Acre
MPAC sedia seminário sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Nesta terça-feira, 4, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) sediou o Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o tema “A importância da prevenção e o fortalecimento da rede de enfrentamento”.
O evento foi realizado pelo Comitê de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Acre, grupo composto por 18 instituições intersetoriais que promove atividades visando ampliar a participação de órgãos públicos e da sociedade civil organizada nas ações de prevenção e combate à exploração sexual infantil.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, participou da abertura do seminário e destacou a importância de reunir diferentes setores da sociedade para discutir temas fundamentais relacionados à proteção das crianças e adolescentes.
“Este é um evento muito importante que trará grandes contribuições para a temática do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Ainda temos muito o que construir neste campo, sendo fundamental o fortalecimento da rede de proteção. Agradeço a todos os presentes pelo compromisso demonstrado com essa causa tão importante. Sabemos que as crianças são o futuro do nosso país e todos temos a obrigação de protegê-las”, disse.
Durante o seminário, que contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente e Execução de Medida Socioeducativa, procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, foram discutidos em painéis temas como o plano estadual de enfrentamento à exploração sexual infantil e ações preventivas no âmbito da rede de proteção.
Também estiveram presentes a coordenadora do Comitê, Dulcinéia Silva; a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Zilmar Almeida; o juiz de Direito José Leite Neto; a delegada da Polícia Civil, Juliana D’Angelis; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sarah Nunes Farhat; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Branco, Iana Sarquis; e a fundadora do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas/AM), Amanda Cristina Gomes Ferreira, representando a sociedade civil organizada.
“Agradeço ao Ministério Público por nos receber neste dia especial, no qual iremos dialogar com a rede a respeito do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. É fundamental a participação de todos para termos um excelente seminário e nos debruçarmos sobre este tema”, afirmou Dulcinéia Silva.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
Homem é encontrado sem vida às margens do Rio Acre em Rio Branco
Possível surto psicótico pode ter levado ao afogamento; corpo não apresenta marcas de violência
Um homem ainda não identificado foi encontrado sem vida por populares nesta quarta-feira, debaixo da Ponte Juscelino Kubitschek, no bairro da Base em Rio Branco, possivelmente após um surto psicótico.
Moradores que passaram pela Rua Estado do Acre avistaram o corpo e imediatamente acionaram a Polícia Militar, que isolou a área para os trabalhos da perícia criminal antes de remover o corpo para o Instituto Médico Legal.
A ocorrência segue sob investigação preliminar da Equipe de Pronto Emprego, com posterior encaminhamento para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa para apuração dos fatos.
Comentários
Acre
Grupo Axé Capoeira promove Intercâmbio Cultural em Assis Brasil
O Grupo Axé Capoeira realizou a primeira edição do Intercâmbio Cultural no município de Assis Brasil na tarde desta sexta-feira (31). O evento reuniu dezenas de capoeiristas para celebrar a cultura afro-brasileira em seus múltiplos aspectos.
O coordenador do Grupo Axé Capoeira na Regional do Alto Acre, Graduado Esquílo, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Assis Brasil e destacou a importância de eventos como esse para a valorização da cultura e das tradições afro-brasileiras.
“Estamos muito felizes com o apoio recebido e com a participação de todos. É fundamental que continuemos promovendo e celebrando nossa cultura”, afirmou.
Durante o intercâmbio, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes manifestações culturais, como rodas de capoeira, apresentações de música e dança afro-brasileira, além de oficinas e palestras sobre a história e a importância da capoeira na cultura brasileira.
Aproveitando a ocasião, o coordenador do grupo anunciou o início das atividades do Projeto Oportunidades e convidou toda a comunidade a participar das ações culturais e educativas. As inscrições serão realizadas na Secretaria da Mulher, com início previsto para o dia 8 de fevereiro. O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis Brasil, por meio de suas secretarias.
O Projeto Oportunidades tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal por meio da cultura e da educação, oferecendo aos participantes a chance de aprender e se envolver em atividades que valorizam as tradições afro-brasileiras.
Comentários
Acre
Deracre trabalha na concretagem da Orla do Rio Acre em Brasileia
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue nesta sexta-feira, 31, com as obras da Orla do Rio Acre em Brasileia. A presidente do órgão, Sula Ximenes, destacou que o projeto está na fase de concretagem, com o objetivo de conter a erosão das margens fluviais. A intervenção busca não apenas estabilizar a encosta, mas também criar um novo espaço de lazer para a população.
Segundo Sula, a obra utiliza o sistema de bolsacreto, composto por mantas preenchidas com uma mistura de cimento, areia e pó de pedra, formando uma base sólida e durável para proteger a margem do rio. “O bolsacreto funciona como um concreto, proporcionando resistência por muitos anos e prevenindo a erosão, especialmente nesta curva do rio, onde a perda de solo é constante”, explicou.
Os trabalhadores estão avançando com os lances de colchacreto e bolsacreto. Além da proteção das margens, a obra prevê a criação de um espaço de lazer semelhante à tradicional Gameleira, em Rio Branco. A previsão é que a nova orla seja entregue ainda neste ano, oferecendo à população de Brasileia uma estrutura com pista de caminhada, ciclovia e área para a prática de corrida.
“Inaugurar a orla neste ano é nosso objetivo. Estamos empenhados em concluir cada etapa com segurança e qualidade, para que a população possa usufruir de um novo espaço de lazer e convívio próximo ao rio”, afirmou a presidente do Deracre.
Gabriel Freire Agência de Noticias do Acre
Foto: Ascom/Deracre
Você precisa fazer login para comentar.