Conecte-se conosco

Acre

Nanicos se reúnem e decidem que não seguem mais o comando do PT

Publicado

em

Ray Melo, do ac24horas

Os dirigentes de PSDC, PDT, PTN, PPL, PRB e PRP e os deputados eleitos pelos seis partidos anunciaram na manhã desta quarta-feira (16), que não seguem mais o comando do Partidos dos Trabalhadores (PT) e dos cardeais da Frente Popular do Acre (FPA). Eles informaram ainda que caso seja confirmada da expulsão do deputado federal Alan Rick (PRB), da coligação, todos os líderes partidários e deputados entregarão os cargos e sairão da FPA.

20150916084356

Outra novidade é a criação de uma nova frente dentro da Frente Popular. Os partidos nanicos anunciaram a formação da Frente Alternativa. De acordo com o presidente do PDT, o ex-deputado Luiz Tchê, o objetivo é analisar melhor os projetos do Governo do Acre que são encaminhados ao Poder Legislativo para “votar de acordo com a vontade popular”. As criticas ao comando da FPA ganharam destaque especial na coletiva dos partidos nanicos.

Segundo eles, as decisões políticas no últimos 17 anos de poder, estariam sendo tomadas apenas por três dos 14 partidos que integram a FPA. O deputado Eber Machado (PSDC) disse que repudia a tentativa de intervenção do governador Sebastião Viana (PT) para destituir o diretório estadual de seu partido no Acre. “Não estamos rachando com a Frente Popular, mas a partir de hoje vamos exigir respeito e maior participação nas decisões políticas da coligação”.

Revoltados, os dirigentes informam que qualquer tipo de retaliação por parte do alto clero petista, os partidos entregam os cargos e seguirão um projeto alternativo. A reivindicação maior é que o poder estaria sendo dividido apenas por PT, PCdoB e PSB. Luiz Tchê destaca que o PCdoB é o segundo partido na hierarquia da coligação, ocupando mais de 500 cargos, enquanto os seis partidos que conquistaram 127 mil votos não teriam 10% dos cargos dos comunistas.

O deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) destaca que não se trata de um racha, mas uma decisão para fortalecer os partidos pequenos da coligação e fazer uma divisão igualitária das decisões políticas. “Nós não sentaremos de forma individual para conversar sobre política com o governador. Não aceitaremos convites individuais. Só falaremos de política no conjunto da nova frente que está sendo criada, este é um ponto pactuado entre os partidos”.

O vice-presidente da Aleac, Eber Machado e o presidente do PRB, Manoel Marcos foram um mais incisivos nos posicionamentos conta o PT e seus cardeais. Questionados sobre uma possível retaliação do governo do Acre, os líderes nanicos afirmaram com veemência que qualquer ato contra Machado e Marcos, serão rechaçados pelo bloco partidário. Outra decisão é que eles não abrem mão de indicar o vice na chapa de Marcus Viana (PT), na disputa de Rio Branco.

“A criação deste bloco significa a unidade dos seis partidos e dos sete deputados eleitos por eles. Se hoje a FPA completa 17 anos de poder é porque estes partidos são os principais responsáveis por estas vitórias”, disse Machado, ao destacar que a unidade dos nanicos também vai acontecer no interior do Estado. Mesmo afirmando que não se trata de um racha, os nanicos deixaram claro que não seguirão mais o comando do PT, aceitando todas as decisões tomadas por seus cardeais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

FEM promove capacitação de servidores com especialista em licitações com uso da Inteligência Artificial

Publicado

em

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) deu início, nesta terça-feira, 17, a um programa de Capacitação Continuada em Licitações e Contratos, voltado à qualificação de seus servidores. A iniciativa, realizada no Museu dos Povos Acreanos, tem como eixo temático “Planejar para Contratar Melhor: Estratégias de Planejamento e Gestão em Licitações e Contratos Públicos” e marca a abertura de um ciclo de oficinas teóricas e práticas que se estenderá até o mês de agosto.

