fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Nasce mais um filhote de anta no Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco

Publicado

em

Após quase 400 dias de gestação, no dia 23 de setembro nasceu Maitê, a primeira filhote fêmea da família de antas do Parque Chico Mendes. A pequena anta é fruto da terceira cria do casal Flor e Bruno, que já tiveram, em anos anteriores, Bruno Júnior e Antunes.

Após o nascimento, Maitê passou por fase de quarentena na maternidade do recinto, constantemente monitorada pela equipe de médicos veterinários, tratadores e biólogos do Parque. Esse período é necessário para observar possíveis alterações de saúde e de comportamento, tanto na mãe, quanto no novo bebê. Hoje, Maitê pesa cerca de 12 quilos, se alimentando do leite materno, mas já explorando outros alimentos, como frutas e folhas.

Joseline Guimarães, bióloga e gerente do Parque, comemora o novo nascimento, sinal de bem-estar e manejo correto da espécie. “Temos muito cuidado com a alimentação, com a qualidade do recinto, além da capacitação da nossa equipe para cuidar dos animais sob nossa responsabilidade. Sempre que um grupo de animais consegue chegar à reprodução, é sinal de que estamos fazendo um trabalho de excelência e ficamos muito felizes”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, relembra a revitalização pela qual o recinto das antas no Parque Ambiental Chico Mendes passou em 2022, através da Prefeitura de Rio Branco. “Nós fizemos a limpeza do açude, melhoramos em muitos aspectos e ficamos muito felizes de ver que um trabalho feito lá atrás contribui tanto para a qualidade de vida desses animais, a ponto de termos filhotes, como tivemos o Antunes e agora a Maitê”, concluiu.

As antas são animais que habitam desde a Venezuela até parte da Argentina. É o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo chegar a 300 quilos e mais de dois metros de comprimento. Se alimenta de folhas e frutos, possuindo importante trabalho na dispersão de sementes pela floresta. Seus predadores são as onças, tanto pintadas como as pardas. Entretanto sua maior ameaça é a caça predatória, já sendo extinta em algumas regiões, considerada como vulnerável, pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Parque Ambiental Chico Mendes está aberto de terça à domingo, de 7h às 17h, com entrada gratuita.

Comentários

Continue lendo

Geral

Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre

Publicado

em

Equipamentos modernos e treinamento contínuo garantem o pronto emprego das equipes

O trabalho dos militares tem se destacado também pela agilidade e preparo/ Foto: Reprodução

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por uma série de operações bem-sucedidas do Corpo de Bombeiros no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. De acordo com a tenente Daniela Marques, subcomandante do 4º Batalhão de Proteção e Combate a Incêndios Florestais, o total de bens resgatados nas águas do rio ultrapassou R$ 590 mil, sendo R$ 311 mil somente por meio de operações de mergulho.

Ao todo, foram realizadas 15 missões de mergulho para resgatar bens materiais e outras duas em busca de pessoas desaparecidas, vítimas de afogamentos. Segundo a tenente, 70% das ocorrências estiveram relacionadas a naufrágios e 30% a colisões entre embarcações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiros resgatam pai e genro desaparecidos após três dias perdidos na floresta no Acre

Publicado

em

Dupla foi encontrada com vida em área de mata fechada após operação que contou com apoio de moradores locais; ambos estavam em boas condições de saúde

Após três dias desaparecidos na floresta, um homem de 50 anos, identificado pelas iniciais M.S., e seu genro foram resgatados com vida na comunidade Havre, localizada no baixo rio Gregório, em Tarauacá, interior do Acre. Os dois haviam saído para caçar na última quarta-feira (9) e não retornaram, levando familiares a acionar o Corpo de Bombeiros.

Uma equipe do 7º Batalhão de Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º BEPCIF) foi mobilizada e, com o apoio de mateiros experientes da região, iniciou as buscas na sexta-feira (11). A operação exigiu horas de navegação pelo rio e caminhada por mata fechada até que a dupla fosse encontrada.

Apesar do desgaste físico, os dois estavam em boas condições de saúde e demonstraram alívio ao reencontrar os familiares.

Comentários

Continue lendo

Geral

Pedreiro acusado de feminicídio na capital segue foragido; buscas se intensificam

Publicado

em

Gilberto Francisco, que está foragido – Foto: Cedida

As forças de segurança da capital acreana e de municípios vizinhos intensificaram a busca por Gilberto Gomes da Silva, de 59 anos, conhecido como “Ceará”. O pedreiro teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após ser apontado como autor do feminicídio que chocou moradores do bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, na última quarta-feira (9).

De acordo com a Polícia Civil, Gilberto invadiu armado o apartamento da ex-companheira, Janice Rocha de Lima, de 41 anos, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Inconformado com o fim do relacionamento, ele teria exigido que Janice reatasse o namoro. Diante da recusa, cometeu o assassinato de forma brutal. O filho da vítima, Jonathas Lima Rocha, de 19 anos, também foi atingido por disparos e sobreviveu.

Após o crime, o acusado desapareceu e, em um gesto de ameaça ainda mais cruel, enviou um vídeo ao jovem ferido, afirmando que mataria outros membros da família. Desde então, Ceará é considerado foragido e procurado por todas as forças de segurança do estado. Testemunhas relataram que ele foi visto circulando na mesma motocicleta usada durante o ataque.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) instaurou inquérito para apurar o caso, já ouviu testemunhas e obteve, junto ao Judiciário, a decretação da prisão preventiva do acusado. Informações sobre o paradeiro de Gilberto podem ser repassadas anonimamente às autoridades por meio dos números 190 e 181, ou diretamente em delegacias e quartéis da Polícia Militar.

Comentários

Continue lendo