Flash
Nicolau atende sindicatos, amplia diálogo e anuncia votação da Reforma no dia 26
Aleac e governo ampliam diálogo com sindicatos sobre reforma da Previdência
A Reforma da Previdência Estadual está sendo amplamente debatida com os servidores públicos, entidades de classe e demais instituições. O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), e o Líder do governo Gehlen Diniz (PP), solicitaram ao governador Gladson Cameli (PP) que seria melhor adiar a votação para que a matéria fosse devidamente discutida com os servidores do setor público.
“O governador Gladson entendeu que precisamos de mais tempo para dialogar com os sindicatos, com isso vou segurar a pauta e colocar em votação somente dia 26 de novembro. Estamos conversando individualmente com cada categoria. Queremos que todas as dúvidas sejam esclarecidas antes de iniciar e processo de votação”, disse Nicolau Júnior.
Ainda de acordo com o progressista, a reforma da Previdência é necessária levando em consideração a situação financeira do Estado.
“Sabemos que o déficit previdenciário continua crescendo, e isso é muito preocupante. Se essa reforma não for aprovada o aporte do tesouro estadual para arcar com o pagamento de aposentadorias e pensões será de quase R$ 1 bilhão até 2022. O estado pode quebrar”, alertou.
O presidente do Parlamento Acreano agradeceu os servidores que a partir do diálogo, compreenderam a importância da reforma. Frisou ainda que o momento pede a união de todos.
“Na última sexta-feira (8), tivemos reuniões muito produtivas com os sindicatos. Agradeço demais a todos que compreenderam a necessidade de aprovar esta reforma. Estamos conversando com os trabalhadores, explicando a eles que ela é fundamental para o futuro do Acre, que essas mudanças são de fato necessárias”, salientou.
Nicolau Júnior elogiou ainda a postura do governador em atender o pedido do Poder Legislativo para a ampliação do prazo de discussão da matéria. Após o amplo diálogo com os trabalhadores, a expectativa é que o texto seja votado pelo deputados estaduais no próximo dia 26 de novembro.
“Quero registrar a conduta democrática do governador em sempre prezar pelo diálogo. Neste sentido, nós entramos num consenso para que a reforma da previdência seja discutida pela Assembleia, governo do Estado, funcionários públicos, sindicatos e sociedade em geral. Acredito que desta forma vamos chegar ao ponto que seja melhor para todos”, enfatizou.
Para o líder do governo na Aleac, deputado Gehlen Diniz (PP), a proposta de reforma da previdência está sendo debatida de maneira democrática. O parlamentar salientou ainda que o governo atual está tentando corrigir um problema que foi criado pelos governos passados.
“O próprio governador foi sensível em atender esse pedido. É importante esclarecer que este não foi um problema criado durante a gestão Gladson Cameli, mas durante os governos passados que fizeram pouco caso para um assunto de tamanha responsabilidade. O que o atual governo está fazendo é corrigir esses problemas. Vamos conseguir fazer com que o rombo previdenciário pare de crescer e não comprometer mais ainda o orçamento estadual com o pagamento de aposentadorias e pensões”, pontuou.
Comentários
Flash
Adolescente é apreendido por tráfico de drogas durante festividades carnavalescas em Xapuri
Suspeito tentou fugir e descartou porção de cocaína ao perceber aproximação policial
Um adolescente foi apreendido na noite de sexta-feira (13), por volta das 22h10, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas durante as festividades carnavalescas no Centro de Xapuri.
De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição recebeu denúncia anônima informando que dois indivíduos estariam comercializando entorpecentes nas proximidades da Escola Estadual Antero Soares Bezerra, na Rua Coronel Brandão, área central da cidade.
Após intensificar o patrulhamento, os policiais localizaram os suspeitos em frente à unidade de ensino. Ao perceberem a aproximação da viatura, ambos tentaram fugir. Durante a tentativa de evasão, um dos envolvidos arremessou um saco plástico contendo diversos invólucros de substância análoga à cocaína, totalizando aproximadamente 13 gramas.
O adolescente foi alcançado e apreendido. Segundo a PM, foi necessário o uso de algemas devido ao risco de nova fuga. Ele foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
O caso será apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Motocicleta roubada é encontrada abandonada em terreno baldio em Brasiléia
Veículo havia sido levado no dia anterior e foi recuperado pela PM no bairro Eldorado
Uma motocicleta com registro de roubo foi recuperada pela Polícia Militar na madrugada deste sábado (14), por volta das 0h30, na Rua Pedro Alexandrino Neto, no bairro Eldorado, em Brasiléia.
De acordo com o relatório policial, a guarnição foi acionada por populares que informaram ter encontrado uma motocicleta abandonada em um terreno baldio. Ao chegar ao endereço indicado, os militares localizaram o veículo, modelo Honda Biz, sem placa de identificação.
Após consulta ao sistema por meio do número do chassi, foi constatado que a motocicleta possuía registro de roubo ocorrido no dia anterior.
Diante da situação, o veículo foi removido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e posterior restituição ao proprietário. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
Comentários
Flash
Governador Gladson Camelí assina lei que autoriza internato de estudantes de medicina do exterior na rede estadual
O governador Gladson Camelí sancionou, na manhã desta sexta-feira, 13, a Lei nº 4.775, que permite aos estudantes de medicina formados no exterior realizarem o internato nos hospitais da rede estadual de saúde. A solenidade ocorreu em Rio Branco e contou com a presença de alunos e autoridades locais.

A nova legislação, intitulada Lei nº 4.775, de 19 de janeiro de 2026, autoriza oficialmente que estudantes graduados fora do país possam cumprir o internato nas unidades hospitalares do Estado. O texto estabelece ainda que a norma será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de até 90 dias e entrará em vigor na data de sua publicação.
Durante o ato, o governador destacou a importância da medida para fortalecer a saúde pública no Acre. “Desejo boa sorte e sucesso na trajetória profissional de vocês. Precisamos da competência e do compromisso de vocês com a saúde da nossa população. Estamos interessados em promover o bem-estar do nosso povo e valorizar o conhecimento dos nossos profissionais. O Estado é de todos, contem comigo para apoiá-los”, afirmou.

A secretária adjunta de Saúde, Andréia Pelatti, ressaltou que a sanção representa um avanço significativo para os estudantes acreanos que buscam formação fora do Brasil. “Esse é um passo muito importante para os nossos estudantes que estudam no exterior e vão ter mais oportunidade de atuarem nos hospitais da rede estadual, após a publicação desta lei. Com certeza esse é um bom reforço que beneficia tanto os nossos alunos quanto os nossos pacientes”, declarou.
A solenidade foi prestigiada por estudantes e entre eles, Joquebede Dantas, interna da Santa Casa da Amazônia. Nascida em Rio Branco, ela comemorou a iniciativa. “Eu e meus colegas estamos muito contentes com essa lei que permite o exercício do nosso internato no Acre. Para nós, brasileiros que estudamos na fronteira, é de extrema importância ter essa oportunidade de trabalhar em nosso país”, destacou.

A Lei nº 4.775, de autoria do deputado estadual Pablo Bregense, foi assinada na ocasião e entrará em vigor após publicação no Diário Oficial.
The post Governador Gladson Camelí assina lei que autoriza internato de estudantes de medicina do exterior na rede estadual appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE






Você precisa fazer login para comentar.