fbpx
Conecte-se conosco

Acre

MPAC e Procon fiscalizam postos de combustíveis em municípios do Juruá

Publicado

em

O Ministério Público do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, em parceria com Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), realizou na última semana, fiscalização nos postos de combustíveis de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

A ação ocorre em atendimento ao termo de cooperação firmado entre o Procon/AC e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), com o objetivo de analisar se a qualidade e a quantidade dos combustíveis repassados pelo comércio ao consumidor estão em conformidade com o que estabelece a legislação.

Cerca de 15 postos já foram fiscalizados, e em um deles foi constatada a prática da “bomba baixa”, irregularidade que fornece combustível em uma quantidade menor do que está registrado no equipamento. Na ocasião, os técnicos lavraram um auto de infração, com o prazo de 20 dias para que a empresa possa apresentar defesa escrita.

Para o coordenador do Caop, procurador de Justiça Carlos Maia, a ação conjunta busca a proteção dos interesses difusos e coletivos do consumidor. “Nossa intenção é continuar trabalhando de forma integrada com o Procon, para atender as principais necessidades da população”, frisou.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, afirma que a operação visa proteger os direitos dos consumidores acreanos a fim de evitar que aconteça qualquer tipo de abusividade, seja relacionada a precificação, qualidade ou quantidade dos produtos.

“No caso da constatação de irregularidades, a documentação será encaminhada para análise pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MP, e, ainda, poderão ser geradas desde sanções legais e/ou medidas administrativas, até mesmo pecuniárias, com observância do devido processo legal”, enfatizou.

Fotos: Cedidas
Com informações da Agência de Notícias do Acre

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Junina ‘Sassaricano na Roça’ é a grande campeã da 16ª edição do Circuito Junino

Publicado

em

Por

A 16ª edição do Circuito Junino de Rio Branco foi um verdadeiro sucesso, superando até mesmo as expectativas dos organizadores. Na noite de domingo (23) ocorreu a grande final marcada por alegria e muita emoção. O palco da festa foi a Arena de Folguedos do Quadrilhodromo de Rio Branco, no complexo esportivo da Arena da Floresta.

Antes do início das apresentações das juninas, o radialista e cantor Ivan de Carvalho se apresentou cantando seus sucessos, entre eles “Amor Virtual”.

No último dia de festa se apresentaram as juninas ‘Malucos na Roça’, com o tema ‘É de dar àgua na Boca’, e ‘Pega-Pega’, com o tema ‘São João de Todos os Tempos’. As apresentações levantaram o público presente que cantou e vibrou a cada performance.

“É maravilhoso, porque antigamente nós não tínhamos isso, nós apresentávamos no centro, agora estamos aqui. É maravilhoso, e continua maravilhoso”, disse o torcedor da junina Malucos na Roça, Daniel Isaque.

“Tudo muito bonito, bem organizado, sem reclamações.  Minha torcida é pro Malucos na Roça e pra Pega-Pega. Qualquer uma que ganhe pra mim está ótimo”, disse Cristiane Oliveira.

A disputa foi acirrada com apresentações cheias de efeitos, cores luzes, show pirotécnico e bastante performance. Ao final a apuração foi disputada décimo a décimo e bastante comemorada a cada nota 10. Como resultado final a junina Sassaricano na Roça foi a grande campeã, tendo a junina Malucos na Roça em segundo lugar. A junina Pega-Pega, uma das grandes favoritas ficou com o quarto lugar.

Ellen: “A gente já vem lutando por esse título há muitos anos” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“Pra nós é muito gratificante, a gente já vem lutando por esse título há muitos anos. Fazia muito tempo que a Junina Sassaricano na Roça não ganhava esse título, e com muito esforço, muita força, muita determinação, graças a Deus, com o apoio de todos, a gente conseguiu ganhar esse título tão esperado, que é o 16º Circuito Junino de Rio Branco”, destacou a coordenadora da junina Sassarico na Roça, Ellen Hanashara.

O melhor casal de noivos ficou com a junina Malucos na Roça, que também ganhou como melhores marcadores, que são aqueles que ditam o ritmo e compasso dos quadrilheiros. Dany Oliver e Anderson Schneider, o casal de noivos falou da emoção de ganhar a premiação.

“Eu não consigo descrever em palavras. Nós dançamos há muitos anos e realmente, não há palavras para falar a sensação, uma emoção que transcende a nossa alma quando a gente está dançando.”, disse Dany.

“Estou nesse cargo há muito tempo, é complicado e muito difícil se renovar, se manter e sempre estar aqui. É uma honra representar meu grupo, estar na frente, mostrar o trabalho, levar pra quadra, ensaios. É uma satisfação enorme estar com esse troféu hoje. Nossa parceria, essa união se fez há três anos atrás”, frisou Anderson.