Sender Sil realizou palestra de abertura da capacitação de servidores que vai até agosto. Foto: Alex Machado/FEM

A palestra inaugural foi ministrada pelo especialista em Licitações Públicas e servidor do Ministério da Gestão, Sender Sil, que apresentou os fundamentos do planejamento como elemento estruturante das contratações públicas. Ao longo do programa, as oficinas abordarão a centralidade do planejamento na condução eficiente dos certames licitatórios e na adequada gestão dos contratos administrativos, enfatizando práticas que contribuem para o fortalecimento da governança, da transparência e da efetividade da administração pública.

Presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca a importância de manter as equipes atualizadas sobre as leis de licitação

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destacou que a formação continuada dos servidores constitui instrumento indispensável ao aprimoramento da gestão pública. Segundo ele, a qualificação permanente, em todos os setores, assegura maior eficiência administrativa, aliada à observância dos princípios da legalidade e da transparência.

“Estamos convictos de que este treinamento será plenamente aproveitado pelos participantes, uma vez que o aperfeiçoamento contínuo é condição essencial para responder às demandas institucionais e conferir maior fluidez às rotinas de trabalho”, afirmou.

Por sua vez, o especialista Sender Sil ressaltou que a capacitação tem por finalidade fortalecer as equipes envolvidas com os processos licitatórios, oferecendo não apenas conteúdo teórico, mas também instrumentos práticos de aplicação imediata. De acordo com ele, as atividades incluem o uso de ferramentas de inteligência artificial, acompanhamento orientado de grupos e a realização de visitas técnicas, de modo a possibilitar a consolidação do aprendizado e a resolução de dúvidas no contexto real de atuação dos servidores.

The post FEM promove capacitação de servidores com especialista em licitações com uso da Inteligência Artificial appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Representação do Governo em Brasília e Deracre reforçam parceria estratégica para garantir recursos e avançar em obras no estado

Publicado

em

O secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Fabio Rueda, e a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes, estiverem reunidos nesta terça-feira, 17, para reforçar a parceria estratégica entre os dois órgãos na liberação de recursos para fortalecer a execução de obras de infraestrutura no estado.

Repac e Deracre reforçam parceria estratégica para viabilizar a liberação de recursos para a execução de obras no estado. Foto: Wesley Moraes/Repac

A atuação conjunta tem como objetivo ampliar a interlocução institucional junto ao governo federal, viabilizando recursos e destravando projetos prioritários para o Acre. Nesse contexto, a Repac desempenha papel fundamental na articulação na capital do país, enquanto o Deracre executa as obras no território acreano.

Um dos assuntos tratados durante o encontro foi a manutenção e abertura de ramais. Com a proximidade do verão amazônico, período em que as chuvas ficam mais escassas na região, o Deracre se prepara para a realização de grandes intervenções nas estradas vicinais em todo o estado.

Fabio Rueda, secretário da Repac, destacou alinhamento estratégico entre os dois órgãos. Foto: Wesley Moraes/Repac

De acordo com o secretário da Repac, Fabio Rueda, a integração entre os órgãos tem gerado resultados concretos para a população. “Essa parceria com o Deracre é estratégica porque une a capacidade de articulação em Brasília com a execução eficiente no estado. Estamos trabalhando para garantir recursos e acelerar obras que impactam diretamente a vida das pessoas, principalmente na zona rural”, destacou.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, também ressaltou a importância da cooperação institucional. “Os ramais são fundamentais para o desenvolvimento do Acre. Com o apoio da Repac, conseguimos avançar na captação de investimentos e dar mais celeridade às obras, garantindo melhores condições de trafegabilidade e mais dignidade para os produtores e moradores dessas regiões”, afirmou.

Presidente do Deracre, Sula Ximenes ressaltou que recursos são fundamentais para a execução de obras. Foto: Wesley Moraes/Repac

A iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre com o desenvolvimento sustentável, garantindo melhores condições de acesso e mobilidade para a população, sobretudo nas regiões mais afastadas dos centros urbanos.

The post Representação do Governo em Brasília e Deracre reforçam parceria estratégica para garantir recursos e avançar em obras no estado appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco reinaugura Sala do Empreendedor para fortalecer pequenos negócios

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, reforça seu compromisso com os pequenos negócios ao reinaugurar a Sala do Empreendedor, espaço estratégico dedicado ao fortalecimento da economia local. Localizado no prédio da Prefeitura, na região central da cidade, o atendimento é voltado a microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, oferecendo suporte completo desde a formalização até a expansão das atividades.

WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.58 1
A prefeitura reforça seu compromisso com pequenos negócios ao reinaugurar a Sala do Empreendedor, espaço estratégico dedicado ao fortalecimento da economia local. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A cerimônia de reinauguração ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana nesta terça-feira (17) e contou com a presença do prefeito em exercício, Alysson Bestene, além de secretários municipais e representantes de instituições parceiras, como o Sebrae, a Acisa e outras associações empresariais da capital.

Estrutura e serviços

WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.39.34
“A nova sala facilita a vida do empreendedor, com menos burocracia e isenção de taxas em mais de 600 atividades em Rio Branco”, destacou Bruna Caminha. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com Bruna Caminha, coordenadora da Sala do Empreendedor, o espaço foi pensado para facilitar a vida dos empresários locais, disponibilizando orientações, capacitações e apoio técnico que contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico da cidade.

“A entrega dessa sala é exatamente isso: simplificação, desburocratização e serviços facilitados, com simplificação do arcabouço legal e dispensa de taxas. Hoje, o empreendedor em Rio Branco, dentro de um rol de 1.332 atividades, tem mais de 600 atividades dispensadas de qualquer taxa municipal”, destacou Bruna Caminha.

Desenvolvimento econômico

WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.56 1
“A Sala do Empreendedor é essencial para fortalecer os negócios e gerar mais emprego e renda”, afirmou Alysson Bestene. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O prefeito em exercício, Alysson Bestene, ressaltou a relevância da Sala do Empreendedor dentro do projeto “Produzir para Empregar”, reforçando que a iniciativa é prioridade da gestão do prefeito Tião Bocalom.

“A reinauguração da Sala do Empreendedor é muito importante para a gestão dos negócios. A Sala do Empreendedor sempre foi uma prioridade, justamente por criar um ambiente favorável ao setor produtivo, gerando cada vez mais oportunidades de emprego e renda”, afirmou Alysson Bestene.

WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.55 2
“A sala facilita a vida do pequeno empresário, agilizando processos e reunindo serviços em um só lugar”, reforçou Patrícia Dossa. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para representantes do setor empresarial, a Sala do Empreendedor é vista como ferramenta essencial para acelerar processos e oferecer soluções integradas aos empreendedores.

“Eu acho que a sala vem para ajudar mesmo a vida do pequeno empresário, do empreendedor que deseja acelerar processos e resolver tudo em um só lugar. Ela é essencial para a vida do empresário”, reforçou Patrícia Dossa, presidente da Acisa.

WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.55 1
“É um espaço de referência para empreendedores, oferecendo orientação, conhecimento e acesso às oportunidades do município”, disse Marcelo. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Marcelo Marcelo, gerente do Sebrae, enfatizou que a Sala do Empreendedor funciona como referência para quem deseja abrir ou expandir um negócio na cidade.

“É um momento de muita alegria e de grande importância, porque a Sala do Empreendedor é a referência para quem empreende, para os empresários e potenciais empreendedores da cidade. Aqui é o primeiro espaço a ser buscado para orientação, palestras, conhecimento das obrigações e das oportunidades que o município oferece”, disse Marcelo.

WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.37.01 1
Atendimento é voltado a MEIs e micro e pequenas empresas, com suporte completo da formalização à expansão dos negócios (Foto: Val Fernandes/Secom)

A reinauguração da Sala do Empreendedor representa um passo importante para dinamizar a economia de Rio Branco e fortalecer a cultura empreendedora, criando oportunidades de crescimento para quem investe na cidade.

WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.37.02 2
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.37.02 1
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.37.01
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.37.00
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.37.01 1
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.59
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.58
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.59 1
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.57
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.56
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.55
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.54
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.54 1
WhatsApp Image 2026 03 17 at 12.36.53

<p>The post Prefeitura de Rio Branco reinaugura Sala do Empreendedor para fortalecer pequenos negócios first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo