Conecte-se conosco

Geral

‘Nem sabia dessa greve’, diz acreana que foi procurar atendimento no INSS; paralisação dura três semanas

Publicado

em

Categoria exige reestruturação de carreira, melhores condições de trabalho, investimento em tecnologia, dentre outras reivindicações. Movimento começou no dia 16 de julho na capital acreana.

INSS em Rio Branco está em greve desde julho; serviços ocorrem apenas pela internet ou por agendamento prévio. Foto: José Rodinei/Rede Amazônica

Após mais de três semanas em greve, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco mantêm o movimento, que começou no dia 16 de julho, por tempo indeterminado. A informação foi confirmada por José Margarido, Técnico do Seguro Social e filiado do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre (Sindsep-AC).

De acordo com Margarido, haverá uma reunião na próxima sexta-feira (9) entre o Comando Nacional de greve e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “Estaremos fazendo mobilização em frente a Agência do INSS do Centro de Rio Branco, na sexta-feira, a partir das 8h”, afirma ele.

A greve já perdura 22 dias.

O técnico afirma ainda que os servidores buscam que a principal reivindicação seja atendida.

“Estamos correndo atrás da principal pauta de reivindicação, que é o reconhecimento das nossas atividades como essenciais e exclusivas do Estado, o que valoriza sobremaneira a nossa categoria, pois evita que os nossos serviços sejam terceirizados”, explica Margarido.

Agendamentos

A dona de casa Gesilândia Pereira não sabia da greve, mas também conseguiu atendimento porque o agendamento já havia sido marcado.

Para falar a verdade, eu nem sabia dessa greve. Estava agendado mais ou menos um mês e meio. Eu vim atrás de um benefício BPC Loas [Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social], porque estou com um problema muito sério de saúde. Aí eu vim atrás”, afirma.

Miramar Araújo é moradora do km 52 da Rodovia BR-364, próximo do município de Sena Madureira, no interior do Acre, e passou a noite na casa de parentes em Rio Branco para conseguir chegar cedo na agência do INSS. Ela conta que já havia agendado o atendimento antes da paralisação.

“Eu sou portadora de fibromialgia, eu vim buscar apresentadora. Fiz uma perícia médica hoje. A gente sabe da greve, mas aí a gente não sabe se eles vão atender, não vão atender”, comenta ela.

Os atendimentos agendados anteriormente seguem normalmente. Os trabalhadores do interior do estado não entraram no movimento, por enquanto.

Sem o agendamento feito antes da greve, alguns serviços podem ser comprometidos, como: análise e concessão de benefícios, aposentadoria, pensões, salário maternidade, auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acerto de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise dos recursos e revisões.

O órgão orientou que a população, que tenha algum agendamento ou não, entre em contato pelos canais remotos do INSS pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135.

Dentre as exigências da categoria estão:

  • Nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social
  • Reestruturação de carreira
  • Melhores condições de trabalho
  • Investimento em tecnologia
  • Tabela remuneratória de acordo a NT13 (com adicional de qualificação)
  • Abertura das mesas setoriais com prazo improrrogável (defesa do teletrabalho, novas regras para o bônus e pontuação).
  • Outras.

No dia 25 de julho, o Superior Tribunal de Justiça concedeu decisão temporária que determina comparecimento de 85% dos servidores e estabeleceu uma multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento da decisão. A categoria busca derrubar a decisão eliminada.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais

Publicado

em

Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo

As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.

A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.

Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção

Publicado

em

Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada 

O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.

Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.

As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários

Continue lendo

Geral

Dois jovens são presos com drogas e dinheiro durante Operação Lei Seca em Rio Branco

Publicado

em

Após tentativa de fuga em motocicleta no bairro Santa Terezinha, PM apreende 30 porções de substância análoga à cocaína e skunk. Suspeitos confessaram que drogas seriam para venda na comunidade

Os suspeitos desobedeceram à determinação e tentaram fugir, o que motivou o início de um acompanhamento tático. Após breve perseguição, os policiais conseguiram realizar a abordagem. Foto: cedida 

Dois jovens, de 18 e 20 anos, foram presos na noite deste sábado (17) durante a Operação Trânsito Seguro/Lei Seca, no bairro Santa Terezinha, em Rio Branco. Após desobedecerem a uma ordem de parada e tentarem fugir em uma motocicleta, foram interceptados pela Polícia Militar após breve perseguição.

Com o passageiro, de 20 anos, foram encontradas 30 trouxinhas de substância análoga à cocaína e uma porção de maconha do tipo skunk, além de R$ 13 em espécie. O condutor, de 18 anos, não tinha habilitação e confessou ter feito uso de entorpecentes. Segundo a PM, os dois afirmaram que as drogas seriam destinadas à comercialização na comunidade onde residem, no Ramal do Gama.

Os jovens foram conduzidos à delegacia junto com a motocicleta e todo o material apreendido para as providências legais.

Comentários

Continue lendo