Acre
O mapa do trabalho, emprego e renda no Acre
Por Assurbanípal Mesquita*
Estar trabalhando é uma condição que fortalece o interior das pessoas, melhora a autoestima e contribui com uma melhor qualidade de vida para as nossas famílias. Assim, gerar mais oportunidades de emprego e renda é uma das melhores medidas que qualquer nação ou localidade necessita para o desenvolvimento humano.
O estado do Acre vem prosperando de maneira significativa na geração de trabalho e renda nos últimos anos. Com uma população oficial de 830 mil habitantes, de acordo com os dados da PNAD/IBGE, dispomos de uma força de trabalho de aproximadamente 340 mil pessoas, sendo que destes, 319 mil encontram-se trabalhando, dos quais 224 mil como funcionários e 95 mil por conta própria. São aproximadamente 93 mil trabalhadores com carteira assinada pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Analisando o histórico destes dados oficiais, podemos constatar um avanço no crescimento do emprego formal em nosso estado. Somente nos últimos dois anos, o estoque de emprego cresceu quase 15%, fechamos 2023 com a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos, chegando a 6,2%, indicando que ainda permanecem 21 mil pessoas desempregadas, e já iniciamos o ano registrando um crescimento expressivo nos empregos com carteira assinada em 13,1%, sendo um dos estados que mais avançou neste aspecto.
Assim, mais uma vez, felizmente, podemos afirmar que os números apontam que as oportunidades de emprego, trabalho e renda estão avançando em nosso estado.
O crescimento do número de trabalhadores empregados está intimamente ligado ao crescimento da economia, bem como ao engajamento dos setores empresariais que, quando estão em plena operação ou investindo na ampliação de suas atividades ou na implantação de novos negócios, necessitam de mais capital humano, e é o que temos testemunhado acontecer em nosso estado.
Em nossos registros, são mais de 40 mil pessoas jurídicas existentes, que complementam o papel do Poder Público na oferta de trabalho.
Assim, a dinâmica que tem feito o Acre prosperar no incremento das oportunidades de trabalho é fruto de um árduo trabalho de organização e melhoria do ambiente de negócios, da confiança e engajamento do setor empresarial e dos nossos empreendedores, bem como do nosso capital humano.
No que tange ao ambiente de negócios, o governo do Estado do Acre, juntamente com nossas bancadas e as diversas instituições de apoio empresarial possuem papel preponderante, estabelecendo inicialmente um trabalho de base que criou um ambiente favorável, como a criação de novos incentivos, como a elevação do sublimite do Simples, um novo modelo de inventivo fiscal para indústria, a agilidade no licenciamento, a redução do tempo de abertura de empresas, a manutenção do pagamento do servidor público em dia e a liberdade para produzir.
Somente com estas medidas, já no terceiro ano do primeiro mandato do governador Gladson Cameli, já pudemos registrar o crescimento de alguns setores estratégicos em nosso estado, como a produção agrícola e pecuária de larga escala envolvendo a soja, o milho e o café, dentre outros, o ressurgimento dos manejos florestais e o ressurgimento da indústria florestal madeireira, a indústria da carne bovina e carne suína, a ampliação do comércio local, em especial os atacadistas e supermercados, dentre outros negócios.
Os resultados destas medidas refletiram muito bem nos números oficiais da nossa economia, uma vez que o IBGE mensurou um crescimento de 6,9% em nosso PIB de 2021, demonstrando que obtivemos uma real efetividade no crescimento, o que nos consolidou como o estado que teve o quinto maior crescimento do país.
Além das medidas já adotadas, outras propostas foram vêm sendo implementadas, como a introdução do Programa de Compras Governamentais (Comprac), que valoriza a indústria acreana, a regularização dos polos moveleiros nos municípios, a melhoria no Parque Industrial de Rio Branco, os investimentos na construção civil e infraestrutura, a promoção e apoio de eventos nos municípios, são exemplos de iniciativas que incrementam ainda mais a economia e como consequência a oferta de trabalho, e assim contribuíram sobremaneira para a redução da taxa de desemprego no nosso estado.
