu irmão. O que vamos fazer é superar a dor, que não passa”, criticou.

Nota da PM-AC

Em relação à ocorrência envolvendo tentativa de suicídio na noite do último dia 8 de março, primeiramente, a Polícia Militar e seu corpo de policiais lamentam profundamente o falecimento do Sr. José Bartolomeu Silva de Souza.

Informamos que uma guarnição da PM foi empenhada para o atendimento da referida ocorrência, no Ramal do Bráz, juntamente com uma guarnição do Corpo do Bombeiros Militar.

No local, foi informado por familiares que o homem encontrava-se dentro de uma residência em estado de descontrole emocional, agressividade e dizia que iria comenter suicídio.

A equipe do Corpo de Bombeiros tentou contato verbal com o homem mas não obteve nenhuma resposta. Então, a guarnição da PM entrou na residência para verificar a situação do possível suicida.

A residência contava com pouca iluminação, e, utilizando-se de uma lanterna, os policiais foram verificando os cômodos do local. Ao entrarem em um quarto da residência, o homem foi visualizado com um terçado nas mãos.

Os militares ordenaram que o homem soltasse o terçado (arma branca), porém o indivíduo ameaçava os policiais e, em dado momento, se lançou em direção a um policial e, levantando o braço que empunhava o facão, disse que iria matar o militar. Neste momento, o policial repeliu a injusta agressão, usando a arma de fogo.

Foram necessários 3 disparo para que o homem cessasse seu intento, vindo a cair e largar o terçado.

A equipe da PM acionou o Samu e auxiliou na remoção do homem até a ambulância, considerando a dificuldade de acesso ao Ramal.

Após o homem ser encaminhado ao hospital, a equipe elaborou boletim de ocorrência e entregou, juntamente com o terçado, a delegacia de polícia civil, e, posteriormente, apresentaram-se a corregedoria da Polícia Militar, para os procedimentos de polícia judiciária militar cabíveis em todas as ocorrências em que há disparo de arma de fogo por policial militar com lesão a pessoa.

Reiteramos que a corporação lamenta o desfecho do fato, sente pelo falecimento do senhor José Bartolomeu, e afirma que o intuito da instituição é sempre garantir a vida e a segurança dos cidadãos.

Assessoria de Comunicação da PMAC

Colaborou a repórter Agatha Lima, da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste

Publicado

em

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe

Coleta de secreção nasal para exame de Covid-19: casos da doença aumentam no Brasil. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.

O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.

Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”

O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá

Publicado

em

Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais

A PM, prendeu Rafael V. de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. o mesmo tem passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa. Foto: cedida 

Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.

A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.

No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.

Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito Olavinho Boiadeiro se reúne com autoridades é Sebrae para planejar eventos festivos de 2025 em Acrelândia

Publicado

em

O encontro teve como pauta o planejamento de eventos festivos para 2025, como a tradicional ExpoAcrelândia e a novidade Festa do Empreendedor

O planejamento das festividades promete ser um marco para a cidade, com foco na inovação e no incentivo ao desenvolvimento econômico e cultural. Foto: assessoria

O Prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, recebeu em seu gabinete nesta semana o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Vitor Martineli, o presidente da Associação Comercial de Acrelândia (ACEAC), Jarder, o representante da Federacre, Pedro, o consultor do SEBRAE, Clóvis, e a Secretária de Administração, Luciana. O encontro teve como objetivo principal o planejamento de grandes eventos festivos para o ano de 2025, destacando a tradicional ExpoAcrelândia e a nova atração: a Festa do Empreendedor.

Com uma agenda voltada para a celebração e promoção do município, o encontro reforçou o compromisso da Prefeitura em apoiar eventos que fomentem o comércio local e celebrem o empreendedorismo em Acrelândia. A parceria entre o executivo municipal e a ACEAC e Sebrae segue sólida, com perspectivas de fortalecer ainda mais as ações que beneficiam a população e movimentam a economia local.

O compromisso de promover eventos que integrem a comunidade e incentivem o empreendedorismo segue sendo uma prioridade para o município.

A reunião reafirmou a parceria estratégica entre o executivo municipal e a ACEAC, que continua consolidando o apoio necessário para a realização de grandes celebrações e o fortalecimento da economia local. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo