Conecte-se conosco

Brasil

Olimpíadas 2020 dia #13: Façanha das 3 medalhas move Rebeca e Zanetti em finais

Únicos brasileiros que já ganharam o ouro na ginástica artística estão nas decisões do solo e das argolas; Caio Souza disputa final no salto

Publicado

em

 

Os dois campeões olímpicos da ginástica artística brasileira entram em ação na manhã desta segunda-feira (2) na Arena Ariake, em Tóquio, com a chance de mais uma conquista histórica para a modalidade.

Por caminhos diferentes, Rebeca Andrade e Arthur Zanetti buscam conquistar a medalha olímpica pela terceira vez. A ginasta, com um ouro e uma prata nas Olimpíadas 2020, tenta realizar a façanha numa mesma edição. Zanetti, campeão olímpico das argolas em 2012 e prata quatro anos depois, busca o mesmo feito, mas ao longo de três Jogos.

A dupla, no entanto, enfrentará finais difíceis no solo e nas argolas, respectivamente, com adversários de marcas equivalentes ou até superiores. A possibilidade de pódio existe, mas a disputa é parelha.

 

Há um terceiro brasileiro nas finais desta segunda: Caio Souza, classificado como sétimo melhor entre os oito finalistas do salto. As finais acontecem na sequência: Zanetti está na disputa das argolas, às 5h; Rebeca participa no solo a partir das 5h57; e Caio Souza compete no salto às 6h51.

Disputas equilibradas pelo pódio

Rebeca Andrade já bateu algumas marcas históricas nas Olimpíadas 2020 com a prata no individual geral, na quinta (29), e o ouro no salto, no domingo (1º). Agora, tem a chance de adicionar mais um capítulo para a consagração ao se despedir de Tóquio.

A brasileira novamente não contará com a concorrência de Simone Biles, que desistiu das disputas, segundo a própria, por questões envolvendo saúde mental. Mesmo assim, a concorrência será forte.

Com a quarta melhor nota no classificatório (14.066), Rebeca Andrade leva novamente a trilha sonora do “Baile de Favela” ao solo, mas seu desempenho até agora — que incluiu também a nota de 13.666 na final do individual geral, onde cometeu pequenas falhas — ficou um pouco abaixo de outras competidoras.

A italiana Vanessa Ferrari, por exemplo, liderou o classificatório com a nota de 14.166 e atingiu 14.100 na final por equipes, terça passada (27). Há outras fortes candidatas ao pódio, como a norte-americana Jade Carey, que ficou à frente de Rebeca no classificatório ao cravar a marca de 14.100.

Arthur Zanetti tenta se manter no pódio das argolas pela terceira edição consecutiva das Olimpíadas
Foto: Buda Mendes/Getty Images

Zanetti tem desafio semelhante. Primeiro campeão olímpico do Brasil na ginástica, ele terá fortes rivais na luta para se manter no pódio das argolas. O brasileiro se classificou com 14.900, a quinta melhor nota, atrás de Eleftherios Petrounias (Grécia, 15.333), atual campeão olímpico, Liu Yang (China, 15.300), Samir Ait Said (França, 15.066) e Ibrahim Çolak (Turquia, 14.933), que conquistou o título mundial da prova em 2019.

Na final masculina do salto, as chances do Brasil estão com Caio Souza, que avançou com a sétima marca (14.700). A prova, que foi equilibrada no classificatório, pode reservar surpresas.

A estreia de Isaquias

Medalhista nos Jogos do Rio, em 2016, com duas pratas e um bronze, o canoísta Isaquias Queiroz estreia nas Olimpíadas de 2020 neste domingo (1º), 22h05 (horário de Brasília),  na classificatória da C2 1000m ao lado de Jacky Godmann.

Se ficarem entre os dois primeiros de sua bateria, Isaquias e Jacky avançam direito para as semifinais. Caso contrário, voltam às águas na segunda-feira (2), à 0h21, para tentar a classificação nas quartas de final.

Jacky Goldman (E) e Isaquias Queiroz treinam na cidade japonesa de Miyagase – Foto: Jonne Roriz

Vôlei tenta 100%

Depois de vencer as quatro primeiras partidas em Tóquio, a seleção feminina de vôlei entra em quadra no domingo (2), às 9h45, contra o Quênia para confirmar a boa fase nos Jogos e tentar se classificar com 100% de aproveitamento.

A grande dúvida do jogo será saber se a levantadora titular da equipe, Macris, estará recuperada – depois de sofrer uma entorse no tornozelo – ou se será poupada por José Roberto Guimarães já pensando em uma possível volta nas partidas decisivas.

Brasil, de Gabi Guimarães, encara Quênia para se classificar sem derrotas nas Olimpíadas – Foto: Manu Fernandez – 29.ju.2021/AP

Martine e Kahena em busca do bi olímpico na vela

As velejadoras brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze, que competem na classe 49er FX, fazem nesta segunda (2), a partir das 2h33, a “medal race” para tentar repetir o desempenho da Rio-2016 e conquistar o bicampeonato olímpico.

Martine Grael e Kahena Kunze disputam medal race em busca do bi olímpico – Foto: Bernat Armangue – 30.ju.2021/AP

As brasileiras chegam na última regata com 70 pontos perdidos, o mesmo que as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz. Fortes concorrentes, as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke, já perderam 73 pontos.

Quem terminar a prova com menos pontos perdidos ficará com a medalha de ouro.

Aqui tem Brasil

22H05 – Canoagem Masculina Dupla 1000m (Isaquias/Jacky)

22H30 – Atletismo Feminino 200m (Eliminatórias – Ana Carolina Azevedo, Vitoria Rosa)

22H37 – Canoagem Caiaque Individual 1000m (Vagner Souta)

23H00 – Handebol Feminino – Brasil x França (primeira fase)

00H05 – Vela Feminina 470 (Fernanda Oliveira/Ana Barbachan)

1H00 – Vôlei de Praia Masculino – Evandro/Bruno Schimdt x Plavins/Tocs (Letônia) (oitavas de final)

2H33 – Vela 49er (Martine Grael/Kahena Kunze)

2h35 – Vela Masculina 470 (Henrique Haddad/Bruno Bethlen)

5H00 – Hipismo Salto Time e Individual (Rafael Mamprin, Carlos Parro E Marcelo Tosi)

5H00 – Ginástica Masculina Argolas – Arthur Zanetti

5H57 – Ginástica Feminina Solo – Rebeca Andrade

6h51 – Ginástica Masculino Salto – Caio Souza

8H00 – Atletismo Lançamento de Disco (Izabela Da Silva)

9H00 – Vôlei de Praia Masculino – Alison/Alvaro x Gaxiola/Rubio (México) (oitavas de final)

9H45 – Vôlei Feminino – Brasil x Quênia (primeira fase)

Aqui tem medalha:

22H20 – Atletismo Masculino Salto em Distância

23H50 – Atletismo Feminino 100m com Barreiras

1H50 – Badminton Feminino Duplas

2H30 – Tiro Masculino Rapid Fire 25m

2H33 – Vela 49er

3H50 – Levantamento de Peso Feminino 87kg

4H50 – Tiro Masculino Rifle 3 Posições 50m

5H00 – Hipismo Salto Time e Individual

5H00 – Ginástica Masculina Argolas

5H57 – Ginástica Feminina Solo

6H09 – Ciclismo Feminino Time Sprint

6h51 – Ginástica Masculino Salto

7H30 – Luta Greco-Romana Masculino 60kg

(na sequência) – Luta Greco-Romana Masculino 130kg

7H50 – Levantamento de Peso Feminino +87kg

8H00 – Atletismo Feminino Lançamento de Disco

8H50 – Badminton Masculino Individual

8H55 – Luta Olímpica Feminina 76kg

9H15 – Atletismo Masculino 300m com Obstáculos

9H40 – Atletismo Feminino 5000m

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Foguete da Innospace tem ‘anomalia’ após lançamento, cai e explode no MA

Publicado

em

Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, durante lançamento do Centro de Lançamento em AlcântaraImagem: Reprodução/Youtube

O foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, caiu logo após o lançamento na noite de hoje no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Queda foi causada por “anomalia”, diz FAB (Força Aérea Brasileira).

O que aconteceu

Explosão foi vista pouco depois do lançamento. Uma mensagem citando “anomalia” foi exibida e a transmissão ao vivo foi cortada. Lançamento aconteceu às 22h13 (horário de Brasília) a partir do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), no Maranhão (MA).