Outra medida de grande relevância tem sido a postura do governador Gladson Cameli de possibilitar que os órgãos do governo atuem em união com o setor produtivo, em especial com as entidades de representação empresariais, que vêm possibilitando um ambiente de união e parceria que potencializa a confiança dos empresários.
Para estimular ainda mais as oportunidades de emprego e renda, o governo Estado do Acre já dispõe de um plano de longo prazo, para o desenvolvimento econômico e social, que projeta nosso estado para os próximos dez anos, a “Agenda Acre 10 anos”, que já vem sendo executada.
Assim, já estão sendo desenvolvidas iniciativas que certamente irão acelerar a oferta de trabalho no campo, nas comunidades florestais e nas cidades, oportunizando mais oferta de trabalho para nossa população.
Dentre estas iniciativas, podemos destacar a manutenção e ampliação das iniciativas já implementadas, a ampliação do apoio para a agricultura familiar, a ampliação da cadeia produtiva do café e do suíno, o turismo, em especial o de base comunitária e o etnoturismo, o estímulo para a ciência, tecnologia e inovação, com a implementação de um parque tecnológico, bem como para a criação e aceleração de novas empresas inovadoras, as startups, o estímulo ao comércio exterior pelo Acre, com as ações de fortalecimento do nosso Corredor Interoceânico, a implementação do Programa de Habitação e melhoria da infraestrutura produtiva, dentre outras.
Visando ampliar a implantação de novos negócios de médio e grande porte, podemos ainda citar os projetos da Zona de Processamento e Exportações, que passou por uma reformulação em seu marco legal, facilitando o acesso por parte de novas empresas e a implantação do Polo Logístico de Rio Branco, estruturas estas que se configurarão como espaços relevantes para a geração de novos empregos.
Importante destacar, ainda, a aceleração da cadeia produtiva da bioeconomia e da tecnologia da informação, que possui interface com quase todas as outras ações já elencadas, mas que tem um reflexo especial em termos de oportunidades para as comunidades tradicionais e para nossos universitários que se formam a cada ano.
Assim, as ações e estímulos para gerar mais oportunidades estão sendo trabalhadas e certamente irão proporcionar cada vez mais inclusão de pessoas no mundo do trabalho.
Com relação ao setor empresarial, também podemos testemunhar o engajamento dos nossos empreendedores, que estão mais confiantes, investindo mais, introduzindo tecnologia e inovações, buscando novos mercados, incluindo o comércio exterior como alternativa, aproveitando nossa nova posição estratégica. Enfim, os nossos empresários estão dando respostas aos estímulos e melhoria do nosso ambiente de negócios e, assim, merecem nosso reconhecimento.
Com relação ao nosso capital humano, podemos, inicialmente, registrar que milhares de jovens estão se formando nas diversas universidades e cursos técnicos a cada ano, e para potencializar estes jovens qualificados, estão sendo adotadas medidas para canalizar esta força de trabalho para o empreendedorismo e para o campo da inovação, estimulando a criação de novas empresas e startps, preferencialmente com ideias inovadoras que agreguem mais valor aos seus trabalhos, além das iniciativas tradicionais de especialização e qualificação profissional.
Assim, o governo do Estado do Acre, por meio de suas diversas secretarias e órgãos e, unido com os diversos órgãos públicos e privados, tem trabalhado intensamente para a implementação gradativa e cadenciada das medidas de forma assertiva, o que irá fazer com que o nosso estado tenha uma aceleração no crescimento da nossa economia e, consequentemente, mais oportunidades de trabalho e renda para nossa população.
*Assurbanipal Mesquita é engenheiro eletricista, coordenador da Câmara Técnica de Comércio Exterior do Fórum de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Acre, atualmente, secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia leva atendimento médico e vacinação ao Instituto Socioeducativo
Ação da UBS Tufic Mizael Saady reforça compromisso com saúde e reintegração social
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tufic Mizael Saady, realizou nesta semana uma ação no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em Brasiléia, oferecendo atendimento médico e vacinação aos reeducandos.
A iniciativa faz parte do compromisso contínuo da gestão municipal em garantir assistência médica de qualidade a toda a população, promovendo bem-estar e contribuindo para a reintegração social dos jovens em medidas socioeducativas.
Ao todo, de julho até agora já foram aplicadas mais de 4 mil e quatrocentos doses do imunizante na população em geral.
A ação faz parte de uma estratégia humanizada da gestão municipal de levar atendimento de saúde contra a influenza a todas as pessoas que ficam impossibilitadas de ir até as Unidades de Saúde tomar a vacina por conta da incompatibilidade do horário de expediente e trabalho.
Comentários
Acre
Longo quer pôr fim ao isolamento rodoviário de municípios do Acre e propõe audiência pública
O deputado Pedro Longo informou que vai protocolar, na primeira sessão do ano de 2024, na próxima terça-feira (4), um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a situação dos municípios do estado que estão isolados por via terrestre.
A proposta visa debater alternativas e soluções para melhorar a infraestrutura e o acesso às cidades de Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, que dependem exclusivamente de transporte fluvial e aéreo.
De acordo com o parlamentar, o isolamento dessas localidades impõe grandes dificuldades à população, restringindo o acesso a direitos fundamentais e elevando o custo de vida. A situação se agrava ainda mais nos períodos de seca extrema, quando os rios, principais vias de transporte, sofrem com a diminuição do volume de água, dificultando o abastecimento de combustíveis, alimentos e produtos básicos.
A audiência será realizada no plenário da Aleac e contará com a participação de representantes do Governo do Estado, prefeituras locais, lideranças indígenas, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública e demais órgãos competentes. O objetivo é buscar alternativas viáveis para integrar essas cidades à malha rodoviária do estado, respeitando as questões ambientais e legais.
Pedro Longo enfatizou que a situação dessas comunidades não pode mais ser ignorada. “Estamos falando de um número expressivo de pessoas que vivem em condições precárias, sofrendo com preços abusivos e dificuldades de locomoção. Precisamos encontrar soluções concretas para garantir mais dignidade e desenvolvimento para esses municípios”, declarou o deputado.
A expectativa é que a audiência pública sirva como um marco para o início de um plano estruturado de integração dessas cidades ao restante do estado, com medidas concretas para superar os desafios impostos pelo isolamento geográfico.
Segundo o parlamentar, o tema conta com o apoio e o engajamento de praticamente todos os deputados estaduais e deve ser uma das pautas prioritárias da agenda legislativa de 2025.
Comentários
Acre
Prefeitura Brasiléia participa de reunião sobre planejamento da Agência de Desenvolvimento do Alto Acre
Encontro abordou estratégias para sustentabilidade, qualidade de vida e gestão integrada
Secretários municipais participaram de uma reunião de planejamento da Agência de Desenvolvimento do Alto Acre, com o objetivo de discutir novas gestões e estratégias voltadas para sustentabilidade, segurança e qualidade de vida na região.
O encontro tratou de políticas estruturadas para tornar a cidade mais sustentável, reduzindo a geração de lixo, melhorando a acessibilidade e fortalecendo a atuação do setor empresarial e do terceiro setor. A iniciativa busca estimular novas práticas e projetos alinhados a uma visão estratégica de desenvolvimento sustentável.
Entre os participantes estavam a secretária de Planejamento, Goreth Bibiano; Ana Kelly, representando a Secretaria de Agricultura; a secretária de Cultura, Arlete Amaral; a secretária de Meio Ambiente, Liane Chaves; o gerente do Setor de Cadastro, Luciano Augusto; e representantes de diversas instituições, como ACEEBRA, FIAC, SEBRAE, Instituto IESA e ADR Alto Acre.
Você precisa fazer login para comentar.