Cotidiano
Veja vídeos: Nuvem de gafanhotos está próxima do Rio Grande do Sul
Uma nuvem de gafanhotos está a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação.
A dieta do inseto varia, conforme a espécie, entre folhas, cereais, capins e outras gramíneas. Segundo informações repassadas à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, a nuvem é originária do Paraguai, das províncias de Formosa e Chaco, onde há culturasa de cana-de-açúcar, mandioca e milho. A espécie é a Schistocerca cancellata.
Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que está acompanhando o fenômeno em tempo real e que “emitiu alerta para as superintendências federais de Agricultura e aos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária para que sejam tomadas medidas cabíveis de monitoramento e orientação aos agricultores da região (…) para a adoção eventual de medidas de controle da praga, caso esta nuvem chegue em território brasileiro.”
De acordo com a pasta, especialistas argentinos estimam que os insetos sigam em direção ao Uruguai. A ocorrência e deslocamento da nuvem de gafanhotos são influenciados pela temperatura e circulação dos ventos.
O fenômeno é mais comum com temperatura elevada. Segundo o setor de Meteorologia da secretaria gaúcha, há expectativa de aproximação de uma frente fria pelo sul do estado, que deve intensificar os ventos de norte e noroeste, “potencializando o deslocamento do massivo para a Fronteira Oeste, Missões e Médio e Alto Vale do Rio Uruguai”.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado Mapa, amanhã (24) no Rio Grande do Sul o tempo estará “nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sul, centro e Campanha”, inclusive com possibilidade de chuva forte com queda de granizo em algumas dessas áreas. Nas demais regiões do estado, a previsão é de tempo “parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada.”
Nota do ministério descreve ainda que o gafanhoto está presente no Brasil desde o século 19 e que causou grandes perdas às lavouras de arroz na região Sul no período de 1930 a 1940. No entanto, desde então, tem permanecido na sua fase ‘isolada’, que não causa danos às lavouras.”
O ministério informa que especialistas estão avaliando “os fatores que levaram ao ressurgimento desta praga em sua fase mais agressiva” e que o fenômeno pode estar relacionado a uma conjunção de fatores climáticos.
A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul orienta os produtores rurais gaúchos a informar a Inspetoria de Defesa Agropecuária da sua localidade se identificar a presença de tais insetos em grande quantidade.
Comentários
Cotidiano
9ª Copa Arasuper de Futebol Soçaite terá solenidade de abertura e jogo

Foto Manoel Façanha: A Copa Arasuper é bem disputa e com muita rivalidade
Começa nesta quinta, 24, a partir das 19 horas, na Chácara Arasuper, a 9ª Copa de Futebol Soçaite. Será realizada a solenidade de abertura e o jogo de abertura da competição.
“A Copa movimenta os funcionários de todas as lojas e transformou-se em um evento do grupo Arasuper”, comentou o empresário Adem Araújo.
Escolha da musa
A escolha da musa da Copa do evento faz parte da abertura e após o desfile, por meio de sorteio, é definido o primeiro jogo do torneio.
“Vamos ter a presença das torcidas e muita disputa entre as candidatas a musa. É importante valorizar os colaboradores”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz e Andirá disputam semifinal do Campeonato Estadual

Foto Sueli Rodrigues: O lateral Vini é uma das opções de ataque do Santa Cruz
Santa Cruz e Andirá decidem nesta quinta, 24, a partir das 16 horas, na Arena da Floresta, quem será o primeiro finalista do Campeonato Estadual Sub-20. Os dois times entram em campo sem vantagem e se o jogo terminar empatado, o classificado para decisão vai ser definido nas cobranças de penalidades.
Santa Cruz é favorito
O Santa Cruz vai para o confronto diante do Andirá com força máxima. A Capivara venceu os 11 jogos disputados no torneio e por isso é favorita.
“Vamos propor o jogo desde o início. Nosso adversário marca forte e não podemos mudar a maneira de atuar”, declarou o técnico Pedro Balu.
Aposta na marcação
Depois de eliminar o Humaitá, um dos favoritos ao título, o Andirá vai apostar na marcação e nos contra-ataques.
“Não iremos mudar a maneira de atuar. Uma linha de cinco no meio-campo e no ataque muita velocidade. Iremos enfrentar a melhor equipe do campeonato”, afirmou o treinador João Paulo Lourenço.
Comentários
Cotidiano
Galvez e Rio decidem quem será o 2º finalista do Estadual
Galvez e Rio Branco decidem nesta quinta, 24, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, a segunda vaga para a final do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes entram em campo sem vantagem e se a partida terminar empatada, o classificado vai ser definido nas cobranças de penalidades.
Galvez sem mudanças
O técnico Eriano dos Santos resolveu não realizar mudanças no Galvez para o confronto contra o Rio Branco. A prioridade após a classificação nas quartas foi a recuperação física do elenco.
“E um jogo grande e sabemos da qualidade individual dos jogadores adversários. Precisamos fazer uma partida sem erros para disputar a decisão”, comentou o treinador do Imperador.
Raphael volta no Estrelão
O atacante Raphael será a novidade do Rio Branco no duelo semifinal. O atleta cumpriu suspensão diante do Vasco e é uma peça importante no setor ofensivo.
Você precisa fazer login para comentar.