Conecte-se conosco

Cotidiano

MPAC investiga pagamentos de salários em espécie a vereadores de Tarauacá

Publicado

em

O MPAC reiterou um ofício enviado à Câmara de Vereadores de Tarauacá. No documento, foi solicitado que a instituição apresente documentos comprovando que os salários de vereadores e servidores no período foram devidamente depositados em contas bancárias

Os responsáveis podem ser processados por improbidade administrativa. Entre as possíveis penalidades estão a perda da função pública, suspensão de direitos políticos e o pagamento de multa. Foto: assessoria

Com Aikon Vitor/MPAC

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou um procedimento preparatório para investigar supostas irregularidades no pagamento de salários a vereadores e servidores da Câmara Municipal de Tarauacá. A principal suspeita é de que as remunerações foram realizadas em espécie, ao invés de depositadas em contas bancárias, com o objetivo de fraudar execuções judiciais.

A investigação teve início após uma denúncia encaminhada à Ouvidoria Geral do MPAC, apontando que a prática irregular teria ocorrido em 2024. Segundo o promotor Lucas Ferreira Bruno Iwakami, responsável pelo caso, o pagamento direto em mãos pode configurar uma violação aos princípios da administração pública, como legalidade e transparência, além de favorecer condutas ilícitas.

Como parte das diligências, o MPAC reiterou um ofício enviado à Câmara de Vereadores de Tarauacá. No documento, foi solicitado que a instituição apresente documentos comprovando que os salários de vereadores e servidores no período foram devidamente depositados em contas bancárias, conforme prevê a legislação. A entrega das informações deve ser feita presencialmente, para assegurar a celeridade do processo.

O promotor também determinou a inclusão de documentos já coletados durante a fase preliminar da apuração e destacou a atuação de servidoras do MPAC no auxílio à condução do procedimento.

Caso confirmada a irregularidade, os responsáveis podem ser processados por improbidade administrativa. Entre as possíveis penalidades estão a perda da função pública, suspensão de direitos políticos e o pagamento de multa.

O pagamento de salários em espécie levanta preocupações não apenas sobre a legalidade da prática, mas também sobre a possibilidade de uso desses recursos para burlar determinações judiciais, como bloqueios de contas para o cumprimento de obrigações. A portaria que instaurou a investigação foi publicada no Diário Eletrônico do MPAC, já que o caso não tramita em sigilo.

A Câmara de Vereadores de Tarauacá ainda não se manifestou sobre a solicitação do MPAC. As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acre ocupa a 27ª posição em ranking de acesso à energia elétrica no país

Publicado

em

O Acre aparece na 27ª e última colocação no ranking dos estados brasileiros com maior acesso à energia elétrica, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, 97,9% dos domicílios acreanos possuem acesso à energia elétrica, seja por meio da rede geral ou por fontes alternativas. Apesar do índice elevado, o percentual ficou abaixo do registrado nas demais unidades da federação, o que posicionou o estado na última colocação do ranking nacional.

No topo da lista, quatro estados alcançaram 100% de cobertura energética nos domicílios. São eles: Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que dividem a primeira posição no indicador.

O ranking considera o percentual de domicílios com acesso à energia elétrica como um dos critérios para avaliar a competitividade dos estados brasileiros. O indicador reflete o alcance do serviço e a capacidade de garantir infraestrutura básica à população.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Caique Gomes chega para ser o camisa 9 do Independência

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Caique Gomes estava atuando no futebol do Rio de Janeiro

O atacante Caique Gomes, ex-Resende, foi integrado ao elenco do Independência e é mais um reforço para a disputa da temporada de 2026. O atleta de 29 anos chega no Marinho Monte para ser o camisa 9.

“Estamos avaliando todos os atletas com bastante rigor e o Caique é uma grande contratação. Vamos ter um atacante com muita qualidade”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.

Trabalho técnico

O elenco do Independência faz mais um trabalho técnico nesta terça, 23, no Marinho Monte.

“Esse é o início da preparação e os atletas estão bem empenhados. A ideia é construir um grupo forte para ter um time capaz de conquistar grandes resultados”, avaliou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher é presa após agredir ex-companheiro a mordidas e arranhões em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Vítima, que já havia registrado ocorrência anterior, estava trancada em apartamento quando a PM foi acionada; suspeita foi detida em flagrante

Segundo a Polícia Militar, a própria vítima acionou a equipe ao local. Ele estava trancado em seu apartamento, enquanto Suzane foi encontrada na via pública. Foto: ilustrativa 

Uma mulher de 36 anos, identificada apenas como Suzane, foi presa em flagrante pela Polícia Militar após agredir o ex-companheiro no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul (AC). A vítima acionou a polícia ao ficar trancada no apartamento enquanto a agressora tentava entrar à força.

Segundo relato, Suzane iniciou uma discussão e, ao ser retirada do imóvel, retornou alegando que havia outra pessoa com o ex-companheiro. Na nova investida, ela o agrediu com arranhões e mordidas. A vítima informou já ter registrado boletim de ocorrência anterior contra a mulher.

Com lesões visíveis e relato consistente, a PM prendeu Suzane em flagrante. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e alegou manter contato com a vítima na expectativa de reatar o relacionamento, que durou três anos.

Comentários

Continue lendo