fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Mulher denuncia irmão por violência doméstica pela terceira vez no Acre: ‘ameaçou com corrente’

Publicado

em

Cabeleireira Maria Luiza procurou a polícia para pedir a terceira medida protetiva contra o irmão.

Cabeleireira Maria Luiza Santos procurou a delegacia para denunciar o irmão — Foto: Reprodução

Em busca de ajuda pela terceira vez, a cabeleireira Maria Luiza Santos, de 41 anos, chorava copiosamente na porta da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco, onde foi denunciar o irmão. Maria Luiza é uma das milhares de mulheres vítimas de violência doméstica.

_____________________

“Foi até a porta do meu salão, onde estava limpando para abrir e trabalhar, disse que ia me matar, que não passava de hoje e estou pedindo providências e ajuda. Não adianta ter várias campanhas de prevenção contra a violência doméstica e não há justiça. Estou clamando por justiça, ajuda de alguém que se compadeça com minha situação”, suplicou.

_____________________

Maria Luiz conta que o irmão a ameaçou com uma corrente e ao ligar para a o disque-denúncia foi surpreendida com a informação de que sem a medida protetiva em mãos o documento não tem validade. Ela conta que é ameaçada pelo irmão desde 2017, que tem medida protetiva contra ele, mas continua sendo perseguida.

“Me sinto muito aflita, já procurei a delegacia da mulher pela terceira vez, já teve várias audiências e ele sempre descumpre o que o juiz manda. Na segunda, teve uma audiência virtual por conta da pandemia, e ele se negou ser ouvido pela juíza, disse que não ia falar”, lamentou.

A história dela é uma das muitas registradas na Deam. Só no período da pandemia, em média dez denúncias são feitas por dia.

Dados do Monitor da Violência, apontam que o Acre teve a maior taxa de feminicídio do país em 2019. Em 2020, a Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) já investigou oito casos de feminicídio no estado. A Deam também já cumpriu 169 medidas protetivas.

À reportagem, a coordenadora da Deam, delegada Elenice Frez, disse que, no caso de Maria Luiza, a orientação é procurar a delegacia para manter a medida protetiva.

“Precisamos primeiro esclarecer que a medida protetiva não é eterna. Houve uma situação de violência, vem até a delegacia, fazemos a representação, encaminhamos ao juízo, a magistrada analisa, defere e o Ministério Público toma ciência da situação. Porém, essa medida tem duração de seis meses, após esse período, a mulher tem que se manifestar se ainda está vivendo a situação de violência e necessita da medida em juízo”, frisou.

Agosto Lilás

A delegada acrescentou que as ações de combate e prevenção à violência contra a mulher foram reforçadas este mês com a Campanha Agosto Lilás. A vítima pode ligar para o 180, que é número do disque-denúncia nacional, para o 181, que é uma ferramenta local e a ligação é direcionada para o Centro de Operações em Segurança Pública, ou para o 190, em caso de flagrantes.

“Uma viatura vai ser direcionada para o local do fato e vai ser prestado o apoio para ela. Posteriormente, pode ser conduzida até a Delegacia de Flagrante para autuação em flagrante ou mesmo adoção das medidas de urgências, até mesmo a medida protetiva”, ressaltou.

Para as mulheres que assim como Maria precisam de medidas protetivas devem solicitar uma cópia do documento.

“Você, mulher vítima de violência, que tem medida em vigor, solicita à Vara de Proteção à Mulher ou ao oficial de Justiça que for te dar ciência de que o agressor foi intimado uma cópia da intimação ou então peça para tirar uma foto da intimação”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito de Capixaba recebe Conselheira do TCE-AC em visita institucional que reforça transparência e parceria

Publicado

em

Manoel Maia e equipe discutem gestão pública e fiscalização com Naluh Gouveia, em encontro que contou com a presença de secretários e autoridades locais

A Conselheira Naluh Gouveia reforça a importância da parceria entre o município e o Tribunal de Contas, visando o fortalecimento da gestão e a garantia de uma administração transparente. Foto: assessoria 

O Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, recebeu na manhã desta quarta-feira, 26/02, a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Naluh Gouveia, em uma visita institucional que reforçou a parceria entre o município e o órgão de controle. O encontro, que contou com a presença de autoridades locais, como o Presidente da Câmara, Diego Paulista, e secretários municipais, destacou a importância da transparência e da boa gestão pública.

Durante a reunião, foram discutidos temas relevantes para a administração municipal, com foco no aprimoramento das contas públicas e no alinhamento com as diretrizes do TCE-AC. O Prefeito Manoel Maia ressaltou o compromisso de sua gestão com o diálogo aberto e a colaboração com as entidades fiscalizadoras. “Estamos sempre dispostos a colaborar e ouvir as orientações do TCE-AC,” afirmou Maia.

A visita da Conselheira Naluh Gouveia reforça a importância da parceria entre o município e o Tribunal de Contas, visando o fortalecimento da gestão e a garantia de uma administração transparente e eficiente para a população de Capixaba.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Galvez intensifica preparação para duelo no Maranhão pela Copa do Brasil

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O atacante Ronan jogou a competição na última temporada

O elenco do Galvez vai intensificar os treinamentos para o confronto diante do Juventude Samas, do Maranhão, pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-17. A partida será disputada no dia 11 de março no estádio Pinheirão, em São Luís, no Maranhão.

“Vamos aumentar a carga de trabalho. Teremos um desafio muito complicado em São Luís e precisamos chegar no melhor nível”, comentou o técnico Márcio Figueiredo (Faísca).

Atletas do interior

A diretoria do Galvez manteve a política de investir em atletas do interior do Estado para o torneio nacional.

“Temos 12 atletas de vários municípios acreanos. O Galvez busca resultados expressivos dentro do campo, mas sabe da sua importância social criando oportunidades para os jovens do Estado”, afirmou o presidente do Imperador, Igor Oliveira.

Viaja no dia 9

Segundo Igor Oliveira, a delegação do Galvez embarca para São Luís no dia 9 de março.

“Estamos com o nosso planejamento fechado. Tivemos um ano vitorioso em 2024 com essa categoria e vamos seguir com esse trabalho”, disse Igor Oliveira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FADE indica professora de Cruzeiro do Sul para o Teachers Games na França

Publicado

em

Foto FADE: João Renato e a professora Iranilda Izidorio após a indicação

A Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) indicou a professora de Educação Física Iranilda Izidoro, do município de Cruzeiro do Sul, para participar do Teachers Games, na França, no mês de maio.

“A escolha da professora Iranilda ocorreu por causa da participação nos eventos, fortalecendo o esporte escolar desenvolvido pela FADE”, explicou o presidente da FADE, João Renato Jácome.

Filiada à FADE

Iranilda Izidorio trabalha no Colégio Militar Dom Pedro II e é filiada à FADE desde o início de 2023. A participação da professora acreana será toda custeada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A indicação da professora ocorreu nas presenças dos comandantes dos Bombeiros, coronel Charles Santos, e da Polícia Militar, coronel Marta Renata, e do subsecretário de Justiça e Segurança Pública, Evandro Bezerra.

Realização da ISF

O Teachers Games (Jogos dos Professores) é uma realização da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF) e apresenta um programa educacional diversificado com workshops, focados em estratégias de ensino, saúde infantil, estilos de ensinos eficazes, tecnologia da educação e inclusão.

Comentários

Continue lendo