Flash
“O povo quer mudança”, diz Marcus Alexandre diante de 10 mil pessoas ao ser homologado candidato a prefeito

FOTOS: SÉRGIO VALE
Por Saimon Martins
Com cartazes e bandeiras, uma grande multidão prestigiou a homologação da candidatura de Marcus Alexandre a prefeito, pelo MDB, e Marfisa Galvão, a vice-prefeita, pelo PSD, na noite desta sexta-feira, 26, no ginásio do Sesc Bosque. A tenente-coronel da Polícia Militar, Marcilene Alexandrina, estimou um público de 10 mil pessoas. A coligação é composta pelos partidos: MDB, PRD, PV, PC do B, PT, PSD, PSOL, Rede, Agir, DC e Republicanos.
Marcus Alexandre abriu seu discurso emocionado, agradecendo à militância e ressaltando o desejo de mudança. “Eu quero ver fazer uma festa dessa fora do poder, só vocês, só vocês, só vocês! Muito obrigado! Hoje é dia de alegria, é dia de encontrar todos e todas, amigos e amigas, um momento muito especial. Disseram que a gente não ia lotar o ginásio do Sesc, porque nós estamos fora do poder. E o povo está mostrando que quer mudança”, declarou.

FOTO: SÉRGIO VALE
Ele defendeu a volta da prefeitura aos bairros da cidade. “A prefeitura tem que voltar a trabalhar onde a gente mora. A prefeitura tem que trabalhar o tempo todo, não é só no ano da eleição, de maneira atrapalhada, na carreira. Eu quero dizer muito obrigado aos 11 partidos que hoje compõem essa aliança. Na política, quem se isola, se vai longe. Então, quero agradecer a todos, ao MDB, ao meu partido, e ao PSD, partido de homens e mulheres guerreiras”, destacou.
Em clima de campanha eleitoral, Alexandre fez duras críticas ao atual prefeito Tião Bocalom, afirmando que a gestão atual prefere festas ao invés de cuidar da população. Ele mencionou o caos no transporte coletivo.

FOTO: SÉRGIO VALE
“Não dá para aceitar você, em pleno verão, chegar lá no Jorge Lavocart e ver rua fechada, no Vitória tem rua fechada. Em todos os bairros dessa cidade, se alguém passar mal vai ter que levar nos braços porque o Samu não chega. O prefeito que está aí prefere fazer festa na frente da prefeitura do que cuidar dos bairros da cidade. É uma festa atrás da outra. Quando o Rio estava subindo em fevereiro e março deste ano, ele resolveu fazer o maior Carnaval da história. Quando chegou a enchente, faltou tudo que tinha no carnaval para ajudar as famílias. Não tinha barco, não tinha assistência, não tinha humanidade. Em 2015, enfrentamos a maior enchente da história. Eu não estava em Manaus, nem na Alemanha, estava no Taquari. Esse prefeito prometeu demais e fez de menos, foi mexer no sistema de transporte e hoje temos ônibus quebrados por aí, tirou os ônibus da linha, fechou os terminais, piorou tudo no transporte coletivo e é o povo que está sofrendo. Enquanto ele fica fazendo festa, o povo está na parada de ônibus esperando as promessas do Tião Bocalom”, afirmou. “Chega de promessas. Agora é hora de chamar o trabalho. Não recuem, não tenham medo. Vamos fazer uma campanha que será Davi contra Golias, mas nós vamos vencer. Estou com o povo, vamos fazer a campanha mais bonita da história de Rio Branco”

FOTO: SÉRGIO VALE
A vice-candidata a prefeita pelo PSD, Marfisa Galvão, elogiou a grande festa montada para a oficialização da candidatura. Segundo ela, para gerir a cidade é necessário diálogo e trabalho. “Quem não consegue dialogar não deve usar a política. A prefeitura é de todos. Precisamos reunir nossas forças e cores. E isso não acontece. Mas vai voltar a acontecer. O povo chamou o Marcus de volta”, comentou.
Galvão também criticou a gestão de Bocalom. “Fui impedida de trabalhar. Vamos à luta, o povo quer o Marcus Alexandre, conte comigo e com a aliança de partidos”, ressaltou.
O ex-deputado federal e presidente da executiva estadual do MDB, Flaviano Melo, afirmou que a candidatura de Alexandre é a melhor para Rio Branco e garantiu o retorno do emedebista ao comando da prefeitura da capital.

FOTO: SÉRGIO VALE
Uma moradora do bairro Cadeia Velha apareceu no telão do palco e demonstrou confiança na candidatura de Marcus Alexandre. O candidato agradeceu o apoio e prometeu cuidar dos bairros da cidade. Ao fim do discurso, Marcus pediu empenho dos candidatos durante a campanha. “Vamos levantar a cabeça, vamos ter fé no coração. Essa campanha, que ainda nem começou, será feita por nós, com amor e carinho, como sempre fizemos”, afirmou.

FOTO: SÉRGIO VALE
Concentração em torno da candidatura começou cedo
Apoiadores da aliança em torno do pré-candidato emedebista, Marcus Alexandre, se reuniram no fim da tarde na praça do Juventus, para acompanhá-lo em uma caminhada ao local da convenção que oficializou sua candidatura majoritária. Na chegada ao Sesc, Alexandre foi ovacionado pela militância, aproveitando o momento para tirar fotos e conversar com o público antes de se dirigir ao palco dentro do ginásio, onde foi recebido com uma grande manifestação de apoio.
- FOTO: SÉRGIO VALE
- FOTOS: SÉRGIO VALE
- FOTO: SÉRGIO VALE
- FOTO: SÉRGIO VALE
- FOTO: SÉRGIO VALE
- FOTO: SÉRGIO VALE
Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.
Comentários
Flash
Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.
Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.
O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC
“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.
A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.
A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários
Flash
Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida
Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.
Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.
A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.































Você precisa fazer login para comentar.