Cotidiano
Navio de 500 anos é encontrado em estado perfeito de conservação
Pesquisadores localizaram a embarcação no Mar Báltico, em uma região próxima da Suécia: 99% dos componentes do navio estão praticamente intactos

O NAVIO ESTAVA EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO: IMAGEM FOI FEITA VIRTUALMENTE A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Uma descoberta realizada no Mar Báltico, em região próxima à Suécia, fez os pesquisadores voltarem à era das Grande Navegações: um navio com idade estimada de quase 500 anos de idade foi encontrado a quase 120 metros de profundidade.De acordo com os especialistas, essa é a embarcação em melhor estado já encontrada do período histórico que culminou com a descoberta das Américas e tem características similares às naus que participaram da viagem de Cristovão Colombo em 1492, reforçando a ideia de que a tecnologia para construir embarcações estava florescendo entre os diferentes países europeus no final do século 15.
Com 16 metros de comprimento, o navio seria utilizado para o comércio e teria pertencido a um mercador sueco ou dinamarquês: ao inspecionar as características da embarcação, os pesquisadores afirmaram que ela foi construída entre os anos de 1490 e 1540. Ao realizar uma análise inicial, foi constatado que praticamente 99% do navio está com seus componentes intactos. Os mastros ainda estão em pé e é possível observar canhões em posições de combate.
Para realizar essa descoberta, robôs equipados com ferramentas de exploração conseguiram identificar a embarcação no fundo do mar e realizar os registros dos dados encontrados: posteriormente, essas informações foram convertidas em imagens. A equipe de pesquisadores afirma que o navio manteve um ótimo estado de conservação por conta dos baixos níveis de oxigênio existentes nas profundezas congelantes do Mar Báltico.

AS IMAGENS DIGITAIS SE BASEARAM COM O AUXÍLIO DE UM EQUIPAMENTO AUTÔNOMO QUE COLETOU OS DADOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
O trabalho de localização e investigação da relíquia histórica foi possível graças ao arqueólogo marítimo Rodrigo Pacheco-Ruiz, que trabalhou em conjunto com a empresa sueca MMT — especialista em pesquisas marítimas. A descoberta também contou com a colaboração de especialistas da Universidade de Southampton, do Reino Unido, e do Instituto de Södertörn, da Suécia.
Leia também:
+ Submarino francês perdido há mais de 50 anos é encontrado
+ Pesquisadores encontram destroços de navio dos EUA atacado por nazistas
A equipe afirma que há algumas possibilidades para entender como o navio afundou. Provavelmente, ele sofreu um ataque durante a guerra sueca pela independência, que ocorreu entre 1521 e 1523. Também é possível que a embarcação tenha parado no fundo do mar após um conflito durante os eventos da guerra Russo-Sueca, entre 1554 e 1557.
Revista Galileu
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual
O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.
O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.
“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).
Recurso encaminhado
O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.
“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Você precisa fazer login para comentar.