Conecte-se conosco

Cotidiano

Homem com esquizofrenia leva três tiros da PM durante surto e morre em hospital de Rio Branc

Publicado

em

A família de José Bartolomeu Silva Souza, de 33 anos, está revoltada com a ação policial que terminou com a morte dele. O homem sofria de esquizofrenia e foi baleado pela Polícia Militar (PM-AC) durante um surto, na última terça-feira (8). Ele teria tentado agredir os policiais com um terçado e levou três tiros.

A PM-AC foi acionada pelo pai de Souza, após ele ameaçar tirar a própria vida, no Ramal do Braz, região do Belo Jardim II, em Rio Branco. O rapaz teria se trancado dentro de casa e a família resolveu pedir ajuda à polícia. Ao chegar na residência, Souza teria recusado a sair e a polícia decidiu quebrar a porta.

Segundo os familiares, por causa do surto, Souza ficou ainda mais assustado com a ação dos policiais e tentou se defender com um terçado. Ao perceber a possível agressão, os policiais dispararam contra o morador.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para atender o rapaz. Ele foi colocado dentro de uma viatura da PM-AC e levado ao encontro da ambulância.

José Bartolomeu Souza morreu na noite dessa quarta (9) no Pronto Socorro de Rio Branco. Nesta quinta (10), o irmão de Souza, Francisco de Assis, conversou com uma equipe da Rede Amazônica Acre no Instituto Médico Legal (IML) e condenou a forma como a situação foi conduzida pela PM-AC.

“A polícia foi, arrombou a casa, ele tinha um terçado dentro de casa, porque ficava sozinho, e atiraram nele lá dentro mesmo. Deram três tiros nele. No lugar de ajudar, fizeram isso com meu irmão. Ele era especial, uma pessoa que não ofendia ninguém, tinha os problemas dele, mas só ofendia ele mesmo porque, às vezes, quando se aperreava queria se matar e a gente chamava, ele ia, dormia e no outro dia acordava bom”, lamentou.

PM lamenta morte

Em nota, a PM-AC lamentou a morte do morador e afirmou que os disparos foram feitos após Souza ameaçar matar um policial com o terçado. Segundo a polícia, a casa estava com pouca iluminação e, com ajuda de uma lanterna, o policial viu quando o rapaz veio em direção ao militar.

Ainda segundo o comunicado da polícia, equipes do Corpo de Bombeiros também tentaram ajudar na negociação com o morador, mas sem sucesso. Veja nota na íntegra abaixo.

“Foram necessários três disparos para que o homem cessasse seu intento, vindo a cair e largar o terçado. A equipe da PM acionou o Samu e auxiliou na remoção do homem até a ambulância, considerando a dificuldade de acesso ao ramal. Reiteramos que a corporação lamenta o desfecho do fato, sente pelo falecimento do senhor José Bartolomeu, e afirma que o intuito da instituição é sempre garantir a vida e a segurança dos cidadãos”, diz a PM-AC.

‘Dor que não passa’

Muito abalado com a perda, Francisco de Assis falou que a família ainda não sabe se vai tomar alguma providência sobre o caso. Além de esquizofrenia, José Bartolomeu Souza também sofria de epilepsia.

O parente revelou que ele tomava medicamentos controlados desde criança. “Ele queria se matar, e foram lá e mataram. Foi o que fizeram com meu irmão. O que vamos fazer é superar a dor, que não passa”, criticou.

Nota da PM-AC

Em relação à ocorrência envolvendo tentativa de suicídio na noite do último dia 8 de março, primeiramente, a Polícia Militar e seu corpo de policiais lamentam profundamente o falecimento do Sr. José Bartolomeu Silva de Souza.

Informamos que uma guarnição da PM foi empenhada para o atendimento da referida ocorrência, no Ramal do Bráz, juntamente com uma guarnição do Corpo do Bombeiros Militar.

No local, foi informado por familiares que o homem encontrava-se dentro de uma residência em estado de descontrole emocional, agressividade e dizia que iria comenter suicídio.

A equipe do Corpo de Bombeiros tentou contato verbal com o homem mas não obteve nenhuma resposta. Então, a guarnição da PM entrou na residência para verificar a situação do possível suicida.

A residência contava com pouca iluminação, e, utilizando-se de uma lanterna, os policiais foram verificando os cômodos do local. Ao entrarem em um quarto da residência, o homem foi visualizado com um terçado nas mãos.

Os militares ordenaram que o homem soltasse o terçado (arma branca), porém o indivíduo ameaçava os policiais e, em dado momento, se lançou em direção a um policial e, levantando o braço que empunhava o facão, disse que iria matar o militar. Neste momento, o policial repeliu a injusta agressão, usando a arma de fogo.

Foram necessários 3 disparo para que o homem cessasse seu intento, vindo a cair e largar o terçado.

A equipe da PM acionou o Samu e auxiliou na remoção do homem até a ambulância, considerando a dificuldade de acesso ao Ramal.

Após o homem ser encaminhado ao hospital, a equipe elaborou boletim de ocorrência e entregou, juntamente com o terçado, a delegacia de polícia civil, e, posteriormente, apresentaram-se a corregedoria da Polícia Militar, para os procedimentos de polícia judiciária militar cabíveis em todas as ocorrências em que há disparo de arma de fogo por policial militar com lesão a pessoa.

Reiteramos que a corporação lamenta o desfecho do fato, sente pelo falecimento do senhor José Bartolomeu, e afirma que o intuito da instituição é sempre garantir a vida e a segurança dos cidadãos.

Assessoria de Comunicação da PMAC

Colaborou a repórter Agatha Lima, da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo