Conecte-se conosco

Acre

No AC, taxista é baleado na cabeça após pegar presos em presídio e dirige até hospital para receber atendimento

Publicado

em

Motorista foi atingido por tiro de raspão e passa bem. Veículo foi seguido por dois homens em uma moto; três presos e uma mulher que estavam no carro não foram feridos.

Marcas dos tiros ficaram na parte traseira do veículo (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

 Com Adelcimar Carvalho - G1 Acre - Cruzeiro do Sul

Um taxista, que preferiu não ter o nome divulgado, foi atingido durante uma corrida por um tiro de raspão na cabeça. O fato ocorreu no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, no bairro Aeroporto Velho. A vítima não corre risco, já foi liberada do hospital, e passa bem

No momento em que levou o tiro, a o motorista tinha ido pegar três detentos que haviam sido liberados do Presídio Manoel Neri. A irmã de um deles também estava dentro do carro. Nenhum deles foi atingido pelos disparos.

No percurso, os homens foram abordados por dois criminosos em uma motocicleta, que efetuaram os dois disparos. Mesmo machucado, o motorista ainda dirigiu até o Pronto-Socorro para receber atendimento.

Com medo, os detentos desceram do táxi e entraram no hospital para se esconder com medo que os atiradores ainda tivessem a procura deles.

O taxista contou que a mulher chegou na praça onde ele faz ponto e pediu para que ele fosse até a penitenciária pegar o irmão, que tinha saído do presídio.

“Ela e os três presos vinham dentro do carro, aí uma moto se aproximou e os homens dispararam contra o meu carro. Como estávamos próximos do hospital, decidi entrar em busca de socorro. Foi um susto muito grande, agente fica traumatizado com esse tipo de situação”, falou.

______________________

A vítima disse que o clima de insegurança afeta até quem está trabalhando. Ele afirmou ainda que não conhecia a mulher que contratou a corrida e nenhum dos presos.

______________________

“Graças a Deus o médico disse que não corro risco de vida, mas fiquei muito apreensivo com isso. Trabalho como taxista há 18 anos, a gente pensa que esse tipo de coisa nunca vai acontecer, mas nem trabalhando temos segurança”, desabafou.

O delegado plantonista Lindomar Ventura disse que a polícia ainda não tem pistas dos autores.

“Ainda vamos conversa com as vítimas. O fato sinaliza uma tentativa contra pessoas que têm envolvimento com o crime. A ocorrência mostra que quem está no sistema tem comunicação com quem está aqui fora”, afirmou Ventura.

Dos três presos que receberam alvará de soltura, dois têm 22 anos e um de 25 anos. Após o ocorrido, uma viatura da Polícia Militar foi até o PS e levou os homens até suas casas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões

Publicado

em

Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.

O tempo segue instável em todo o Acre nesta sexta-feira (23), com possibilidade de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em algumas localidades. A condição climática é provocada pela elevada umidade do ar e também atinge áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia (planícies) e do Peru (selva).

De acordo com o portal O Tempo Aqui, há risco de chuvas fortes em pontos isolados, o que pode causar transtornos à população, especialmente em áreas urbanas e de vulnerabilidade.

No leste e sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o cenário é de sol entre muitas nuvens, com chuvas passageiras ao longo do dia. A probabilidade de precipitações intensas é considerada alta. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% no período da tarde e pode chegar a 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos a calmos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste acreano, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo apresenta características semelhantes, com instabilidade, presença de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva pontuais, algumas delas fortes. A umidade do ar e o comportamento dos ventos seguem o mesmo padrão observado nas demais regiões do estado.

As temperaturas permanecem amenas nas primeiras horas do dia e sobem moderadamente à tarde. Em Rio Branco e municípios vizinhos, as mínimas variam entre 20 °C e 22 °C, com máximas de até 28 °C. No interior, como Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul, os termômetros podem alcançar até 31 °C, mantendo o clima abafado.

A recomendação é que a população fique atenta às mudanças no tempo e evite áreas sujeitas a alagamentos durante os períodos de chuva mais intensa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.

O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais na Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta quinta-feira, 22, em Brasília (DF), de uma reunião entre os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente.

A agenda teve como foco a construção de estratégias integradas entre União e estados, reforçando a cooperação institucional, a troca de experiências e a avaliação dos resultados alcançados nos últimos anos. Os dados apresentados demonstraram avanços consistentes na redução dos índices de desmatamento na região, resultado do fortalecimento das políticas públicas ambientais e da atuação coordenada entre os entes federativos.

Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Foto: cedida

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os avanços alcançados pelo estado são resultado de uma política ambiental construída de forma integrada e baseada em evidências.

Secretário Leonardo Carvalho destacou os avanços alcançados pelo Acre no enfrentamento ao desmatamento e as queimadas ilegais. Foto: cedida

 “Os resultados que o Acre vem apresentando demonstram que planejamento, cooperação federativa e investimentos contínuos em monitoramento e fiscalização são fundamentais para o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Temos atuado de forma preventiva, com uso intensivo de tecnologia e integração entre órgãos estaduais e federais, o que nos permitiu superar as metas estabelecidas e alcançar reduções históricas tanto no desmatamento quanto nas queimadas”, afirmou.

Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre apresentou uma redução de 27,62% de desmatamento em 2025.

Com esses resultados, o estado superou as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

Agenda teve como foco a construção de estratégias entre União e estados, reforçando a cooperação institucional e a avaliação dos resultados alcançados em 2025. Foto: cedida

No enfrentamento às queimadas, os resultados também foram históricos. O Acre encerrou 2025 com queda de aproximadamente 75% nos focos de queimadas, alcançando o menor número de registros desde o início da série histórica, em 2001. O desempenho positivo reflete a atuação da integração do Grupo Operacional de Comando e Controle Ambiental (GOCC).

The post Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo