Extra
Município de Assis Brasil declara Situação de Emergência devido à extrema seca e risco de desabastecimento de água

Rio Acre na divisa com a Bolívia na região da tríplice fronteira em Assis Brasil – Foto: Alexandre Lima
O município de Assis Brasil, localizado no estado do Acre, declarou oficialmente Situação de Emergência em 13 de agosto de 2024, conforme o Decreto nº 0196/2024/GAPRE, assinado pelo Prefeito Jerry Correia Marinho. A decisão foi tomada em resposta à grave estiagem que afeta a região, resultando em baixos níveis de água nos rios e um iminente risco de desabastecimento do sistema de água que abastece tanto a zona urbana quanto as comunidades rurais.
Assis Brasil, como muitos municípios do Acre, enfrenta uma das secas mais severas dos últimos anos. O período crítico de estiagem, que normalmente ocorre entre maio e novembro, apresenta características extremas neste ano, com baixos índices pluviométricos, altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e fortes ventos. Esses fatores combinados resultaram em uma diminuição significativa dos níveis dos rios Acre e Iaco, que são as principais fontes de captação de água para a região.
De acordo com o decreto, desde abril, a escassez de chuvas tem se intensificado, com projeções meteorológicas indicando que essa situação crítica deve perdurar por pelo menos mais três meses. Essa condição já afeta diretamente cerca de 4.000 pessoas, incluindo ribeirinhos, produtores rurais e populações indígenas em 35 aldeias que dependem dos rios para sobrevivência. Algumas dessas comunidades já se encontram isoladas devido à falta de navegabilidade dos rios, agravando ainda mais a situação.

A declaração de Situação de Emergência permite à administração municipal adotar medidas imediatas para enfrentar a crise. Entre as principais preocupações estão o risco de colapso no sistema hídrico, que pode comprometer o fornecimento de água para consumo humano, e o aumento das queimadas descontroladas e incêndios florestais, potencializados pela estiagem e baixos níveis de umidade. A alta concentração de monóxido de carbono e partículas na atmosfera também representa um grave risco à saúde, especialmente para grupos vulneráveis como crianças e idosos.
O decreto autoriza a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) a requisitar apoio técnico e logístico de toda a estrutura administrativa estadual. Também permite a dispensa de licitação para contratações emergenciais, incluindo obras, serviços e aquisição de materiais necessários para o enfrentamento da crise. O município poderá realizar campanhas de conscientização na mídia, informando a população sobre os riscos e as ações necessárias para minimizar os impactos da seca.

Rio Acre na divisa com a Bolívia na região da tríplice fronteira em Assis Brasil – Foto: Alexandre Lima
A seca tem provocado não apenas dificuldades no abastecimento de água, mas também impactos econômicos significativos. A produção agrícola familiar, que é vital para a subsistência das populações ribeirinhas e indígenas, está seriamente ameaçada. A perda parcial ou total da produção pode agravar ainda mais a vulnerabilidade dessas comunidades, aumentando a insegurança alimentar e a dependência de auxílios emergenciais.
Além disso, a estiagem prolongada coloca em risco a dignidade das pessoas afetadas, que enfrentam dificuldades em atender suas necessidades básicas, como o acesso à água potável e a alimentos. O município está focado em adotar medidas preventivas e de preparação para minimizar os danos causados pela seca e evitar uma crise humanitária ainda maior.
Comentários
Extra
Pastor morre atropelado ao deixar culto na Estrada do Calafate, em Rio Branco
Motociclista de 18 anos não possui habilitação e apresentava sinais de ingestão de álcool
O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Leonildo Ferreira de Souza, de 65 anos, morreu na manhã deste sábado (15) após ser atropelado na Estrada do Calafate, no bairro Calafate, em Rio Branco. O acidente ocorreu no momento em que o líder religioso saía de um culto e tentava atravessar a via.
Segundo testemunhas, Leonildo foi atingido por uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha e placa SQR-6H83, conduzida por Bruno Eduardo Lima da Silva, de 18 anos, que seguia no sentido bairro–centro. De acordo com relatos, o jovem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentava sinais de possível ingestão de bebida alcoólica.
Fiéis que estavam no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou equipes de suporte básico e avançado. Ao chegarem, os socorristas constataram o óbito do pastor ainda na via.
O condutor da motocicleta sofreu escoriações e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. Após receber alta médica, ele deverá ser conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão adotadas as medidas cabíveis.
Policiais militares isolaram a área para os trabalhos da perícia técnica e confeccionaram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. A motocicleta envolvida no acidente foi retirada do local com o auxílio de um guincho.
Comentários
Extra
Segunda noite de carnaval é considerada tranquila na região do Alto Acre
Forças de segurança reforçam policiamento e registram poucas ocorrências durante as festividades
A segunda noite de carnaval na região do Alto Acre foi avaliada como tranquila pelas forças de segurança. A atuação integrada contou com reforço do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Militar, por meio do 5º Batalhão, e da Polícia Civil.
De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Thales Rafael, não foram registradas ocorrências relevantes relacionadas às festividades em Brasiléia, onde ocorre um evento privado, e o clima foi considerado pacífico também nas demais áreas monitoradas.
Em Xapuri, houve o registro de uma ocorrência de tráfico de drogas durante o evento, além de uma situação isolada de vias de fato. Ainda assim, segundo o comandante, o cenário geral foi de tranquilidade.
O policiamento foi intensificado, especialmente nas pontes da região, com atuação conjunta da Polícia Militar e do Gefron. A medida tem como objetivo prevenir crimes como roubos e coibir ações criminosas na faixa de fronteira com a Bolívia.
As forças de segurança seguem com operações durante o período carnavalesco para garantir a ordem pública e a segurança dos foliões.
Comentários
Extra
Homem é baleado em tentativa de homicídio atrás de escola em Brasiléia
Criminosos em três motocicletas efetuaram disparos e fugiram; vítima foi socorrida pelo Samu
Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h45, na Rua Ayrton Senna, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia. O crime ocorreu em via urbana, nos fundos da Escola Elson Dias Dantas.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Copom para averiguar uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem caído ao solo, com uma perfuração na região do tórax, possivelmente provocada por tiro.
Testemunhas relataram que a vítima estava sentada sob uma árvore quando três motocicletas passaram pelo local. Os ocupantes efetuaram diversos disparos e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao hospital para avaliação médica.
A Polícia Militar realizou buscas nas imediações na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso foi encaminhado à delegacia para adoção das medidas cabíveis e deverá ser investigado.


























Você precisa fazer login para comentar.