fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Homem com esquizofrenia leva três tiros da PM durante surto e morre em hospital de Rio Branc

Publicado

em

A família de José Bartolomeu Silva Souza, de 33 anos, está revoltada com a ação policial que terminou com a morte dele. O homem sofria de esquizofrenia e foi baleado pela Polícia Militar (PM-AC) durante um surto, na última terça-feira (8). Ele teria tentado agredir os policiais com um terçado e levou três tiros.

A PM-AC foi acionada pelo pai de Souza, após ele ameaçar tirar a própria vida, no Ramal do Braz, região do Belo Jardim II, em Rio Branco. O rapaz teria se trancado dentro de casa e a família resolveu pedir ajuda à polícia. Ao chegar na residência, Souza teria recusado a sair e a polícia decidiu quebrar a porta.

Segundo os familiares, por causa do surto, Souza ficou ainda mais assustado com a ação dos policiais e tentou se defender com um terçado. Ao perceber a possível agressão, os policiais dispararam contra o morador.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para atender o rapaz. Ele foi colocado dentro de uma viatura da PM-AC e levado ao encontro da ambulância.

José Bartolomeu Souza morreu na noite dessa quarta (9) no Pronto Socorro de Rio Branco. Nesta quinta (10), o irmão de Souza, Francisco de Assis, conversou com uma equipe da Rede Amazônica Acre no Instituto Médico Legal (IML) e condenou a forma como a situação foi conduzida pela PM-AC.

“A polícia foi, arrombou a casa, ele tinha um terçado dentro de casa, porque ficava sozinho, e atiraram nele lá dentro mesmo. Deram três tiros nele. No lugar de ajudar, fizeram isso com meu irmão. Ele era especial, uma pessoa que não ofendia ninguém, tinha os problemas dele, mas só ofendia ele mesmo porque, às vezes, quando se aperreava queria se matar e a gente chamava, ele ia, dormia e no outro dia acordava bom”, lamentou.

PM lamenta morte

Em nota, a PM-AC lamentou a morte do morador e afirmou que os disparos foram feitos após Souza ameaçar matar um policial com o terçado. Segundo a polícia, a casa estava com pouca iluminação e, com ajuda de uma lanterna, o policial viu quando o rapaz veio em direção ao militar.

Ainda segundo o comunicado da polícia, equipes do Corpo de Bombeiros também tentaram ajudar na negociação com o morador, mas sem sucesso. Veja nota na íntegra abaixo.

“Foram necessários três disparos para que o homem cessasse seu intento, vindo a cair e largar o terçado. A equipe da PM acionou o Samu e auxiliou na remoção do homem até a ambulância, considerando a dificuldade de acesso ao ramal. Reiteramos que a corporação lamenta o desfecho do fato, sente pelo falecimento do senhor José Bartolomeu, e afirma que o intuito da instituição é sempre garantir a vida e a segurança dos cidadãos”, diz a PM-AC.

‘Dor que não passa’

Muito abalado com a perda, Francisco de Assis falou que a família ainda não sabe se vai tomar alguma providência sobre o caso. Além de esquizofrenia, José Bartolomeu Souza também sofria de epilepsia.

O parente revelou que ele tomava medicamentos controlados desde criança. “Ele queria se matar, e foram lá e mataram. Foi o que fizeram com meu irmão. O que vamos fazer é superar a dor, que não passa”, criticou.

Nota da PM-AC

Em relação à ocorrência envolvendo tentativa de suicídio na noite do último dia 8 de março, primeiramente, a Polícia Militar e seu corpo de policiais lamentam profundamente o falecimento do Sr. José Bartolomeu Silva de Souza.

Informamos que uma guarnição da PM foi empenhada para o atendimento da referida ocorrência, no Ramal do Bráz, juntamente com uma guarnição do Corpo do Bombeiros Militar.

No local, foi informado por familiares que o homem encontrava-se dentro de uma residência em estado de descontrole emocional, agressividade e dizia que iria comenter suicídio.

A equipe do Corpo de Bombeiros tentou contato verbal com o homem mas não obteve nenhuma resposta. Então, a guarnição da PM entrou na residência para verificar a situação do possível suicida.

A residência contava com pouca iluminação, e, utilizando-se de uma lanterna, os policiais foram verificando os cômodos do local. Ao entrarem em um quarto da residência, o homem foi visualizado com um terçado nas mãos.

