Geral
Mulher se entregou à polícia boliviana para salvar a vida e revela um drama

Médicos do Instituto de Gastrenterologia do Hospital Japonês de Cochabamba (BO), mobilizaram-se para salvar vida da mula H.C.L. de 36 anos que transportava 73 cápsula de cocaína no estomago para o Brasil.
Num momento de desespero, uma mulher Brasileira, H.C.L. de 36 anos decidiu se entregar à Força Especial de Combate ao Crime (Felcc), após sentir fortes dores no estômago. Os agentes a receberam e suspeitaram que ela tivesse um grave problema de saúde; ela havia engolido “narcocápsulas” e um dos recipiente estourou. Ela foi entregue com urgência à Força Especial de Combate ao Tráfico de Drogas e depois internada no hospital japonês, onde foi operada e sua vida foi salva.
Tudo aconteceu nesta semana, quando por volta das seis da tarde desta terça-feira, uma mulher chegou de ônibus a cidade de Santa Cruz de La Sierra, com destina a cidade de Cobija, a mesma foi obrigada a descer rapidamente devido a dores insuportáveis na barriga. os responsáveis da empresa intermunicipal, não encontraram outra opção e foram até a Felcc pedir ajuda. Diante do desespero demonstrado pela polícia, convocaram seus companheiros da Força Especial de Combate ao Tráfico de Drogas que imediatamente a transferiram para o hospital japonês.
Os médicos do centro hospitalar mobilizaram-se devido ao risco de vida da mula H.C.L. de 36 anos, às 73 cápsulas contendo cocaína foram retiradas. Até as duas da manhã começou a expeliu três recipientes e essa lentidão preocupou a equipe médica que decidiu fazer uma cirurgia de emergência, salvando a vida da traficante mula.

Diante do desespero demonstrado pela polícia, convocaram seus companheiros da Força Especial de Combate ao Tráfico de Drogas que imediatamente a transferiram a Brasileira para o hospital japonês.
A operação durou quase seis horas até a retirada de todas as cápsulas, num total de 73. Os médicos salvaram a vida da mulher e ela está estável, mas ela deve permanecer no hospital em um lento processo de recuperação por ter sofrido lesões internas devido ao acidente. efeito de um cápsulas com cocaína que se desfez no seu estomago.
Agentes da Felcc vigiam a paciente até que ela se recupere totalmente e nas primeiras investigações constataram que ela chegou na cidade de Santa Cruz de La Sierra de ônibus. Ele planejava continuar viagem até a fronteira com o Brasil, mas o “narcocápsulas” no estômago se desfez em seu sistema.

Radiografia da barriga de uma Brasileira mula, transportando “narcocápsulas” no estômago da Bolívia para Brasil.
A Promotoria de Substâncias Controladas, por meio de seu coordenador Julio César Porras, já iniciou o processo por tráfico de drogas contra a mulher de iniciais H.C.L. O caso já foi levado à justiça, mas o Ministério Público considerou que o primeiro passo era salvar a vida mulher e será esperada a sua recuperação total. Certificações forenses já foram solicitadas.
O crime de tráfico de substâncias controladas é punível com penas de 10 a 25 anos de prisão.
Para os investigadores da Felcc, transportar drogas no corpo ou engolir cápsulas com cocaína é considerado o crime mais planejado nos últimos anos.
A Felcc revelou em reportagens que infelizmente as ‘mulas’ são treinados para ingerir os recipientes. Conhecem os donos das drogas, mas permanecem calados porque caso contrário poderão sofrer represálias fatais. Se chegarem ao seu destino e entregarem a mercadoria, por vezes ganham até 5.000 dólares, mas muitos perdem a vida.
Não importa mais expor a vida.
A prisão da mulher revela um triste drama de pessoas que, diante da extrema necessidade de obter recursos para sobreviver, não hesitam em sacrificar seus corpos para transportar cocaína.

Ouvidoria de Santa Cruz, está realizando uma investigação conjunto com Força Especial de Combate ao Crime (FELCC), para solucionar o casa da Brasileira de 36 anos que transportava “narcocápsulas” no estômago.
Usar seu próprio corpo, coloca a própria vida não importa mais . Registros da Felcc e do regime penitenciário de Santa Cruz indicam que, nos últimos 20 anos, o presídio de Palmasola, o mais populoso da Bolívia, abriga até 85% dos detidos por tráfico de drogas. Um grande número destas pessoas são os chamados “utilizadores” de drogas. Todos os dias, pessoas de ambos os sexos são apanhadas em terminais aéreos e terrestres transportando “narcocápsulas” no estômago.
Contudo, nos últimos 5 ou quase 10 anos, o número de “mulas” tem diminuído substancialmente. A mulher, que foi obrigada a entregar-se para salvar a sua vida, alerta mais uma vez a Felcc sobre o surgimento desta nova forma de tráfico.
A polícia vê que a pobreza leva os cidadãos a arriscar as suas próprias vidas ou a perder a sua liberdade por falta de oportunidades, segundo levantamento da Felcc.
Comentários
Geral
PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro
Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.
Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.
Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.
Comentários
Geral
Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco
Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.
Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.
No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco
Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada
O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.
Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.
Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.
A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.











Você precisa fazer login para comentar.