Relatórios trazem números de vagas e de adolescentes internados, excessos, taxa de ocupação, além do número de menores em cumprimento e descumprimento do regime de semiliberdade, entre outras informações
A partir de agora interessados em realizar consultas públicas sobre o número de adolescentes internados nos Centros Socioeducativos do Estado do Acre podem conferir os números dos relatórios disponibilizados no site do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF).
A divulgação dos relatórios mensais que apresentam o quantitativo de internações provisórias decretadas pelo Judiciário atende à Resolução CNJ n.º 368/2021, que considera a necessidade de atualizar as diretrizes dos GMF´s, para fortalecer, qualificar e instrumentalizar a atuação dos órgãos.
A medida, que também preza pelos níveis de transparência do Poder Judiciário, tem ainda com objetivo promover maior alinhamento com o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF).
Os relatórios permitem uma melhor identificação de casos próximos à extrapolação do prazo legal máximo de 45 (quarenta e cinco) dias para internações provisórias, permitindo, assim, mais eficácia nas decisões proferidas pelos Juízos da Infância e da Juventude em todo o país.
Ao acessar o site, o usuário encontrará a relação anual de internações provisórias no ano de 2021, bem como os relatórios mensais de janeiro a maio de 2022, com números de vagas e de adolescentes internados, excessos, taxa de ocupação, total de Planos Individualizados de Atendimentos (PIA), além do número de menores em cumprimento e descumprimento do regime de semiliberdade, por gênero.
Para saber mais, acesse o site do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário pelo link: https://www.tjac.jus.br/adm/gmf/.
Moradores do Acre terão a oportunidade de observar a Estação Espacial Internacional (ISS) cruzando os céus do estado com brilho intenso nesta quarta-feira (07). Segundo o pesquisador Davi Friale, será visível a partir das 18h, especialmente para quem estiver na região do Vale do Juruá e em Rio Branco. A passagem da ISS deve durar cerca de cinco minutos.
“Veja a Estação Espacial Internacional passando sobre o Acre, muito bem visível, principalmente no Vale do Juruá. Ela passará praticamente na vertical aí no Vale do Juruá. E, em Rio Branco, é só você olhar a partir das 18 horas. A partir das 18 horas, ela vai começar a aparecer no horizonte sudoeste, ou seja, à esquerda do local onde o Sol se põe”, relatou.
“E, cerca de 3 minutos depois, ela já estará sobre o Estado, na posição mais vertical possível. Então, não perca hoje às 18 horas. Veja a Estação Espacial Internacional passando aqui no Acre, sobre o Acre. É aquela onde alguns astronautas ficaram presos sem poder voltar por mais de 6 meses”, acrescentou Friale.
Um servidor do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) ficou soterrado nessa terça-feira, 06, durante a realização de um serviço de manutenção na rede de distribuição de água no município de Assis Brasil, interior do Acre. O acidente de trabalho, registrado em vídeo por um morador local, mostra o momento de desespero em que colegas tentam resgatar o trabalhador escavando a terra com as próprias mãos.
As imagens mostram a tensão e o esforço dos colegas para salvar o servidor, que aparenta ter cerca de 30 anos. Apesar da gravidade do incidente, o trabalhador foi retirado com vida e sofreu apenas lesões leves. Ele recebeu atendimento médico no hospital da cidade e teve alta ainda na manhã desta quarta-feira (07).
Ao ac24horas, o Saneacre emitiu nota pública informando que o acidente ocorreu durante o combate a um vazamento em uma rede de água. Segundo o órgão, a instabilidade do solo foi a principal causa do deslizamento que resultou no soterramento, mesmo com a adoção de bancadas de contenção e protocolos de segurança pela equipe técnica.
A autarquia destacou que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a rápida ação dos colegas de trabalho foram decisivos para evitar um desfecho mais grave. A direção também garantiu que o servidor está recebendo apoio e acompanhamento após o ocorrido.
Por fim, o Saneacre afirmou que a equipe de segurança do trabalho já iniciou a apuração detalhada do caso e que medidas serão tomadas para reforçar as normas de segurança nas operações da instituição. “Reafirmamos nosso compromisso com a integridade de nossos servidores e com a prestação de serviços à população com responsabilidade, segurança e transparência”, afirmou Alan Ferraz, diretor de Operações do Saneacre.
Veja a nota pública na íntegra
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) vem a público esclarecer o incidente ocorrido nesta última terça-feira, 06 de maio, no município de Assis Brasil, durante a realização de serviços de manutenção em uma rede de distribuição de água.
Durante o serviço de combate a vazamento, um servidor da autarquia foi soterrado em decorrência de um deslizamento de terra. Apesar das bancadas e dos procedimentos de contenção adotados pela equipe técnica, a instabilidade do solo contribuiu para que o sinistro ocorresse.
Reiteramos que, prontamente, os demais colegas de trabalho atuaram com agilidade e eficiência, conseguindo retirar o servidor com segurança e conduzi-lo ao hospital mais próximo, onde recebeu atendimento médico adequado. Informamos, com alívio, que o servidor recebeu alta já na manhã desta quarta-feira, 07, e se recupera bem, contando com todo apoio e acompanhamento da equipe da autarquia.
O Saneacre reforça que todos os servidores envolvidos utilizavam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seguiam os protocolos de segurança, o que foi fundamental para evitar consequências mais graves.
A gestão da autarquia, em conjunto com a equipe de Segurança do Trabalho, já iniciou a apuração detalhada do caso e tomará as medidas necessárias para fortalecer ainda mais as diretrizes de segurança nos serviços operacionais.
Reafirmamos nosso compromisso com a integridade de nossos servidores e com a prestação de serviços à população com responsabilidade, segurança e transparência.
Atenciosamente,
Alan Ferraz – Diretor de Operações do Saneacre
Antonio Rosiclei e secretário de Obras avaliam condições de estruturas precárias; moradores cobram soluções urgentes
A inspeção teve como objetivo avaliar a viabilidade de intervenções emergenciais e buscar soluções junto ao Executivo Municipal. Foto: cedida
O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, vereador Antonio Rosiclei (Solidariedade), vistoriou na manhã desta quarta-feira (7) as pontes deterioradas no ramal do Saraiva, após reclamações de moradores sobre o risco à mobilidade local. Acompanhado do secretário de Obras, Amarildo Ribeiro, o parlamentar inspecionou o local para buscar soluções emergenciais.
“Estamos aqui para ouvir a população e garantir que as áreas mais distantes recebam atenção”, afirmou Rosiclei. Ribeiro acrescentou que a prefeitura fará um levantamento técnico para viabilizar reparos.
O secretário Amarildo destacou que a Secretaria de Obras irá fazer um levantamento técnico e buscar meios para viabilizar as melhorias o quanto antes. Foto: cedida
Moradores, que aguardam melhorias há meses, esperam ações rápidas para garantir segurança no trajeto diário. A prefeitura ainda não definiu um prazo para as intervenções e a expectativa agora é que o poder público consiga intervir o quanto antes para garantir a segurança e o acesso das famílias que dependem diariamente das pontes para se locomover.
Acompanhado do secretário de Obras, Amarildo Ribeiro, o parlamentar percorreu o trecho afetado para verificar de perto os problemas relatados. Foto: cedida
Você precisa fazer login para comentar.