fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Infovia levará inclusão digital e social para os municípios do estado do Acre

Publicado

em

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) vem acompanhando as obras da infovia que vão conectar os municípios acreanos de Cruzeiro do Sul a Assis Brasil. O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, recebeu na manhã desta sexta-feira, 26, em seu gabinete, o coordenador geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no Acre, Renato da Costa Nunes, para avaliar o cronograma de execução.

Cerca de 960 quilômetros de fibra em rotas interurbanas farão a conexão de instituições de ensino e pesquisa. Foto: Sabrina Salomom/Seict

Assurbanipal Mesquita lembrou que a proposta de implantação da infovia nasceu na primeira gestão do governo Gladson Cameli, em 2022. A bancada federal coordenada pelo então deputado federal Alan Rick – hoje senador – disponibilizou a primeira etapa dos recursos necessários para o empreendimento, no valor R$ 5.398.681,00. “Em 2023, o governador Gladson Cameli conseguiu aprovar o projeto entre as três prioridades do PAC, garantindo assim, o restante dos recursos necessários, um montante de R$ 40 milhões, para implantação da infovia por meio do Ministério das Comunicações”, acrescentou Mesquita.

Ainda de acordo o titular da Seict, a materialização dos investimentos demonstra o compromisso do Estado e do governo federal com a conectividade e a inclusão digital, “uma vez que, concluída, a infovia vai possibilitar acesso imediato com internet de alta qualidade”.

Paulo Roberto Correia, titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), ressaltou o impacto da infovia para a eficiência e o desenvolvimento digital. Ano passado, o estado foi premiado pelo bom desempenho em variação nominal no Índice de Oferta de Serviços Digitais, reconhecimento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

Acre foi premiado pelo bom desempenho em variação nominal no Índice de Oferta de Serviços Digitais. Foto: Arquivo/Seict

“O governo do Acre vem avançando na oferta de serviço digitais e a infovia irá dotar o estado de melhores condições para democratizar ainda mais o acesso a esses serviços ofertados à população e o desenvolvimento de ferramentas voltadas para a gestão pública”, garantiu Correia.

A execução da infovia

De acordo o cronograma de execução apresentado pela RNP, as redes metropolitanas estão em fase de contratação, etapa que deve acontecer no mês de agosto. A obra, em pleno andamento, consiste na implantação de um link óptico interligando Cruzeiro do Sul ao município de Assis Brasil através das BRs 364 e 317. Um cabo OPGW está sendo instalado junto com o linhão entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Pela BR 364, contempla ainda os municípios de Feijó, Sena Madureira e Tarauacá. Pela estrada do Pacífico (BR 317), o canal de comunicação beneficiará os municípios de Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.

Cerca de 960 quilômetros de fibra em rotas interurbanas farão a conexão de instituições de ensino e pesquisa de nível superior a 100 gbps. Cada uma das cidades contempladas pela infovia terá um datacenter modular onde os pares de fibra estarão disponíveis para uso, inclusive da iniciativa privada, permitindo a ampliação de acesso à internet e segurança de dados a todas camadas sociais.

Um cabo OPGW está sendo instalado junto com o linhão entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Foto; Apresentação da FNP/Acre

Norte Conectado

O Acre também será contemplado no projeto Norte Conectado, com cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20Tb por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente, o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Além disso, os cabos foram feitos para durarem pelos menos 25 anos submersos nos rios.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil do Acre apreende menores envolvidas em crime de tortura em Xapuri

Publicado

em

Na última segunda-feira, 17, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Xapuri, realizou a apreensão de duas adolescentes envolvidas em um crime de tortura. O caso veio à tona após a circulação de um vídeo nas redes sociais, no qual as menores aplicavam uma chamada “disciplina”, termo frequentemente associado a punições impostas por facções criminosas.

Diante da gravidade dos fatos, o delegado de Polícia de Xapuri, Dr. Luccas Vianna, determinou a imediata instauração do Ato de Investigação de Ato Infracional. Os policiais civis iniciaram diligências para identificar e responsabilizar as envolvidas.

Comprovado o envolvimento das adolescentes, a Polícia Civil representou pela apreensão das mesmas, o que resultou na decretação de internação provisória pelo Poder Judiciário. Os mandados judiciais foram prontamente cumpridos, e as menores foram encaminhadas à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito de Brasiléia visita unidade de tratamento de resíduos sólidos em Santa Catarina

Publicado

em

Carlinho do Pelado busca soluções sustentáveis e inovadoras para o tratamento de resíduos sólidos, com foco na reutilização de materiais

O prefeito de Brasiléia, Carlinho do Pelado, está em Santa Catarina realizando uma visita técnica à unidade de tratamento de resíduos sólidos do município de São Bento do Sul. Acompanhado do engenheiro Alselmo Oliveira e de outros prefeitos do Acre, o objetivo da viagem é conhecer de perto os processos de tratamento de resíduos e avaliar possibilidades de reutilização desses materiais, como a transformação em peças de construção, incluindo meio-fio, tijolos e outros produtos.

A iniciativa busca trazer soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão de resíduos sólidos em Brasiléia e demais municípios acreanos. “Estamos empenhados em encontrar alternativas que beneficiem o meio ambiente e a população, promovendo o desenvolvimento sustentável da nossa região”, destacou o prefeito.

A visita técnica faz parte de uma série de ações que visam modernizar a gestão de resíduos no estado, alinhando-se às práticas mais avançadas do país.

Comentários

Continue lendo

Flash

Educação do Campo: Com a presença do prefeito Sérgio Lopes, Semed realiza primeira reunião do ano letivo da escola rurais em Epitaciolândia 2025

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Sérgio Lopes participou da primeira reunião do ano letivo da Educação do Campo, realizada na Biblioteca Pública, ao lado da secretária municipal de Educação, Eunice Maia Gondim, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação para alinhar as diretrizes e metas para o ano que se inicia na zona rural do município.

Durante o evento, o prefeito Sérgio Lopes destacou a importância do trabalho em equipe e do compromisso com a qualidade do ensino público no município.

Na ocasião, o chefe do executivo reforçou o seu empenho em melhorar os índices educacionais das escolas do campo e alcançar uma nota acima de 7 no IDEB. O encontro também foi marcado por acolhimento, união e a renovação do compromisso com uma educação pública de qualidade.

A secretária municipal de Educação, Eunice Maia Gondim, apresentou o planejamento estratégico para 2025, que inclui a implementação de novos projetos pedagógicos, a continuidade das ações de formação continuada para os professores e a ampliação de programas de inclusão e apoio aos estudantes. “Nosso objetivo é oferecer uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade, preparando nossos alunos para os desafios do futuro”, ressaltou a secretária.

A reunião também serviu como um momento de integração e motivação para os profissionais da educação que atuam no campo, que receberam orientações sobre as novidades do calendário escolar, as metas a serem alcançadas e as ações prioritárias para o primeiro semestre. Com o início do ano letivo, a Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Semed, reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, buscando sempre o desenvolvimento integral dos estudantes e a valorização dos profissionais que atuam-na área urbana e rural.

Comentários

Continue lendo