Geral
Nasce mais um filhote de anta no Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco
Após quase 400 dias de gestação, no dia 23 de setembro nasceu Maitê, a primeira filhote fêmea da família de antas do Parque Chico Mendes. A pequena anta é fruto da terceira cria do casal Flor e Bruno, que já tiveram, em anos anteriores, Bruno Júnior e Antunes.
Após o nascimento, Maitê passou por fase de quarentena na maternidade do recinto, constantemente monitorada pela equipe de médicos veterinários, tratadores e biólogos do Parque. Esse período é necessário para observar possíveis alterações de saúde e de comportamento, tanto na mãe, quanto no novo bebê. Hoje, Maitê pesa cerca de 12 quilos, se alimentando do leite materno, mas já explorando outros alimentos, como frutas e folhas.
Joseline Guimarães, bióloga e gerente do Parque, comemora o novo nascimento, sinal de bem-estar e manejo correto da espécie. “Temos muito cuidado com a alimentação, com a qualidade do recinto, além da capacitação da nossa equipe para cuidar dos animais sob nossa responsabilidade. Sempre que um grupo de animais consegue chegar à reprodução, é sinal de que estamos fazendo um trabalho de excelência e ficamos muito felizes”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, relembra a revitalização pela qual o recinto das antas no Parque Ambiental Chico Mendes passou em 2022, através da Prefeitura de Rio Branco. “Nós fizemos a limpeza do açude, melhoramos em muitos aspectos e ficamos muito felizes de ver que um trabalho feito lá atrás contribui tanto para a qualidade de vida desses animais, a ponto de termos filhotes, como tivemos o Antunes e agora a Maitê”, concluiu.
As antas são animais que habitam desde a Venezuela até parte da Argentina. É o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo chegar a 300 quilos e mais de dois metros de comprimento. Se alimenta de folhas e frutos, possuindo importante trabalho na dispersão de sementes pela floresta. Seus predadores são as onças, tanto pintadas como as pardas. Entretanto sua maior ameaça é a caça predatória, já sendo extinta em algumas regiões, considerada como vulnerável, pelo Ministério do Meio Ambiente.
O Parque Ambiental Chico Mendes está aberto de terça à domingo, de 7h às 17h, com entrada gratuita.
Comentários
Geral
Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre
Comentários
Geral
Bombeiros resgatam pai e genro desaparecidos após três dias perdidos na floresta no Acre
Dupla foi encontrada com vida em área de mata fechada após operação que contou com apoio de moradores locais; ambos estavam em boas condições de saúde
Após três dias desaparecidos na floresta, um homem de 50 anos, identificado pelas iniciais M.S., e seu genro foram resgatados com vida na comunidade Havre, localizada no baixo rio Gregório, em Tarauacá, interior do Acre. Os dois haviam saído para caçar na última quarta-feira (9) e não retornaram, levando familiares a acionar o Corpo de Bombeiros.
Uma equipe do 7º Batalhão de Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º BEPCIF) foi mobilizada e, com o apoio de mateiros experientes da região, iniciou as buscas na sexta-feira (11). A operação exigiu horas de navegação pelo rio e caminhada por mata fechada até que a dupla fosse encontrada.
Apesar do desgaste físico, os dois estavam em boas condições de saúde e demonstraram alívio ao reencontrar os familiares.
Comentários
Geral
Pedreiro acusado de feminicídio na capital segue foragido; buscas se intensificam

Gilberto Francisco, que está foragido – Foto: Cedida
As forças de segurança da capital acreana e de municípios vizinhos intensificaram a busca por Gilberto Gomes da Silva, de 59 anos, conhecido como “Ceará”. O pedreiro teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após ser apontado como autor do feminicídio que chocou moradores do bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, na última quarta-feira (9).
De acordo com a Polícia Civil, Gilberto invadiu armado o apartamento da ex-companheira, Janice Rocha de Lima, de 41 anos, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Inconformado com o fim do relacionamento, ele teria exigido que Janice reatasse o namoro. Diante da recusa, cometeu o assassinato de forma brutal. O filho da vítima, Jonathas Lima Rocha, de 19 anos, também foi atingido por disparos e sobreviveu.
Após o crime, o acusado desapareceu e, em um gesto de ameaça ainda mais cruel, enviou um vídeo ao jovem ferido, afirmando que mataria outros membros da família. Desde então, Ceará é considerado foragido e procurado por todas as forças de segurança do estado. Testemunhas relataram que ele foi visto circulando na mesma motocicleta usada durante o ataque.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) instaurou inquérito para apurar o caso, já ouviu testemunhas e obteve, junto ao Judiciário, a decretação da prisão preventiva do acusado. Informações sobre o paradeiro de Gilberto podem ser repassadas anonimamente às autoridades por meio dos números 190 e 181, ou diretamente em delegacias e quartéis da Polícia Militar.
Você precisa fazer login para comentar.