Cotidiano
O drama de Luan: ex-Rei da América não joga há um ano e cogita até abandonar o futebol
Craque do continente em 2017, ex-Grêmio e Corinthians tem vida discreta no interior de SP, busca novos investimentos e avalia futuro após problemas com álcool, perdas e decepções na carreira

Luan, ex-jogador de Grêmio, Corinthians e Santos — Foto: Reprodução/Instagram
Luan Guilherme de Jesus Vieira tem tido pouco contato com o futebol. Desde que entrou em campo pela última vez, defendendo o Vitória contra o Treze-PB, pela Copa do Nordeste de 2024, cada dia o afasta mais da carreira que lhe rendeu fama, títulos, muito dinheiro e a possibilidade de simplesmente ficar em casa e curtir a vida ainda jovem.
Esta quinta-feira, 27 de março, é representativa para Luan: no mesmo dia em que completa 32 anos de vida, o meia-atacante chega também a um ano sem entrar em campo, sem clube e em meio à incerteza sobre a continuidade da carreira no futebol profissional.
Neste momento, ele está mais próximo de ser chamado de ex-jogador.
As propostas diminuem com o passar dos dias, enquanto a chance de optar pela aposentadoria definitiva aumenta. A grande dúvida de Luan é o quanto valeria a pena tentar a retomada da carreira neste momento, segundo pessoas próximas ao jogador relataram ao ge. Qual clube abriria as portas? Qual a paciência dos torcedores com o seu retorno? É possível voltar a atuar em alto nível?
Alguns dos questionamentos acima são feitos por Luan durante o período longe do futebol, apesar do desejo pessoal de retomar a carreira. Os inúmeros problemas físicos também são colocados na mesa, aumentando a dúvida sobre a possibilidade de voltar a atuar em alto nível.
Sem conseguir emplacar boas temporadas – foram apenas 22 partidas desde 2022 -, Luan coloca na balança o peso da pressão em torno da expectativa por um bom desempenho, como teve no auge da passagem pelo Grêmio. Ou seja, a cobrança externa e o desejo por um clube que ofereça um projeto interessante são os pontos mais sensíveis para o jogador optar por uma volta neste momento.
O jogador descarta aceitar uma proposta em que ele possa ser o grande alvo e responsável pelo insucesso de um clube, por exemplo. Por isso, a tendência é de que o jogador só embarque em um projeto que o trate como mais uma peça e não como “salvador”. Neste cenário, as chances de atuar no Brasil diminuem, e propostas de um mercado secundário do exterior passam a ser consideradas.
Mais sobre Luan
- Nome: Luan Guilherme de Jesus Vieira
- Idade: 32 anos
- Posição: meia-atacante
- Carreira: Tanabi, América-SP, Catanduvense, Grêmio, Corinthians, Santos e Vitória.
- Títulos: Copa do Brasil (2016); Libertadores (2017); Recopa Sul-Americana (2018); Campeonato Gaúcho (2018 e 2019); Campeonato Baiano (2024); Torneio de Toulon (2014) e medalha de ouro no futebol nos Jogos Olímpicos de 2016.
- Prêmios individuais: Craque do Brasileirão 2015; Bola de Prata (2015 e 2017); Rei da América 2017 e artilheiro da Libertadores 2017.

Luan com a taça da Libertadores conquistada pelo Grêmio em 2017 — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Apego às raízes
A perda de dois amigos em tragédias ao longo dos últimos anos acabaram aumentando a desilusão do atleta com o futebol, muito pelo distanciamento da família e amigos que a rotina causa. Luan é de uma região periférica de São José do Rio Preto e cresceu em meio ao crime e inúmeras possibilidades de tomar outro caminho na vida.
Mesmo conseguindo carreira de sucesso no futebol, ele não abandonou os amigos de infância, ainda que alguns deles tenham tomado rumos distintos. O apego às raízes e a morte de dois dos seus melhores amigos mexeram com o emocional de Luan justamente em um momento de transição na carreira, com a saída do Grêmio para o Corinthians.

Luan fez apenas seis partidas em menos de três meses atuando pelo Vitória no ano passado — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
A saída do Corinthians é vista como um divisor de águas no ânimo de Luan com a carreira. Torcedor desde a infância, o sonho era um dia poder atuar no clube do coração. A maneira como a relação acabou não foi bem digerida e aceita pelo jogador, agredido por torcedores que invadiram um motel onde ele estava, em julho de 2023.
Luan esperava ser abraçado e ter maior apoio justamente pela sua identificação com o Corinthians.
A partir dali, além da tentativa de retorno ao Grêmio, Luan percebeu que talvez não fosse mais receber o carinho e compreensão que esperava para poder recuperar o seu futebol. A soma disso com os problemas físicos, as perdas fora de campo e a desilusão com as pessoas que fazem o esporte aumentaram a vontade de ficar em casa e apostar apenas em um projeto que lhe dê maior segurança.
Comentários
Cotidiano
Jake Paul coloca placas de titânio e tem alguns dentes removidos após cirurgia

