Cotidiano
Novas mudanças no Pix podem reduzir o uso de cartões de crédito

Em breve os usuários poderão pagar com Pix sem necessidade de abrir o aplicativo do banco (Foto: Reprodução)
Com assessoria
A chegada do Pix às carteiras digitais deve fazer com que o meio de pagamento instantâneo ganhe espaços que hoje pertencem aos cartões de crédito. Na visão de especialistas, as ferramentas combinadas eliminarão o principal obstáculo ao crescimento do Pix nos pagamentos de produtos e serviços no mundo físico. A combinação com linhas de crédito deve fazer com que o sistema tome o espaço de cartões de crédito sem anuidade no futuro.
Na sexta-feira (2) o Banco Central divulgou as normas para a chamada jornada sem redirecionamento, que utiliza o Open Finance para permitir que pagamentos com Pix sejam feitos sem a necessidade de entrar nos aplicativos de bancos e fintechs ou digitar senhas. A ferramenta permitirá que os clientes paguem com Pix como já fazem com cartões que permitem pagar por aproximação.
O gerente sênior de Estratégia de Negócios em Serviços Financeiros da Accenture, Ricardo Pandur, afirma que a entrada do Pix nas carteiras tem o potencial de aumentar a fatia que o sistema “morde” nos pagamentos feitos pelos brasileiros.
Um dos pontos de entrada pode ser o uso dos celulares para pagar via aproximação com cartões: 25% dos pagamentos da modalidade são feitos através dos dispositivos móveis, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). “Provavelmente é aí que o Pix NFC entra e que começa a participar de uma forma mais ativa”, diz Pandur.
Em junho deste ano, o Pix movimentou R$ 2,2 trilhões, de acordo com o BC, um crescimento de 57% em um ano. Embora o regulador não divulgue dados sobre os tipos de uso, especialistas apontam que a maior parte das transferências é entre pessoas, e que o Pix ainda é pouco utilizado em compras no mundo físico. A necessidade de entrar no aplicativo do banco é a grande barreira para este uso.
Mesmo antes da divulgação da norma, agentes de mercado se movimentaram. O Broadcast mostrou na semana passada que o Itaú Unibanco oferecerá Pix por aproximação a partir de outubro, com aceitação pelas maquininhas da Rede. Já o Google inseriu no Google Pay o pagamento via Pix, inicialmente para clientes do C6 Bank e do PicPay.
Um potencial efeito sobre o cartão de crédito não deve ser imediato. O consultor e presidente da Boanerges & Cia, Boanerges Ramos Freire, diz que o que impede que o Pix ganhe mais espaço atualmente, além da dificuldade de uso no mundo físico, é o limite associado ao cartão de crédito. “Essa é uma função pensada para o Pix no futuro. Quem está oferecendo tem soluções próprias”, afirma.
Misturas
Estudado pelo BC, o chamado Pix garantido ainda não tem prazo de lançamento, o que não impediu que bancos e fintechs começassem a oferecer produtos similares. As estruturas hoje existentes usam limites pré-aprovados do cartão de crédito ou de cheque especial Quando o cliente parcela um Pix ou transfere sem ter saldo em conta, paga ou na fatura do cartão ou no limite do cheque especial.
No Itaú, o cliente pode optar entre os dois. “O nosso papel é ter as soluções disponíveis, para o cliente optar pela que fizer mais sentido para ele”, disse na semana retrasada o diretor de Pagamentos para Pessoas Físicas do banco, Mario Miguel. O banco é o maior emissor de cartões do Brasil.
Esse intercâmbio entre produtos leva a duas conclusões. A primeira é que os bancos podem se beneficiar do Pix ao conceder crédito através dele. A segunda é que os cartões sem anuidade, que não possuem benefícios como programas de pontos, podem ser as vítimas das novidades no pagamento instantâneo.
“Ouvimos em algumas discussões que o limite não é do cartão e, sim, do cliente. Com as novas tecnologias, esse limite é portável”, diz Pandur, da Accenture. Os efeitos mais fortes, segundo ele, são sobre outros agentes da indústria de cartões, como as credenciadoras e as bandeiras, que terão de aumentar a eficiência das operações e buscar a liquidação instantânea dos pagamentos.
