Conecte-se conosco

Acre

“Nossas escolas públicas hoje não deixam a desejar”, diz Nicolau Júnior na abertura do ano letivo

Publicado

em

A escola Armando Nogueira funciona em sistema integral, atendendo a 420 alunos com um corpo de 23 professores. No ultimo ENEM a unidade de ensino teve 23 estudantes aprovados.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, enalteceu a qualidade do ensino público e disse que as escolas ofertam excelentes condições para os estudantes. Foto: assessoria

O início do ano letivo na rede pública estadual de ensino foi marcado por uma solenidade na escola Armando Nogueira, em Rio Branco, com a presença de autoridades, professores e estudantes.

Convidado para o evento, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, enalteceu a qualidade do ensino público e disse que as escolas ofertam excelentes condições para os estudantes. Ao falar durante o evento, na presença do governador Gladson Cameli, da vice Mailza e do secretário de educação Aberson Carvalho, Nicolau reconheceu os avanço na área e elogiou a capacidade técnica dos professores e as unidades de ensino.

Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nicolau Júnior. Foto: assessoria 

“Nossas escolas públicas não deixam a desejar. Temos professores de qualidade e alunos empenhados. O prato extra é um avanço na nossa educação. A cada passo que eu dou na minha vida, vejo essa transformação no Acre, na saúde e na educação. O aluno com escola melhor para estudar tendo material escolar, com fardamento, enfim. Todo nosso trabalho que estamos fazendo agora é para melhorar a vida de vocês lá na frente “, disse.

120 mil alunos estão matriculados para o ano letivo iniciado hoje. A previsão é que em 23 de dezembro as aulas sejam encerradas, com 200 dias letivos. Foto: assessoria 

Nicolau citou o prato extra justamente em uma escola onde o governo oferece três refeições diárias, uma delas é justamente o almoço. A escola Armando Nogueira funciona em sistema integral, atendendo a 420 alunos com um corpo de 23 professores. No ultimo ENEM a unidade de ensino teve 23 estudantes aprovados.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação 120 mil alunos estão matriculados para o ano letivo iniciado hoje. A previsão é que em 23 de dezembro as aulas sejam encerradas, com 200 dias letivos.

Nicolau citou o prato extra justamente em uma escola onde o governo oferece três refeições diárias, uma delas é justamente o almoço. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de emergência para famílias afetadas por fortes chuvas

Publicado

em

Diante da situação crítica, a administração municipal, em conjunto com a Defesa Civil estadual, está concentrando esforços nos 19 bairros mais atingidos pelos alagamentos

O volume acumulado de água em razão das fortes chuvas, fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade. Foto: captada 

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas. Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências. Foto: capadas 

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas. Foto: assessoria

Comentários

Continue lendo

Acre

Com 40 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e enxurradas, Prefeitura de Rio Branco já abrigou mais de 70 famílias

Publicado

em

 Chuvas intensas deixam famílias desalojadas e mobilizam força-tarefa da Prefeitura de Rio Branco

A rápida elevação no nível das águas do Rio Acre, principal manancial da capital acreana e a enxurrada provocada pelas fortes chuvas que atingiram Rio Branco nos últimos dias têm causado alagamentos em vários bairros, quarenta no total, de acordo com a última atualização da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec).

A enxurrada provocada pelas fortes chuvas que atingiram Rio Branco nos últimos dias têm causado alagamentos em vários bairros, quarenta no total. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal, dos 40 bairros atingidos, 19 estão recebendo ações das equipes municipais, justamente aqueles em situação mais crítica.

“Estamos em constante monitoramento, inclusive com acompanhamento em tempo real desses 40 bairros. Temos 19 bairros com situação mais preocupante”, explicou o coordenador Cláudio Falcão. (Fotos: Marcos Araújo/Secom)

“Estamos em constante monitoramento, inclusive com acompanhamento em tempo real desses 40 bairros. Temos 19 bairros com situação mais preocupante e, por conta disso, estamos com equipes realizando ações nessas localidades. Já abrigamos 35 famílias desses bairros, totalizando 115 pessoas, e outras 39 famílias, ou 122 pessoas, foram levadas para a casa de familiares”, explicou o coordenador.

Já abrigamos 35 famílias desses bairros, totalizando 115 pessoas, e outras 39 famílias, ou 122 pessoas, foram levadas para a casa de familiares”, explicou o coordenador.(Foto: Val Fernandes/Secom)

Duas comunidades rurais já sofrem com os efeitos da alagação do Rio Acre: as comunidades do Panorama e do Catuaba, na região do Belo Jardim. Essas comunidades também estão recebendo auxílio da Prefeitura de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Cheia do Rio Acre vira cenário de lazer para donos de jet-skis e lanchas em Rio Branco

Publicado

em

Calçadão da Gameleira e bairro da Base reuniram banhistas, famílias e embarcações recreativas durante a tarde de domingo

A cheia do Rio Acre em Rio Branco, que tem causado transtornos a dezenas de famílias ribeirinhas, também acabou se transformando em cenário de lazer para proprietários de veículos aquáticos, como jet-skis e lanchas, que aproveitaram o nível elevado do rio para se divertir neste domingo.

As regiões da Gameleira e do bairro da Base concentraram a maior movimentação. Em meio à descida de balseiros e à água barrenta, diversos condutores colocaram suas embarcações na água para realizar passeios e manobras, atraindo a atenção de quem acompanhava tudo do calçadão.

No calçadão da Gameleira, centenas de pessoas — entre adultos, crianças e até animais de estimação — aproveitaram a tarde ensolarada para caminhar, socializar e observar a movimentação no rio, transformando o local em um ponto de encontro informal.

Apesar de algumas manobras consideradas arriscadas, não houve registro de acidentes envolvendo jet-skis ou lanchas ao longo do dia, segundo informações apuradas.

As autoridades, no entanto, reforçam o alerta para que os condutores mantenham cautela, especialmente durante o período de cheia, quando há aumento do fluxo de balseiros, troncos e outros obstáculos que podem representar riscos à navegação recreativa.

 

Comentários

Continue lendo