Acre
“Não podemos aceitar que a vontade popular seja desrespeitada”, diz tucano
“Nós não podemos nos calar e assistir placidamente a vontade popular sendo desrespeitada”, disse Andre Hassem.
íderes da Oposição acreana estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 9, na Praça Fontenele de Castro, centro de Senador Guiomard, participando do Ato de Solidariedade ao Prefeito James Gomes (PSDB).
Populares portando faixas de apoio ao prefeito chegaram cedo ao local e participaram do manifesto. Cartazes com dizeres como: “fora PT”, “Respeite nosso voto”, “Votamos James e Branca,não no PT”, dentre outros, os manifestantes caminharam até a residência da mãe do prefeito James, próxima à praça, onde ouviram os discursos dos líderes da oposição.

Populares portando faixas de apoio ao prefeito chegaram cedo ao local e participaram do manifesto/Foto: Agência ContilNet
“Nós não podemos nos calar e assistir placidamente a vontade popular sendo desrespeitada”, disse o Prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, em nome de todos os prefeitos do PSDB/Acre.
“Esta dor que os Tucanos estão sentindo, nós do PMDB também sentimos com o processo do nosso Prefeito Wagner Sales (de Cruzeiro do Sul). Mas não podemos esmorecer, devemos persistir, senão teremos uma nova ação como a do Referendo (realizado em 2010, com aprovação dos eleitores para retorno do antigo horário, até hoje não foi cumprido)”, ressaltou o deputado federal Flaviano Melo (PMDB).
“Esta situação muito me preocupa. Há uma crise institucional que pode ser observada com esta campanha contra a Polícia Federal”, comentou o Senador Sérgio Petecão (PSD).
“Não podemos deixar nosso estado ficar nas mãos de uma única família”, salientou o deputado federal Gladson Cameli (PP).
“Gostaria de deixar um questionamento no ar para que nos sirva de reflexão: Quem será o próximo? Pois vejamos: no mesmo processo que o Prefeito Wagner Sales foi cassado, também responde um Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que à época também era deputado estadual, mas que nem se comenta”, disse o Deputado Federal Marcio Bittar, presidente regional do PSDB/AC.
“Chegou a hora de unirmos nossas forças e mostramos à população que estamos incomodando. Apenas os prefeitos da oposição estão passando por processos imediatos de cassação. Não somos contra os julgamentos, mas que sejam válidos para todos e da mesma forma”, disse o Prefeito James Gomes.
O ato de solidariedade contou ainda com a presença dos parlamentares: Major Rocha (PSDB), Rabelo Góes (PSDB), vereadores de Senador Guiomard que apoiam James Gomes, Prefeito de Xapuri Marcinho Miranda e outros.
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.


Você precisa fazer login para comentar.