___________
Hoje, o comerciante recebe o dinheiro pago via Pix na hora, mas tem de esperar até 28 dias para que os pagamentos com cartão de crédito caiam na conta. Para ter acesso imediato, precisa descontar os recebíveis, o que tem custos. É por isso que boa parte do comércio oferece descontos para quem paga com Pix.
___________
Até aqui, o efeito do Pix se reflete sobre o cartão de débito, que teve contração de 0,4% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Abecs. O crédito cresceu 14,4%, ajudando a aumentar o tamanho da indústria em 11,4%, para R$ 965 bilhões de janeiro a abril.
Comentários
Cotidiano
Adolescentes do Centro Socioeducativo Purus, em Sena Madureira, iniciam curso de barbeiro com foco na reintegração social
O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC)
O Centro Socioeducativo Purus, localizado em Sena Madureira, deu início a um curso de barbeiro voltado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A iniciativa visa capacitar profissionalmente os jovens e contribuir para sua reintegração social, promovendo autonomia e dignidade por meio da educação.
O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC). Além de repassar conhecimentos técnicos, Junior compartilha sua vivência na área e incentiva os adolescentes a acreditarem em novos caminhos.
A formação é resultado de uma parceria entre o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Poder Judiciário, o IPETEC e a Sombra Barbearia. A cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira e contou com a presença do promotor de Justiça Júlio Medeiros, que parabenizou a ação e ressaltou sua relevância no processo de transformação social.
Também participou da abertura a gerente de educações e ações sociopedagógicas do ISE, Vicência, que auxiliou no conteúdo teórico do curso, reforçando o apoio educacional aos jovens.
O diretor da unidade, Efrael Cavalcante, agradeceu o envolvimento de todos os parceiros e enfatizou que a ação está alinhada com a política de gestão do presidente do ISE, Mário César. “Temos trabalhado para criar oportunidades reais. Este curso mostra que, com empenho e cooperação, conseguimos abrir portas para o futuro desses adolescentes”, destacou.
Segundo Efrael, novas formações já estão sendo planejadas para os próximos meses. “Queremos ampliar o leque de cursos profissionalizantes e continuar fortalecendo o processo de reinserção social dos nossos jovens”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Jornal detona Vini Jr. após Bola de Ouro: “Queda incompreensível”
Comentários
Cotidiano
Derby vencido pelo Corinthians há um mês ainda reverbera no Palmeiras

Richard Ríos manda torcida calar a boca após marcar gol do Palmeiras contra o Cerro Porteño • VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
O Palmeiras segue se recuperando da final perdida contra o Corinthians. O Derby do dia 16 de março, realizado no Allianz Parque e vencido pelo Timão, ainda reverbera nas alamedas do Palestra Itália.
Mesmo com o bom começo na Libertadores, com duas vitórias em dois jogos, o Palmeiras viveu conturbado momento no duelo contra o Cerro Porteño, na última quarta (9). Richard Ríos, autor do gol da vitória, mandou a torcida “calar a boca” durante a comemoração.
Em entrevista após o jogo, Ríos pediu desculpa e justificou que o gesto foi para torcedores que o criticam – talvez por falhas em jogos contra o Corinthians: “Aconteceu de cabeça quente, não falo nada para a torcida. Eles levaram para o caminho errado, quis falar para os caras que falam que sou do outro time”, disse.
Ainda na saída de campo, parte da torcida do Palmeiras entoou o grito: ‘”Oh Rios, presta atenção, muito respeito com a torcida do Verdão”. No segundo tempo, toda vez que tocou na bola, Richard Ríos foi vaiado.
Tanto Palmeiras quanto Richard Ríos têm a chance de acalmar a situação na noite deste sábado (12). Às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri, o reencontro com o Corinthians acontece pouco menos de um mês da última derrota para o rival
Fonte: CNN
Você precisa fazer login para comentar.