fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Nanicos se reúnem e decidem que não seguem mais o comando do PT

Publicado

em

Ray Melo, do ac24horas

Os dirigentes de PSDC, PDT, PTN, PPL, PRB e PRP e os deputados eleitos pelos seis partidos anunciaram na manhã desta quarta-feira (16), que não seguem mais o comando do Partidos dos Trabalhadores (PT) e dos cardeais da Frente Popular do Acre (FPA). Eles informaram ainda que caso seja confirmada da expulsão do deputado federal Alan Rick (PRB), da coligação, todos os líderes partidários e deputados entregarão os cargos e sairão da FPA.

20150916084356

Outra novidade é a criação de uma nova frente dentro da Frente Popular. Os partidos nanicos anunciaram a formação da Frente Alternativa. De acordo com o presidente do PDT, o ex-deputado Luiz Tchê, o objetivo é analisar melhor os projetos do Governo do Acre que são encaminhados ao Poder Legislativo para “votar de acordo com a vontade popular”. As criticas ao comando da FPA ganharam destaque especial na coletiva dos partidos nanicos.

Segundo eles, as decisões políticas no últimos 17 anos de poder, estariam sendo tomadas apenas por três dos 14 partidos que integram a FPA. O deputado Eber Machado (PSDC) disse que repudia a tentativa de intervenção do governador Sebastião Viana (PT) para destituir o diretório estadual de seu partido no Acre. “Não estamos rachando com a Frente Popular, mas a partir de hoje vamos exigir respeito e maior participação nas decisões políticas da coligação”.

Revoltados, os dirigentes informam que qualquer tipo de retaliação por parte do alto clero petista, os partidos entregam os cargos e seguirão um projeto alternativo. A reivindicação maior é que o poder estaria sendo dividido apenas por PT, PCdoB e PSB. Luiz Tchê destaca que o PCdoB é o segundo partido na hierarquia da coligação, ocupando mais de 500 cargos, enquanto os seis partidos que conquistaram 127 mil votos não teriam 10% dos cargos dos comunistas.

O deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) destaca que não se trata de um racha, mas uma decisão para fortalecer os partidos pequenos da coligação e fazer uma divisão igualitária das decisões políticas. “Nós não sentaremos de forma individual para conversar sobre política com o governador. Não aceitaremos convites individuais. Só falaremos de política no conjunto da nova frente que está sendo criada, este é um ponto pactuado entre os partidos”.

O vice-presidente da Aleac, Eber Machado e o presidente do PRB, Manoel Marcos foram um mais incisivos nos posicionamentos conta o PT e seus cardeais. Questionados sobre uma possível retaliação do governo do Acre, os líderes nanicos afirmaram com veemência que qualquer ato contra Machado e Marcos, serão rechaçados pelo bloco partidário. Outra decisão é que eles não abrem mão de indicar o vice na chapa de Marcus Viana (PT), na disputa de Rio Branco.

“A criação deste bloco significa a unidade dos seis partidos e dos sete deputados eleitos por eles. Se hoje a FPA completa 17 anos de poder é porque estes partidos são os principais responsáveis por estas vitórias”, disse Machado, ao destacar que a unidade dos nanicos também vai acontecer no interior do Estado. Mesmo afirmando que não se trata de um racha, os nanicos deixaram claro que não seguirão mais o comando do PT, aceitando todas as decisões tomadas por seus cardeais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco custeia translado de moradores do Belo Jardim e do Panorama que se encontram isolados devida a cheia dos igarapés Belo Jardim e Redenção

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco está implementando uma importante medida para atender as comunidades afetadas pela cheia dos igarapés Belo Jardim e Redenção. Com o aumento do nível das águas, muitos moradores das localidades de Belo Jardim e Panorama se encontram isolados, enfrentando dificuldades para se deslocar entre as áreas.

Para minimizar os impactos dessa situação, a prefeitura decidiu custear o translado gratuito de um lado ao outro dos igarapés. Essa iniciativa visa garantir que os moradores possam acessar serviços essenciais, como saúde, educação e comércio, sem enfrentar os riscos e desafios impostos pela cheia.

A ação é parte do compromisso da administração municipal em apoiar a população durante períodos de adversidade, assegurando que todos tenham a mobilidade necessária para suas atividades diárias. A Prefeitura de Rio Branco reforça a importância da solidariedade e da união da comunidade neste momento, e continua monitorando a situação para oferecer o suporte necessário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry participa da abertura da Expedição Resex 2025 dos “Trilheiros do Bairro”

Publicado

em

Prefeitura de Assis Brasil marcou presença na abertura da Expedição Resex 2025, organizada pelo grupo “Trilheiros do Bairro” com apoio do município. O evento contou com a participação do prefeito Jerry Correia, que ressaltou a importância de incentivar as práticas esportivas e o ecoturismo na região.

A programação incluiu um momento de confraternização entre os trilheiros, com churrasco, música ao vivo e muita interação. O evento também contou com a presença do prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, reforçando a parceria entre os municípios.

O grupo “Trilheiros do Bairro” é reconhecido por suas expedições, que exploram as paisagens naturais da região, promovendo o contato com a natureza e incentivando um estilo de vida saudável e aventureiro. A Prefeitura de Assis Brasil reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do esporte e do turismo sustentável, fortalecendo iniciativas como essa, que movimentam a economia local e proporcionam mais qualidade de vida à população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sem a Reserva Chico Mendes, Acre enfrentaria colapso hídrico, alerta Marina Silva

Publicado

em

A Resex já perdeu mais de 6% de sua cobertura florestal desde sua criação

Comentários

Continue lendo