Acre
Mulher poderá passar dois meses na cadeia por não ter dinheiro para pensão

Raimunda poderá ficar 60 dias presa enquanto não pagar a pensão ao ex companheiro – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Se encontra numa das celas da delegacia de Epitaciolândia, Raimunda Leal da Costa (26), mãe de três filhas, sendo que duas estão na guarda de seu ex-companheiro na cidade de Senador Guiomard e a terceira, na companhia Manoel Messias R. dos Santos (49), pai e atual companheiro.
O caso chamou atenção no domingo, dias das mães, quando foi visto quatro crianças menores portando cartazes em frente ao Fórum da Comarca e depois, pelas ruas centrais da cidade. A intenção, seria para pedir ajuda às autoridades e população em geral.
Raimunda, que é analfabeta e trabalhadora braçal, foi presa no sábado devido ter uma carta precatória em execução em seu desfavor, por estar devendo R$ 1.743,66 de pensão alimentícia ao ex-companheiro que mora na cidade de Senador Guiomard.
Em sua defesa, disse que o ex não aceitou a separação tempos atrás depois de muito sofrer e sempre criava caso em relação as filhas. Para que nada acontecesse, abriu mão da guarda e do cartão Bolsa Família que entregou ao pai das meninas. Também teria posto sua digital num documento sem saber o que seria, mas assumiu dar uma pensão no valor de um salário mínimo, sem que tivesse uma renda fixa.
Na companhia do atual companheiro, uma filha e três enteados, foi surpreendida ao saber que seria detida para que pagasse a pensão. Sem ter o dinheiro, está numa das celas da delegacia onde poderá ficar por até 60 dias. A preocupação do marido Manoel, seria por sua saúde já que teria problemas de coração e teme o pior.
O caso está em segredo de justiça e a juíza da comarca de Epitaciolândia, Doutora Joelma Nogueira, comentou que nada pôde fazer. Os familiares de Raimunda terão que procurar a Defensoria Pública para nomear um advogado e procurar o Juiz de Senador Guiomard.
Também terão que pedir a redução da pensão, ou até mesmo a suspensão já que não tem emprego, renda fixa e as filhas estão com o pai biológico, que seria saudável e com condições de cuidar das duas.
Como o caso está sob segredo de Justiça, não foi possível verificar o teor do processo onde a mulher assumiu o compromisso com a pensão para duas filhas, colocando apenas sua digital no papel.

Enteados e a filha do segundo casamento (dir) pedem ajuda e ficaram o dia das mães sem poder comemorar – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.