Geral
‘Nem sabia dessa greve’, diz acreana que foi procurar atendimento no INSS; paralisação dura três semanas
Categoria exige reestruturação de carreira, melhores condições de trabalho, investimento em tecnologia, dentre outras reivindicações. Movimento começou no dia 16 de julho na capital acreana.

INSS em Rio Branco está em greve desde julho; serviços ocorrem apenas pela internet ou por agendamento prévio. Foto: José Rodinei/Rede Amazônica
Após mais de três semanas em greve, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco mantêm o movimento, que começou no dia 16 de julho, por tempo indeterminado. A informação foi confirmada por José Margarido, Técnico do Seguro Social e filiado do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre (Sindsep-AC).
De acordo com Margarido, haverá uma reunião na próxima sexta-feira (9) entre o Comando Nacional de greve e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “Estaremos fazendo mobilização em frente a Agência do INSS do Centro de Rio Branco, na sexta-feira, a partir das 8h”, afirma ele.
A greve já perdura 22 dias.
O técnico afirma ainda que os servidores buscam que a principal reivindicação seja atendida.
“Estamos correndo atrás da principal pauta de reivindicação, que é o reconhecimento das nossas atividades como essenciais e exclusivas do Estado, o que valoriza sobremaneira a nossa categoria, pois evita que os nossos serviços sejam terceirizados”, explica Margarido.
Agendamentos
A dona de casa Gesilândia Pereira não sabia da greve, mas também conseguiu atendimento porque o agendamento já havia sido marcado.
“Para falar a verdade, eu nem sabia dessa greve. Estava agendado mais ou menos um mês e meio. Eu vim atrás de um benefício BPC Loas [Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social], porque estou com um problema muito sério de saúde. Aí eu vim atrás”, afirma.
Miramar Araújo é moradora do km 52 da Rodovia BR-364, próximo do município de Sena Madureira, no interior do Acre, e passou a noite na casa de parentes em Rio Branco para conseguir chegar cedo na agência do INSS. Ela conta que já havia agendado o atendimento antes da paralisação.
“Eu sou portadora de fibromialgia, eu vim buscar apresentadora. Fiz uma perícia médica hoje. A gente sabe da greve, mas aí a gente não sabe se eles vão atender, não vão atender”, comenta ela.
Os atendimentos agendados anteriormente seguem normalmente. Os trabalhadores do interior do estado não entraram no movimento, por enquanto.
Sem o agendamento feito antes da greve, alguns serviços podem ser comprometidos, como: análise e concessão de benefícios, aposentadoria, pensões, salário maternidade, auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acerto de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise dos recursos e revisões.
O órgão orientou que a população, que tenha algum agendamento ou não, entre em contato pelos canais remotos do INSS pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135.
Dentre as exigências da categoria estão:
- Nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social
- Reestruturação de carreira
- Melhores condições de trabalho
- Investimento em tecnologia
- Tabela remuneratória de acordo a NT13 (com adicional de qualificação)
- Abertura das mesas setoriais com prazo improrrogável (defesa do teletrabalho, novas regras para o bônus e pontuação).
- Outras.
No dia 25 de julho, o Superior Tribunal de Justiça concedeu decisão temporária que determina comparecimento de 85% dos servidores e estabeleceu uma multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento da decisão. A categoria busca derrubar a decisão eliminada.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende homem traficando maconha em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu, na tarde desta quinta-feira, 18, um homem de 20 anos por tráfico de drogas no bairro Vitória, em Sena Madureira. Ele usava tornozeleira eletrônica e já tinha sido detido pelo mesmo crime. A ação ocorreu após moradores denunciarem que o criminoso estaria vendendo entorpecentes dentro de uma residência na Rua Walter Paula d’Ávila.
Durante patrulhamento na área, conhecida pela atuação de uma facção criminosa e pelo comércio de drogas, a guarnição avistou o suspeito em frente ao imóvel. Assim que percebeu a presença policial, ele demonstrou nervosismo e correu para dentro da casa. Na aproximação, os militares viram um objeto sendo arremessado pela janela. Tratava-se de uma garrafa térmica com 86 tabletes de maconha.
O dono da casa, centão, autorizou por escrito a entrada da equipe. Dentro do imóvel, o criminoso confessou que havia jogado a garrafa para fora. Os policiais também encontraram, no quarto dele, um saco plástico com resquícios de pasta base de cocaína. O rapaz admitiu ainda que cumpre medida de monitoramento eletrônico por condenação anterior relacionada ao tráfico na cidade de Santa Rosa do Purus.
A guarnição conduziu o suspeito para a Delegacia de Polícia Civil, junto com o material apreendido, onde fica à disposição da autoridade policial para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Acidente grave entre duas motos deixa três feridos no bairro Preventório, em Rio Branco
Colisão frontal ocorreu na Rua Minas Gerais; duas equipes do Samu atenderam as vítimas, que foram encaminhadas ao Pronto Socorro

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Pronto Socorro após acidente no bairro Preventório nesta sexta-feira. Foto: cedida
Um grave acidente entre duas motocicletas deixou três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (19) na Rua Minas Gerais, no bairro Preventório, em Rio Branco. A colisão frontalocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital.
De acordo com informações preliminares, o casal Josmar Bezerra André e Antônia de Jesus Lima Furtado trafegava em uma moto no sentido bairro–centro quando colidiu com outra motocicleta, conduzida por Rafael Santos. O impacto foi forte, e os três caíram na pista.

A colisão frontal ocorreu no trecho que liga o bairro ao centro da capital. Foto: captada
Duas viaturas do SAMU foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local. As vítimas foram estabilizadas e encaminhadas ao Pronto Socorro de Rio Branco. O estado de saúde delas ainda não foi divulgado.
A Polícia Militar isolou o local para a perícia técnica, que vai apurar as causas do acidente. O trecho da Rua Minas Gerais ficou parcialmente interditado durante o atendimento.

O estado de saúde das vítimas ainda não foi detalhado. A perícia técnica foi acionada para determinar as causas da colisão. Foto: cedida
Comentários
Geral
Polícia Civil prende casal acusado de tentar matar frentista durante assalto a posto no Joafra
Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, de 20 anos, atiraram na vítima mesmo sem reação; crime aconteceu na noite de quarta-feira (17)

O casal é acusado pela tentativa de latrocinio do frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira de 34 anos. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre prendeu nesta sexta-feira (19) o casal Lucas Martins Costa e Vanessa de Oliveira Lira, ambos de 20 anos, acusados de tentar matar um frentista durante um assalto a um posto de combustíveis no bairro Joafra, na capital. O crime ocorreu na noite de quarta-feira (17) e foi investigado pela Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE).
Os suspeitos abordaram o frentista Francisco Alcimar Lima de Oliveira, 34 anos, e, mesmo sem reação da vítima, efetuaram um disparo que atingiu a cabeça dele de raspão. O casal fugiu após levar apenas R$ 10.
A investigação reuniu provas contundentes e resultou na localização e prisão do casal na região do Rosa Linda. Eles foram conduzidos à delegacia para depoimento e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional.
A DCORE destacou que a dupla agia com extrema violência e que a prisão interrompeu uma série de ações criminosas na capital. A vítima foi socorrida e passa bem, segundo informações da polícia.

O crime, que chocou pela agressividade dos suspeitos, vinha sendo investigado pela unidade especializada, que conseguiu reunir provas contundentes contra os dois. Foto: captada

Você precisa fazer login para comentar.