Conecte-se conosco

Cotidiano

Nos seis primeiros meses do ano, bombeiros do Acre já fizeram 12 partos: ‘ajuda importante’

Publicado

em

Por ano, equipes costumam realizar de 20 a 30 partos nas cidades acreanas.

Anaely Abreu ficou com medo de ir pro hospital e teve o filho em casa com ajuda dos bombeiros — Foto: Arquivo Pessoal

G1 - Acre

A mãe de primeira viagem Anaely Abreu, de 20 anos, não imaginava que o filho nasceria dentro de casa. Com medo de ir até o hospital e se infectar com o novo corovanírus, Anaely entrou em trabalho de parto em casa e contou com uma super ajuda: uma equipe de bombeiros.

Nos primeiros seis meses de 2020, o Corpo de Bombeiros do Acre ajudou 12 mães a ter os bebês. Por ano, as equipes costumam fazer de 20 a 30 partos nos municípios do estado.

Entre o último dia 1º e dia 3, os bombeiros fizeram dois partos em Tarauacá e Feijó, cidades do interior. Eles são acionados geralmente quando a grávida não consegue chegar até ao hospital a tempo de ter o filho. Ou, também quando a mulher mora em um lugar de difícil acesso.

Moradora da BR-364, Anaely começou a sentir as dores do parto logo após a meia-noite. A mãe e o irmão eram quem estavam ao lado ajudando a trazer o pequeno Lorran ao mundo.

O tio foi até o quartel dos bombeiros pedir ajudar. Por volta das duas horas, Lorran nasceu e os bombeiros cortaram o cordão umbilical, fizeram a limpeza e os primeiros atendimentos à mãe e filho.

“Foi bom eles terem chegado e ajudado. Minha mãe aparou o neném, foi um parto muito bom, graças a Deus. Eles cortaram o umbigo do neném, me limparam e só saíram quando viram que eu estava bem. Foi uma ajuda importante. A mãe queria cortar o umbigo, mas não deixei porque não tinha com o que amarrar, estávamos esperando a ambulância, mas graças a Deus os bombeiros vieram”, relembrou.

Mãe e filho estão bem e em casa. A jovem disse que levou o filho ao hospital para tomar as vacinas, fazer os exames e também tirou a certidão de nascimento.

O cabo Marcos Santos estava na equipe que ajudou a trazer Lorran ao mundo.

“Estamos sempre auxiliando no que é possível. [Quando chegamos] a criança tinha acabado de nascer, fizemos o procedimento padrão de pós-parto. Já participamos de outros partos. Com a pandemia, a mãe fica com receio de ir para o hospital. Sempre orientamos a buscar os médicos depois, é necessário”, complementou Santos.

Outros partos

Antes do caso de Anaely, na cidade vizinha Tarauacá, uma mãe de 18 anos também precisou de ajuda para trazer a filha ao mundo dentro de casa na quarta-feira (1º). Mesmo morando na zona urbana, a bolsa da jovem estourou antes dela conseguir sair de casa e a família chamou os bombeiros.

A jovem deu à luz uma menina e foi levada ao hospital da cidade após o parto de emergência.

O major e assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, explicou que esse tipo de atendimento é comum no estado, principalmente na zona rural.

“O Corpo de Bombeiros atende, todo ano, inúmeras ocorrências com parturientes. Esse fato se dá porque o parto eu uma situação de emergência e somos preparados para todas as situações de emergência. Ressaltamos que esse tipo de ação acontece quando a parturiente não consegue chegar ao hospital ou estão em um lugar de difícil acesso, onde não é possível uma equipe médica chegar”, destacou Falcão.

No AC, bombeiros fazem parto de mulher que não quis ir ao hospital com medo de contaminação por Covid-19 — Foto: Arquivo/Bombeiros

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A

Publicado

em

Foto divulgação: Comissão técnica, jogadores e torcedores comemoram a classificação

Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.

Contra Brasileia

O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão

Finais definidas

As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14

Publicado

em

Fotos Sueli Rodrigues: Grêmio Xapuriense conquistou o último título da temporada 25

O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.

“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.

11 competições

A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).

“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Grêmio Xapuriense ganhou a competição de maneira invicta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inter define Tite como alvo para treinador em 2026

Publicado

em

Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge

Tite teve passagem vitoriosa pelo Inter entre 2008 e 2009 – Edison Vara/Placar

Placar

O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12,  que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.

Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.

“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.

Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.

Tite: último trabalho e passagem pelo Inter

O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.

Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.

Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.

Comentários

Continue lendo