Representando o Prefeito de Rio Branco, que está fora do Estado em agenda oficial, o Assessor Especial do Gabinete do Prefeito, Frank Lima destacou o apoio e emprenho da gestão municipal em realizar mais um evento cultural na capital acreana.

“A prefeitura promoveu todo o suporte suficiente e necessário para que se realizasse uma linda festa. Isso gera emprego, renda, dá pra ver no entorno da festa muitos comerciantes aqui da economia solidária, é de onde eles tiram o seu sustento. As quadrilhas se uniram, fizeram belas apresentações, quem ganha com isso é o povo. Foi uma excelente festa e nós esperamos o primeiro e o segundo lugar lá no Festival da Macaxeira que vai acontecer a partir do dia 26, na Praça da Revolução, para que a gente possa dar continuidade às festas no município”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudam, em Belém, no Pará

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco participa, nesta segunda-feira (24), da 27° Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da CONDEL/SUDAM na sede da Superintendência em Belém-PA.

Atualizações, alterações e redefinições no FDA, FNO e PRDA, adequando a mudanças e atualizações no PPA 2024/2027 são itens a serem debatidos pelo Conselho Deliberativo (Condel), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Durante o encontro serão discutidas as diretrizes e as prioridades do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Norte (FNO) para municípios dos arquipélagos do Marajó e do Bailique, no Pará e Amapá, respectivamente, bem como para municípios de fronteira da Região Norte e com baixa e média renda, seguindo a política de prioridade definida pelas reuniões do Condel/Sudam realizadas em 2023, além de definições do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) ambos para o exercício de 2025.

O evento foi presidido pelo ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração Regional (MIDR). Participaram do evento prefeitos, governadores, secretários de estado, lideranças de movimentos sociais, empresários, pesquisadores, estudantes e professores de instituições de ensino e pesquisa.

O prefeito de Rio Branco aproveitou a reunião para pedir ao secretário executivo do Ministério da Integração Regional, Valder Ribeiro uma maior agilidade na liberação dos recursos para a reconstrução da Estação de Tratamento de Água (Eta) II, na capital acreana, que está precária.

“Não podemos deixar a população de Rio Branco sem água tratada”, destacou Bocalom.

De acordo com Valder Ribeiro, tão logo retorne a Brasília, irá cobrar essa agilidade.

“Estarei pessoalmente acompanhando esse trabalho e comunicarei ao prefeito da aprovação desse recurso”, enfatizou Valder Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Primeiro Festival da Macaxeira promete alavancar a Economia no Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco irá promover, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), entre os dias 26 a 29 de junho, na Praça da Revolução o primeiro Festival da Macaxeira. Uma homenagem a produção agrícola local destacando a importância do tubérculo para a região. O evento contará com uma programação variada e atrativa para diferentes públicos.

No primeiro dia de festival teremos a escolha da rainha da produção, shows com bandas locais e a atração nacional Felipe Araújo. No segundo dia apresentações de quadrilhas juninas e shows locais. Terceira noite berrante de ouro, concurso da maior macaxeira do festival, sorteio de prêmios e shows locais. No quarto e último dia do festival teremos cavalgada, sorteio de uma moto, e à noite show gospel com o pastor Antônio Cirilo.

O festival visa promover a integração entre produtores rurais e a comunidade urbana, destacando a importância da macaxeira na economia local. Quem está bastante animado com esse evento são os pequenos comerciantes que trabalham na praça.

“Todos os eventos que tem, melhora a venda da gente, mas eu tenho certeza de que vai dar muita gente, aí a gente vende bem”, destacou o vendedora de pipoca, João Gomes.

“A expectativa é a melhor que tem, porque vem show nacional. Então a gente espera que encha de gente e a gente possa vender bastante”, disse a vendedora de tacacá, Érica Silva.

A Prefeitura de Rio Branco tem investido na agricultura familiar, fornecendo assistência técnica e recursos que melhoraram significativamente a produção agrícola. A expectativa é grande entre os produtores, que já começaram a enviar vídeos mostrando mandiocas impressionantes, com tamanhos variando de 1,5m a 2,00m e até 2,20m. O Festival promete movimentar a capital Acreana destacando a vitalidade e a relevância dessa cultura agrícola.

“Aqui vai ter uma casa de farinha pra mostrar pra população de Rio Branco como funciona o meio rural e como essa economia da mandioca circula muito dinheiro na capital de Rio Branco”, enfatizou o chefe do departamento Técnico da Seagro, Gleison Aguiar.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo