Acre
“Não iremos mais quebrar o galho do Governo”, afirma presidente do Sinpol/AC
Da redação, com Gleydison Meireles
Cansados de levar calote e de não ter suas reivindicações atendidas, os policiais civis, durante o manifesto realizado na manhã desta quarta-feira (8), prometeram radicalizar e afirmaram que não vão mais “quebrar o galho” do governo de Sebastião Viana (PT)
Segundo o presidente do Sindicato do Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), Itamir Lima, o “quebrar o galho” a que se refere a categoria são os desvios de funções e atribuições que policiais e escrivães eram submetidos dentro das delegacias.
“Estamos cansados com tamanha falta de respeito, há cerca de três anos que o Governo vem prometendo atender nossas reivindicações e não cumpre com a promessa. Estamos cansados de servir de ‘quebra galho’ dentro da polícia, trabalhamos em funções que não é de nossa competência, trabalhar em condições precárias e com a mínima estrutura e muitas vezes tirar dinheiro do bolso para custear combustível para as viaturas, comprar papel e até copos descartáveis, tudo isso para oferecer um atendimento no mínimo digno a população, mas agora vamos cumprir o que a Lei determina e fazer apenas aquilo que nos compete como policiais, e mais, exigir condições mínimas de serviço, como por exemplo coletes balísticos, armamentos e munições em perfeito estado e dentro da validade. Se o Governo quiser manter os índices de resolutividade de crimes acima da média nacional vai ter que fazer concurso público para suprir a carência de efetivo, pois não iremos mais trabalhar por dois ou três como acontecia até bem pouco tempo”, protestou Lima.
O Sinpol preparou uma cartilha em forma de panfleto que foi distribuída a categoria como forma a orientar com os procedimentos adotados a partir da “Operação Cumpra-se a Lei”. O informativo traz orientações sobre direitos e deveres de agentes e escrivães durante o exercício da profissão. Os informativos também estarão disponíveis nas delegacias.
O Sindicato orientou ainda aos profissionais que durante o atendimento seja explicado a população como será o atendimento nas delegacias regionais e especializadas, bem como a disponibilização de um panfleto intitulado “Caos Anunciado da Polícia Civil”, onde os usuários dos serviços das delegacias poderão entender um pouco mais os motivos das manifestações da categoria.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.