Os militares ordenaram que o homem soltasse o terçado (arma branca), porém o indivíduo ameaçava os policiais e, em dado momento, se lançou em direção a um policial e, levantando o braço que empunhava o facão, disse que iria matar o militar. Neste momento, o policial repeliu a injusta agressão, usando a arma de fogo.

Foram necessários 3 disparo para que o homem cessasse seu intento, vindo a cair e largar o terçado.

A equipe da PM acionou o Samu e auxiliou na remoção do homem até a ambulância, considerando a dificuldade de acesso ao Ramal.

Após o homem ser encaminhado ao hospital, a equipe elaborou boletim de ocorrência e entregou, juntamente com o terçado, a delegacia de polícia civil, e, posteriormente, apresentaram-se a corregedoria da Polícia Militar, para os procedimentos de polícia judiciária militar cabíveis em todas as ocorrências em que há disparo de arma de fogo por policial militar com lesão a pessoa.

Reiteramos que a corporação lamenta o desfecho do fato, sente pelo falecimento do senhor José Bartolomeu, e afirma que o intuito da instituição é sempre garantir a vida e a segurança dos cidadãos.

Assessoria de Comunicação da PMAC

Colaborou a repórter Agatha Lima, da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jesus Luz impressiona com resultado de emagressimento: ‘Você decide seus hábitos’

Publicado

em

Por

O modelo Jesus Luz, de 37 anos, compartilhou na noite de terça-feira (14), um antes e depois de seu corpo após passar por um processo de emagrecimento. Na primeira imagem, ele aparece normal. Na segunda, ele mostra o corpo mais definido.

“Você não decide seu futuro! Você decide seus hábitos, e seus hábitos decidem seu futuro! FM Alexander”, escreveu ele, citando um ator e pensador australiano. Na postagem realizada em seu perfil no Instagram, Jesus Luz ganhou diversos elogios. Um deles, inclusive, da namorada, a dermatologista Camila Stroligo. “Sua disciplina é minha fonte de inspiração!”, escreveu a médica. Os dois estão juntos há quase 1 ano.

Fãs e seguidores do modelo também deixaram elogios na postagem. “Na direita temos o homem mais lindo do Brasil e na esquerda também”, comentou um. “Persistência…foco, meta!”, pontuou outro. “Você é inspiração”, comentou uma terceira. “Caramba, agora vi que tenho solução”, disse um quarto. “Lindo de todas as formas”, encerrou a última.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Claudia Raia exibe sala de jantar luxuosa preparada para dia das mães: ‘Chique!’

Publicado

em

Por

Na última segunda-feira (13), a atriz Claudia Raia mostrou aos seguidores alguns registros do seu Dia das Mães. Com os filhos, Enzo Celulari e Luca, ela posou em sua sala de jantar de luxo.

Nas imagens, é possível ver a mesa posta com louças finíssimas e vários vasos com lírios cor de rosa, enfeitando ainda mais o ambiente, “Registro do domingo de mães, bem grudada nos meus meninos! Só faltou a minha bebéia @sophiaraia Amo incondicionalmente vocês, hoje e sempre!”, escreveu ela na legenda da publicação.

“Amor que aquece o coração”, disse um seguidor, nos comentários. “Que gracinha de anjinho está o Luquinha. Amo muito. Lindos”, escreveu outro. “Família linda”, opinou um terceiro. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adriane Galisteu revela sonho de engravidar novamente: ‘Mas meu marido não quer’

Publicado

em

Por

Mãe de Vittório, de 13 anos, Adriane Galisteu confessa que já está sentindo antecipadamente a síndrome do ninho vazio, o momento que os filhos saem da casa dos pais. É que ela se diz muito apegada ao filhote.

“Meu melhor papel é o de mãe. Meu filho encheu minha vida de razão e de alegria (…). Eu sei que tenho uma agenda difícil, mas sou a mãe que sempre quer pegar, abraçar, estar junto”, disse Galisteu em entrevista a João Silva.

Isso desperta na apresentadora, de 51 anos, o desejo de aumentar a família. E ela se inspira em Claudia Raia, que engravidou novamente aos 53 anos. Mas só tem um problema: Alexandre Iódice, marido de Galisteu, já está satisfeito com a família como está.

“A única coisa que lamento é não ter tido outro. Claudia Raia é minha referência total. O problema é que meu marido não quer. Então, eu tenho que ver o tamanho da encrenca que eu quero arrumar em casa. Se eu vou forçar, dar o golpe da barriga…”, brincou Galisteu.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo