Acre
Mulher acusada de executar rival é Interrogada na DHPP

Edilene de Jesus e Josivânio Saraiva estão sendo apontados no assassinato de Mailõn em 2023.
Edilene de Jesus dos Santos foi interrogada na sede da Divisão de Investigação Criminal (DHPP) pela acusação de envolvimento em um homicídio. Segundo o inquérito da DHPP, Edilene é apontada como a responsável por conduzir o carro que levou Mailõn de Oliveira Ferreira, de 22 anos, até o Ramal do Pastor, na região do 2º Distrito da cidade.
O crime ocorreu em agosto do ano passado. Mailõn, com as mãos amarradas para trás, foi executado a tiros na região do Benfica, sem chance de defesa. A motivação do crime estaria ligada à guerra entre organizações criminosas.

Mailõn, com as mãos amarradas para trás, foi executado a tiros na região do Benfica, sem chance de defesa.
Durante o interrogatório, Edilene negou qualquer envolvimento na morte de Mailõn. No entanto, a polícia afirma que as provas indicam sua participação no homicídio. Edilene já estava presa por assalto quando o mandado de prisão preventiva pela morte de Mailõn foi cumprido.
Josivânio Saraiva da Silva, conhecido como “Metal” e apontado como mandante do crime, foi preso na última quinta-feira, dia 6. Lucas Cauã de Lima Oliveira, de 20 anos, supostamente o executor direto, está foragido e recentemente rompeu a tornozeleira eletrônica.
O inquérito sobre o caso deve ser finalizado na próxima semana.
Comentários
Acre
Defesa Civil alerta para risco de queimadas e reforça fiscalização em Rio Branco
Após o registro da primeira grande queimada em área urbana de Rio Branco neste verão, a Defesa Civil Municipal destacou as ações que estão sendo executadas para evitar uma repetição do cenário crítico enfrentado em anos anteriores. A informação foi repassada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil da capital, em entrevista.
Segundo ele, a articulação entre diferentes órgãos tem sido fundamental no enfrentamento aos focos de incêndio. “A Defesa Civil Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também o Corpo de Bombeiros, todos esses órgãos, nós temos dado uma atenção especial para essa situação”, afirmou. O local da queimada registrada na terça-feira (8) já está no radar da prefeitura. De acordo com Falcão, existe um projeto para instalação de vigilância eletrônica 24 horas na área. Ele também destacou a importância da participação da população no combate às queimadas, por meio de denúncias.
“A Semeia tem um aplicativo de denúncias. Então tudo isso é importante para a comunidade fazer as denúncias e que a gente possa realmente, não apenas combater o fogo, como o Corpo de Bombeiros faz, mas também dar um freio nessas pessoas que insistem em queimar criminosamente”, declarou o tenente-coronel.
Falcão explica que, em comparação ao mesmo período do ano passado, os focos de incêndio estão sob maior controle. “O ano passado estava mais intenso do que este ano. Este ano a gente está controlando, fazendo tudo controladamente para que a gente não repita o que aconteceu no ano passado”, disse.
O plano de combate às queimadas já está em prática, segundo o coordenador. “A Defesa Civil agora já está em prática, o plano de combate às queimadas, juntamente com a Semeia. Estou falando do município, mas nós temos também toda a parte do Estado, que abarca o Corpo de Bombeiros para fazer isso. E, como eu disse antes, nós estamos fiscalizando, mapeando todas as áreas mais sensíveis, inclusive áreas que fazem suspender a energia elétrica em diversos bairros, para que isso não venha a acontecer”, explicou.
Ainda conforme ele, embora os níveis de poluição do ar estejam abaixo do registrado no ano passado, a situação preocupa. “Apesar de que este ano nós já tivemos cinco vezes o poluente no ar acima do que é permitido pela OMS, ou seja, tolerado pela nossa saúde. Neste momento, nós estamos três vezes. No ano passado, nós chegamos a 28 vezes. Não podemos permitir que aconteça novamente o que aconteceu no ano passado”, frisou.
Como denunciar
O coordenador da defesa civil municipal orienta a população sobre os canais disponíveis para denúncias. “Primeiramente, eu aconselho a todos a baixar o aplicativo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Tem como você chegar no link e baixar no seu celular. Ali você já faz sua denúncia diretamente, que tem o plantão para ver isso”, explicou.
Além do aplicativo, também é possível denunciar pelo site da Semeia, por telefone, pelo 181 e pelo Corpo de Bombeiros. “Todos esses canais as pessoas podem denunciar e devem denunciar para que a gente não venha a respirar toda essa poluição que aconteceu no ano passado”, concluiu.
Comentários
Acre
Vídeo mostra colisão entre ônibus e bicicleta; adolescente ficou ferido
Imagens de uma câmera de segurança flagrou um acidente ocorrido na tarde terça-feira (8), no bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco, que resultou num adolescente de 15 anos ferido em estado grave. Ele dirigia uma bicicleta motorizada quando invadiu uma rua preferencial, se chocando contra um ônibus.
No vídeo, o ônibus aparece trafegando normalmente, quando o adolescente, sem fazer parada, avançou e se chocou na lateral do veículo. Com o impacto, o adolescente sofreu um afundamento de crânio e caiu ao solo desmaiado. Em outros vídeos gravados por testemunhas, o rapaz aparece sendo atendido por populares, que o deixaram imóvel até a chegada do socorro médico.
Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da vítima.
Veja o vídeo:
Comentários
Acre
Acre registra 15 casos de febre do Mayaro e 138 prováveis de Chikungunya

Foto: Reprodução Frame EBC
De janeiro a junho de 2025, o Acre registrou 15 casos confirmados de febre do Mayaro e 138 casos prováveis de Chikungunya, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A região do Vale do Juruá lidera os registros de casos nos primeiros seis meses no estado.
A febre do Mayaro é uma arbovirose associada a áreas rurais e florestais, ela apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como febre alta, dores articulares, dor de cabeça e manchas na pele. A taxa de positividade no estado é considerada baixa (0,2%), com 8.722 amostras analisadas no período.
Os casos estão distribuídos entre os municípios de Cruzeiro do Sul (7), Rio Branco (5), Porto Acre (1), Mâncio Lima (1) e Rodrigues Alves (1). Desde o início da testagem para a doença no estado, em abril de 2023, até junho de 2025, foram confirmados 26 casos.
A Sesacre alerta que a limitação na oferta de kits laboratoriais pode comprometer a identificação de novos casos, dificultando a avaliação da real extensão da circulação viral no território acreano.
Chikungunya apresenta redução geral, mas preocupa no Juruá
Já a Chikungunya, apesar de ter apresentado uma redução de 33,3% no número de casos em comparação com o mesmo período de 2024, segue exigindo atenção das autoridades de saúde. A maior concentração está na Regional do Juruá, que responde por 65,9% dos casos notificados em 2025.
Cruzeiro do Sul lidera o número de ocorrências, com 91 registros — um aumento de 26,4%. Porto Walter e Rodrigues Alves, embora com números absolutos menores, apresentaram altas expressivas: 300% e 100%, respectivamente.
O perfil epidemiológico da doença aponta maior incidência entre adultos de 35 a 49 anos, com leve predominância no sexo masculino (51,4%).
Dos 138 casos prováveis, 30 foram confirmados por diagnóstico laboratorial, o que, segundo a Sesacre, demonstra a eficácia da rede estadual de testagem.
Você precisa fazer login para comentar.