Conecte-se conosco

Flash

Nos 50 anos do Corpo de Bombeiros, governador recebe honrarias militares por investimentos e modernização da corporação

Publicado

em

Em uma celebração que marca os 50 anos do Corpo de Bombeiros do Acre e o Dia Nacional do Bombeiro Militar, nesta terça-feira, 2, o governador Gladson Cameli recebeu, das mãos do comandante-geral, coronel Charles Santos, a medalha Defesa Civil Estadual – Vale do Acre. As honrarias têm como intuito destacar o nome daqueles que enaltecem, fortalecem e reconhecem o trabalho dos militares nestas cinco décadas.

Secretários, representantes de autarquias e outros membros do Executivo também foram homenageados com a medalha Dom Pedro II, grau Cavaleiro e Amigo dos Bombeiros.

Governador recebeu homenagem dos bombeiros. Foto: Neto Lucena/Secom

O governador do estado destacou a importância desta data como forma de relembrar e destacar os avanços na corporação.

“É uma instituição que honra a nossa bandeira, o nosso estado formado por homens, mulheres, guerreiros que estão prontos para o combate em proteger as nossas famílias, seja na época do inverno, no verão, ou em qualquer hora, o Corpo de Bombeiros está pronto. O nosso governo, graças a toda uma sintonia de equipes, está criando condições para melhorarmos a infraestrutura não somente na capital como em todo o estado e dando melhores condições de trabalho para que eles possam nos proteger cada vez mais”, destacou.

Ao entregar a homenagem ao chefe de Estado, o comandante-geral destacou que as crises climáticas têm sido um grande desafio, mas frisou que Cameli tem tomado as decisões humanizadas e efetivas para amenizar esses impactos.

O governador agradeceu a homenagem e destacou o trabalho feito pelos militares. “Este é o Corpo de Bombeiros que me representa e tenho certeza que representa a nossa sociedade, a nossa população. Parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros que nos honrou com determinação, braveza e respeito à nossa bandeira”, reforçou.

O comandante-geral destacou que essa data é um momento de comemoração e um marco na história dos bombeiros.

“São 50 anos de transformação, onde os veteranos começaram o serviço do nada e, hoje, principalmente nos últimos cinco anos, tivemos investimentos massivos, o que possibilita oferecer o melhor serviço à comunidade acreana. Estamos numa semana de comemorações”, disse.

Evento celebrou Dia Nacional do Bombeiro Militar e 50 anos da corporação no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

Mão estendida

Além de passar pela segunda maior alagação este ano, quando 19 cidades ficaram em estado emergênciadevido à cheia dos rios, os bombeiros do Acre também foram até o Rio Grande do Sul para prestar apoio nas buscas às vítimas das enxurradas.

O equipamento criado por uma bombeira acreana, capitã Ruana Casas, foi uma das ferramentas levadas para a missão. O comandante destaca que esse apoio só foi possível devido à reestruturação e fortalecimento da corporação.

“Passamos um incidente agora, o maior desastre natural, que foi a alagação. O ano passado colaboramos com a redução de mais de 40% no número de queimadas e estamos implementando este ano novamente uma força-tarefa para estar agindo, combatendo e prevenindo esses incêndios. Desde 2019 o governo do Estado do Acre tem trabalhado de forma diferenciada, não só para o Corpo de Bombeiros, mas para toda a Segurança Pública. Tivemos aí reforma de todas as nossas unidades operacionais, o investimento da construção de torres, enfim, são investimentos que o governo do Estado do Acre olhou de forma humanizada para o Corpo de Bombeiros”, destacou o comandante.

A presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), Taynara Martins, foi uma das homenageadas com a medalha Amigo dos Bombeiros, ao lado também de outros gestores e da secretária de Comunicação, Nayara Lessa. Ela destacou a importância da união dos poderes para o sucesso da administração e, principalmente, da Segurança Pública.

“É uma honra, principalmente porque representa todo um departamento, toda uma instituição, onde tem mais de 600 servidores, então não sou só eu amiga do Bombeiro, nós somos. O Departamento de Trânsito, que faz parte do sistema de Segurança Pública, onde está incluído o Corpo de Bombeiros e essa troca de experiência, de informações e, principalmente, de serviços diários, contribuem para o melhor atendimento da população”, enfatizou Taynara.

Na solenidade, o deputado federal Ulysses Araújo entregou ao Corpo de Bombeiros uma Moção de Aplauso e Louvor da Câmara Federal ao trabalho desses militares.

O governador também recebeu o kit para a 27ª Corrida do Fogo, que ocorre no dia 7 de julho, às 6h30, no Comando-Geral dos Bombeiros. Ao receber o kit, ele confirmou presença no evento. Ao fim da celebração, os militares cantaram o hino do Corpo de Bombeiros e fizeram o tradicional desfile.

Desfile finalizou solenidade em homenagem aos bombeiros e autoridades. Foto: Neto Lucena/Secom

Homenageados

Medalha Defesa Civil Estadual – Vale do Acre

Procurador-geral do Ministério Público do Acre (MP-AC) – Danilo Lovisaro
Coordenador da Secretaria de Estado da Casa Civil – Ítalo Cesar de Medeiros
Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) – Sula Ximenes
Secretário de Estado de Agricultura – José Luiz Schafer
Secretária de Estado do Meio Ambiente – Julie Messias e Silva
Senador do estado do Acre – Alan Rick Miranda
Deputado federal e coronel da PM – Ulysses Freitas de Araújo
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública – Coronel José Américo Gaia

Medalha Dom Pedro II, grau Cavaleiro

Comandante-geral da Polícia Militar, coronel da PM Luciano Dias Fonseca

Medalha Amigo do Bombeiro

Chefe de gabinete da vice-governadora – Rennan Biths de Lima
Diretora do Detran – Taynara Martins Barbosa
Secretário de Estado de Governo – Luiz Calixto Neto
Secretário de Estado de Obras Públicas – Ítalo Lopes
Secretário de Estado de Administração – Paulo Roberto Correia
Delegado-geral da Polícia Civil – José Henrique Maciel
Secretária de Estado de Comunicação – Nayara Lessa
Prefeito de Rio Branco – Tião Bocalom
Diretor-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) – José Assis Benvindo
Secretário de Estado de Saúde – Pedro Pascoal
Procurador do Estado – Gustavo Valadares
Procurador do Estado – Paulo Jorge Santos
Procurador do Estado – Daniel Linard
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros – Cláudio Falcão
Secretário adjunto de Pessoal – Guilherme Duarte.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Polícia Civil prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso. A ação integra a Renorcrim e reforça o enfrentamento ao crime organizado no país. Foto: assessoria/ PCAC

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.

O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC

“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.

A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.

A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida

Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.

Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.

Comentários

Continue lendo