“Na ocasião, após a saída da plataforma, o veículo iniciou sua trajetória vertical conforme previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo.”
– Força Aérea Brasileira, em nota

Causa da queda ainda não é conhecida. Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA foi enviada ao local da queda para “análise dos destroços e da área de colisão”, completa a FAB. Até o momento, a Innospace não se manifestou sobre o ocorrido. Equipes técnicas da empresa investigam as causas do acidente.

Tudo seguia dentro do previsto, diz FAB. “Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial.”

Lançamento estava programado para ocorrer às 15h45, mas foi adiado devido às condições meteorológicas. “Caso as operações seguissem conforme o horário originalmente planejado, haveria uma alta probabilidade de o veículo de lançamento ficar exposto à chuva durante o abastecimento de propelente”, informou a Innospace, em nota.

Data era a última possível em 2025. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), se o lançamento não ocorresse na noite de hoje, ele seria agendado para a próxima janela de lançamento em 2026.

Duas tentativas anteriores já haviam fracassado. A primeira data agendada foi na quarta-feira passada, mas o lançamento não ocorreu por causa de uma anomalia detectada em parte do sistema de refrigeração de combustível. Na sexta-feira, foi a segunda tentativa frustrada pelo funcionamento anormal de uma válvula de ventilação. Pouco depois das 22h de hoje, o lançamento ocorreu, mas o equipamento explodiu na sequência.

Foguete Hanbit-Nano aguardando lançamentoImagem: Reprodução/Youtube

Foguete Hanbit-Nano aguardando lançamentoImagem: Reprodução/Youtube

Este foi o primeiro lançamento de um veículo espacial orbital a partir do território brasileiro. O Hanbit-Nano tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro e 20 toneladas. É um foguete orbital de dois estágios que usa propulsão híbrida — combustível sólido de parafina e oxidante líquido no primeiro estágio, e motores híbridos ou de metano líquido no segundo.

Veículo espacial foi projetado para lançar pequenos satélites em órbita baixa. Ele estava carregado com cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais. Os itens transportados foram desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.

 

Fonte: UOL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Polícia Federal vai instalar duas novas delegacias no interior do Amazonas

Publicado

em

Unidades em Humaitá e Tefé reforçam combate ao tráfico, crimes ambientais e ao crime organizado

A Polícia Federal (PF) vai ampliar sua atuação no Amazonas com a instalação de duas novas delegacias nos municípios de Humaitá e Tefé. A criação das unidades está prevista na Portaria MJSP nº 1.112, de 19 de dezembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22).

Segundo a PF, a escolha das cidades levou em consideração a localização estratégica das regiões. No sul do Amazonas, a presença federal é considerada fundamental para intensificar o enfrentamento ao tráfico de drogas, contrabando e aos crimes ambientais, como a exploração ilegal de madeira, a caça de animais silvestres e o garimpo clandestino.

A delegacia de Humaitá contará com um chefe de unidade e, no mínimo, cinco subchefias. Já a unidade de Tefé, localizada em um ponto estratégico da região do Médio Solimões, será estruturada com um chefe de delegacia e seis subchefias, o que amplia a capacidade operacional da instituição.

Com a implantação das novas delegacias, a Polícia Federal fortalece sua presença no interior do estado, ampliando as ações de fiscalização, investigação e proteção ambiental, além de reforçar o combate ao crime organizado no Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família

Publicado

em

Programa Bolsa Família • Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família. Recebem nesta terça-feira (23) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 691,37. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,7 milhões de famílias, com gasto de R$ 12,74 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. No entanto, por causa das festas de fim de ano, o calendário de dezembro é antecipado em cerca de dez dias, para dar tempo de os benefícios serem depositados antes do Natal.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado
Os beneficiários de 179 cidades receberam o pagamento no dia 10 de dezembro, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 120 municípios do Rio Grande do Norte e 32 do Paraná. Também foram beneficiadas cidades em cinco estados: Sergipe (9), São Paulo (7), Roraima (6), Amazonas (3) e Piauí (2). Entre as cidades paranaenses com pagamento unificado, está Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% das construções destruídas por um tornado.

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,33 milhões de famílias estão na regra de proteção em dezembro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo

Somente neste mês, 169,9 mil domicílios saíram do Bolsa Família e entraram na regra de proteção, informou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Em junho, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição desde junho. Quem se enquadrou na regra até maio deste ano continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Comentários

Continue lendo