Acre
Mulher desiste de esperar pela saúde do Acre e faz cirurgia na Bolivia
Alexandre Lima
No final do mês de março passado, o jornal oaltoacre.com divulgou uma matéria sobre o caso da dona de casa, Maria das Graças Maia Lopes (40), que passava por momentos de crises de saúde devido problemas quando descobriu que havia desenvolvido um mioma uterino anormal e estava com o ovário cheio de cistos que vem causando sangramentos que duravam quase uma mês e fortes dores.
Depois da descoberta do problema, viu outro surgindo na sua frente. A saúde de primeiro mundo propagada pelo governo petista do Acre, não existia e teria que esperar uma fila muito extensa para ser operada, mesmo a contra a vontade de médicos que teimava em dizer que seu problema não era grave.
A Secretaria de Saúde do Estado, após a repercussão na imprensa, resolveu que deveria lhe oferecer a cirurgia, mas, que deveria esperar por mais alguns meses. Não suportando mais as dores e sangramento, resolveu procurar ajuda.
Graças ao apoio de familiares, vizinhos, amigos e de um médico boliviano, conseguiu realizar a cirurgia que durou cerca de oito horas e vem se recuperando a cada dia. “… descobri os cistos precisei tirar tudo. Os órgãos estavam grudados um no outro. Foram oito horas de cirurgia. Agora estou curada”, contou.
Para realizar a cirurgia, Gracinha (como é conhecida na cidade), contou que após saber da notícia, teve que se desfazer de muita coisa , mas não se arrepende. “Até hoje estou esperando ser chamada e era agora para o final de junho. Devido a demora, já estava desenvolvendo um câncer devido à espera pela cirurgia no hospital público do Acre”, finalizou.
Reveja matérias
Desempregada e a espera do Estado, mulher pede ajuda para fazer cirurgia
Gemil Júnior garante cirurgia de mulher que tem hemorragia há dois anos
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.