Acre
Na Aleac, CPI da telefonia começa trabalhar semana que vem, garante o relator
Da redação, com Rogério Wenceslau
Desde o mês de maio deste ano que foi protocolado à mesa diretora da Assembleia Legislativa o pedido de instalação de uma CPI para investigar o serviço de telefonia no Acre. Depois de quase três meses do pedido ser feito a CPI foi instalada no mês passado. Mas ainda assim a comissão não poderia se reunir para iniciar o trabalho. Faltava escolher o presidente, os membros e o relator.
Esta semana os nomes que vão compor a CPI foram definidos e finalmente a comissão deve começar a trabalhar. Na semana que vem será iniciado um trabalho de avalição técnica junto as operadoras de telefonia para que os deputados saibam em que condições elas operam no estado.
“Conversamos com nosso presidente o deputado Pereira para contratarmos um técnico, justamente pare ele fazer o levantamento de quantas antenas existem, número de linhas, para ver como está a situação”, declara o deputado Luiz Tchê (PDT) relator CPI da telefonia a ALEAC
A proposta de instalação da CPI partiu do deputado Luiz Tchê. Ele seguiu uma recomendação da UNALE, a união nacional dos legislativos estaduais, entidade da qual já foi presidente.
Este ano assembleias legislativas de 18 estados brasileiros instalaram CPIs para investigar os serviços de telefonia. Foi uma estratégia dos deputados estaduais contra o lobby das operadoras em Brasília. As empresas de telefonia conseguiram impedir a Câmara Federal de instalar uma CPI para investigar o serviço em âmbito nacional.
O deputado acredita que a investigação no Acre deve produzir bons resultados. Diante das informações que serão levantadas, as empresas terão que prestar contas em relação a qualidade do serviços e os valores cobrados. O relatório final da CPI deve ser entregue aos órgãos de fiscalização, como a Anatel, e ao Ministério Público Federal.
“Acho que de quarenta e cinco a sessenta dias nós já teremos o relatório final da CPI, e quem ganha com isso é a população que quer um serviço de qualidade e a redução de custos”, afirma Luiz Tchê.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.