O youtuber Jake Paul atualizou o quadro de saúde depois da derrota sofrida para Anthony Joshua, na luta de sexta-feira. O influenciador teve dupla fratura na mandíbula.
Jake Paul foi dirigindo seu carro para o hospital depois do combate. O lutador de 28 anos passou por procedimento cirúrgico no rosto. Pelas redes sociais, o influenciador mandou um recado para os fãs.
“A cirurgia correu bem, obrigado por todo o carinho e apoio. Duas placas de titânio de cada lado. Alguns dentes removidos. Tenho de me alimentar apenas de líquidos durante 7 dias”, afirmou Jake Paul.
Reprodução: Instagram via @jakepaul
Antes do procedimento, Paul já tinha garantido que continuará lutando boxe. Ele chegou a fazer uma provocação ao astro mexicano Saul “Canelo” Alvarez, o chamando para lutar. “Hora de descansar, recuperar as energias e voltar à categoria peso cruzador”, disse o youtuber.
Em decorrência das lesões na face, Jake Paul não falou com a imprensa na coletiva pós-luta. Ele apenas se pronunciou no ringue, cuspindo bastante sangue.
Jake Paul foi superado por Anthony Joshua no sexto round da luta. O ex-campeão mundial dos pesos pesados aplicou três potentes knockdowns. O terceiro foi definitivo para o juiz interromper o combate, definindo o nocaute.
Por: Estadão
Comentários
Cotidiano
Rio Branco tem ônibus gratuito a partir das 17h30 deste sábado (20)

Foto: Terminal central de Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas
O transporte público em Rio Branco será gratuito neste sábado (20) em horários previamente estabelecidos e próximos das programações natalinas no centro da capital. A medida integra o programa “Carona com Dignidade”, instituído com o objetivo de facilitar o deslocamento da população até as atividades promovidas na área central da capital.
A gratuidade da tarifa estará em vigor das 17h30 às 23h30 e abrangerá todas as linhas do sistema de transporte urbano. A ação faz parte de um calendário especial que prevê a liberação da passagem em datas específicas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Além deste sábado, o benefício será concedido nos dias 21, 28 e 31 de dezembro, bem como em 4 e 10 de janeiro de 2026, sempre no mesmo intervalo de horário
A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal de Rio Branco e sancionada pelo prefeito Tião Bocalom, assegurando a gratuidade do transporte coletivo nos dias definidos
No âmbito da programação natalina, a Prefeitura de Rio Branco realiza neste sábado, a partir das 20h, um espetáculo de drones com projeções de mensagens e imagens alusivas ao Natal. A apresentação poderá ser acompanhada a partir do Calçadão da Gameleira e da orla da Base, contemplando ambos os distritos da capital.
O espetáculo terá duração estimada entre 15 e 20 minutos e contará com aproximadamente 600 drones, que decolarão e pousarão nas imediações do Mercado dos Colonos, nas proximidades da margem do Rio Acre
O ac24horas.com realiza uma cobertura especial e ao vivo da programação a partir das 19h, diretamente na capa do site ac24horas.com e também nas plataformas digitais do jornal no YouTube, Facebook e Instagram.
No YouTube, o link da transmissão já está disponível e permite que o público ative o sininho de notificações para ser avisado assim que a live começar. A iniciativa busca ampliar o acesso da população ao evento, possibilitando que o público acompanhe todos os detalhes da programação natalina mesmo à distância.
Comentários
Cotidiano
Espetáculo de drones do Natal começa a ser montado em Rio Branco
Empresa inicia preparativos técnicos no bairro da Base para apresentação com 600 drones na Gameleira

A empresa responsável pelo espetáculo de drones que integra a programação do Natal de Vida, Esperança e Dignidade iniciou, nesta sexta-feira (19), os trabalhos de montagem e preparação técnica em uma área do bairro da Base, em Rio Branco. A movimentação marca a etapa final de organização para o show aéreo, previsto para a noite de sábado (20), na região da Gameleira, no Segundo Distrito da capital.
No local, equipes técnicas realizam a instalação da estrutura operacional, conferência dos equipamentos e testes preliminares indispensáveis para a execução do espetáculo. A operação inclui protocolos de segurança, checagem dos sistemas de navegação, sincronização dos drones e definição do perímetro de voo, em conformidade com as normas exigidas para esse tipo de apresentação.
O espetáculo contará com cerca de 600 drones, que formarão coreografias luminosas com temática natalina, criando imagens e mensagens no céu da capital acreana. Segundo a organização, a fase de montagem é essencial para assegurar a precisão dos movimentos e a segurança do público, uma vez que os equipamentos operam de forma integrada e exigem rigor técnico.
A escolha do bairro da Base para a montagem ocorreu em razão das características do espaço, que favorecem a logística e os ajustes necessários antes do deslocamento para o local da exibição. Durante esse período, também são realizadas simulações e alinhamentos finais do roteiro do show.
A apresentação com drones é um dos principais destaques da programação natalina promovida pela Prefeitura de Rio Branco e a expectativa é de que atraia grande público à Gameleira.


Você precisa fazer login para comentar.